quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROJETO HERÓIS DA VIDA REAL BRASIL









Nos últimos vinte anos, uma pergunta tem inquietado as massas consumidoras de quadrinhos: porque não existem super heróis de verdade? Ou como diz o personagem central de kik ass... “porque não existem heróis? Os vilões existem...”

Creio que tudo começou com a série de quadrinhos Watchmen. Criada por Alan Moore e Dave Gibbons a série questionou: “como seria o mundo se existissem super heróis de verdade?” e creio que desde então, esta pergunta começou a martelar na mente de muitas pessoas... nos anos 80 surgiu no México, um cidadão que, vestido de vermelho e amarelo, parecendo mais uma versão de mal gosto do Chapolin Colorado, começou a tomar atitudes e ações sociais sob a alcunha de “Super Barrio Gomez”. Vestido com as cores berrantes, não partiu por ai dando porrada em criminosos, mas fazendo o bem ao próximo, pressionou políticos e personalidades publicas a se comprometerem com a melhoria da vida do povo pobre do México.


Tornou-se um símbolo vivo do que se pode fazer com boa vontade. Tornou-se um herói. Nos EUA, Itália, e México, existem estes homens e mulheres que vestem seus uniformes e saem do conforto e comodismo de suas casas para combater o crime. Esta na hora de começar no Brasil. E vai ser agora! Esqueça velhos nacionalismos, estamos na aldeia global e não importa quem teve a idéia primeiro. Este projeto não pretende estigmatizar a figura do herói como alguém folclórico que vestido berrantemente, sai por ai a caçar outros seres humanos. Este projeto pretende se somar a muitos outros já existentes, colaborando com o funcionamento dos mesmos, combatendo o crime com ações sociais que visem diminuir as desigualdades. Levando comida e atenção a moradores de rua e bairros pobres. Educando as crianças e adolescentes a se manterem longe das drogas. Mostrando as novas gerações que mesmo que a justiça humana seja falha e, as vezes ineficaz, a justiça divina não falha. E pressionando políticos e autoridades a aprovarem leis mais rígidas, que façam criminosos sem intenção de ressocialização, temerem o braço forte da lei e pensarem duas vezes antes de cometerem um delito. Esses serão os quatro pilares do nosso combate ao crime. Comida, educação, religião e punição. Direitos humanos para os trabalhadores, e não para os bandidos!


Tenho certeza que existem milhares de heróis sem máscaras por ai. Professores, bombeiros, enfermeiros, médicos, religiosos, policiais e até alguns políticos, acredite. Mas peço que cada um doe um DIA DA SUA SEMANA, para, munido de boa vontade a amor ao próximo, vestir uma fantasia, e prestar um serviço a comunidade, totalmente anônimo e sem glória pessoal. Por isso, é necessário, criar um personagem heróico, fantasiado, o que é uma grande idéia para chamar atenção para as causas. Vou começar este trabalho sozinho. Vestirei uma fantasia, que está sendo confeccionada neste momento, distribuirei folhetos falando sobre segurança publica, e prestarei um serviço gratuito de segurança publica em um lugar onde eu amo, o parque farroupilha, mais conhecido como Redenção, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Eu sou o Gaúcho Negro. Neste parque, trabalharei para evitar assaltos, sendo que as pessoas que procurarei defender dos assaltos serão preferencialmente: crianças, idosos e mulheres sós. Freqüento o parque a muitos anos, e identifiquei muitos dos que circulam ali.


Prostitutas, ladrões, viciados, pessoas á procura de sexo em publico, e muitas pessoas de bem, que volta e meia, são vitimas de assaltos e violências. Identifiquei os lugares mais perigosos do parque, e sei quais são as vitimas preferenciais dos assaltantes. Pretendo protegê-los, doando um dia da minha semana para fazer patrulhas neste lugar, de dia e á noite. Como? Simples. Acompanhando idosos, crianças e mulheres sozinhas na travessia a tais lugares perigosos, prevenindo-os sobre as áreas que devem evitar, de dia e á noite. No caso de flagrar assalto, chamar a policia rapidamente para o local, e prestando socorro imediato a vitima. Se necessário identificando e testemunhando contra o agressor. No caso de acidente em via publica, chamando imediatamente a samu, pois muitos, nestes momentos apenas olham e nada fazem. Pretendo também levar preservativos para distribuição gratuita, levando em conta que muitos fazem sexo em publico no parque, conscientizando sobre a prevenção e controle da AIDS. Gravando vídeos para o youtube, falando de segurança publica e leis que se aprovadas, melhorarão a segurança do cidadão e as condições de trabalho dos policiais... fazendo palestras em escolas, falando sobre drogas e porque evitá-las... pretendo colaborar com o trabalho da Brigada Militar e da Policia Civil, do modo que for requerido por seus valorosos soldados. É desta forma que começarei este trabalho. Doando um pouquinho de mim. A mascara favorece o anonimato, porque este trabalho deve ser assim: Voluntário e anônimo.


Porque? Por vingança? Não. Por falta de ter o que fazer? Também não. Ninguém na minha família foi morto ou estuprado por um criminoso. Graças a Deus. Eu nunca, nem sequer fui assaltado na minha vida. Mas porque precisamos esperar acontecer algo de ruim para agirmos, não é mesmo? Então porque??????? Porque, como você, quero um mundo melhor pros meu filhos. Um futuro que temos que começar a fazer agora! Esqueçam as “previsões” de 2012. Elas não vão se cumprir. O futuro começa agora. Vamos fazê-lo juntos. Na abertura de cada capitulo da motion comic de Watchmen, uma voz diz: Faça! Estamos começando a fazer.




Porto Alegre, Brasil, 26 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário