terça-feira, 8 de novembro de 2011

Indicação para quem é RLSH...

Livro: HEROÍSMO DE QUIXOTE
Autor: Paula Mastroberti
ISBN:85-325-1955-5
Páginas:136
Formato : 17.5x24
Ilustração : Paula Mastroberti
Série : Série Reversões
Coleção : Rocco Jovens Leitores
Preço : R$ 34,00

Volta para Pesquisa

Sinopse do Livro


Os depoimentos parecem comprová-lo como uma espécie de protetor. Uma aparição brilhante, uma entidade fantasmagórica, surgindo inesperadamente nos becos, na periferia, ou num elegante shopping center. Ele vagueia ileso pelos caminhos subterrâneos de uma grande metrópole, enfrentando perigos em nome de um estranho senso de justiça.
Apenas mais um desses malucos que habitam as ruas? Um sorriso de anjo, sim, mas – e aquele olhar?
"Eu acredito que exista alguém, digo, alguém de verdade por trás disso, não sei com que intenção, porque às vezes parece que está ajudando, outra... alguns meninos dizem que ele é amigo da bandidagem. Que tem ligação com traficantes, com o crime organizado. Mas sempre que chega um menino novo, dizendo que quer sair da rua, foi encaminhado por ele."
Em meio a travestis, prostitutas e pivetes, na imaginação de toda uma marginália repudiada pela sociedade, vive uma espécie de herói. Um herói humanista, que se identifica como Quixote nas mensagens enviadas de uma lan house ou de um cibercafé. Este herói pós-moderno de Paula Mastroberti ama platonicamente uma top-model cujo apelido, não por mera coincidência, é Dulci e busca igualmente o apoio e a amizade de um fiel escudeiro, Sancho, aqui transfigurado em jornalista – obcecado por qualquer coisa ou fato que não saiba definir ou explicar – que escreve reportagens sobre o dia-a-dia da sociedade marginal para o Virtual, um site jornalístico.
"O que o Quixote de Cervantes tem a nos dizer é pertinente e atual, e pode ter uma relação tão fundamental quanto interessante com o mundo dos quadrinhos, mangás e do cinema. Afinal, independentemente da idéia que tenhamos, da época em que vivemos, todos acreditamos e lutamos de alguma forma, ou em alguma medida, por nossos sonhos e ideais, todos nós nos comportamos como quixotes em algum momento", define Paula Mastroberti.
Heroísmo de Quixote dá prosseguimento à série Reversões, de Paula Mastroberti, que começou com Angústia de Fausto. Envolvendo as narrativas tradicionais com a capa das sociedades pós-modernas, Reversões contorna com novos traços enredos já consagrados no universo literário. Não bastasse isso, ainda desperta nos jovens o desejo de conhecer as obras-primas que serviram de ponto de partida para tantas narrativas diferentes.
A obra original
A literatura nunca mais foi a mesma depois que Alonso de Quijano, um fidalgo espanhol absolutamente fanático por romances de cavalaria, tomou para si o papel de defensor dos fracos, e, delirante, decidiu sair mundo afora, em companhia do pangaré Rocinante e de Sancho Pança, seu fiel escudeiro, para fazer o bem e salvar donzelas em perigo. Em 1605, portanto, com a comercialização da primeira edição de Dom Quixote de La Mancha, obra-prima de Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616), tinha início a história do romance moderno. A data marca também o nascimento do "mito quixotesco", ou a defesa dos mais elevados princípios morais. Segundo Dostoiévski: "Jamais será encontrado um texto tão profundo e poderoso quanto este. A maior e definitiva expressão do gênio humano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário