sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saiu no Guia dos Quadrinhos...



Fantasma (1º)



Nome: Christopher "Kit" Walker
Nome original: The First Phantom
Licenciador: King Features Syndicate
Criado por:
Lee Falk
Ray Moore









Personagem das HQs do "Fantasma" de Lee Falk. Trata-se de Christopher Standish/Walker, fundador da linhagem do Fantasma. Na trama, ele teria nascido por volta de 1491 (*), na Inglaterra, onde foi criado junto com um primo chamado Simon Walker. Eles cresceram e se tornaram amigos inseparáveis. Era como se fossem gêmeos, de tão parecidos (ver “O tesouro da Ilha de Rhodes”, no “Fantasma” nº 336, da RGE) (**).

Assumiu a identidade de Fantasma em 1525 (ano dado por Lee Falk na primeira história [*]), aos 34 anos aproximadamente:

“Cerca de 400 anos atrás” (a data varia entre 1525, 1535-6 ou 1550 [***]), o único sobrevivente de um ataque pirata naufragou numa remota praia de Bangalla, onde foi salvo por pigmeus amigos. Achando o corpo do pirata que matou seu pai, ele jura sobre o crânio do assassino que ele e seus descendentes combaterão a pirataria e os malfeitores" (narrado pela primeira vez na tira de 1936, e recontada diversas vezes com poucas variações). Os Bandar lhe revelam a Caverna da Caveira (tem esse nome porque a entrada se parece com um crânio humano), que passa a usar como quartel-general. O chefe dos Bandar nessa época é Turan, que passa a ser seu braço direito (“A história dos Bandar” [*], no “Fantasma” nº 252, da RGE).

As dominicais de 1975 contam que ele encontrou os Bandar e estes o encararam como o profeta que viria do mar para salvá-los da escravidão. Com os Bandar também também descobriu o veneno das flechas, e juraram eterna lealdade (*). Ele resolve assumir uma nova identidade baseada na aparência de um ídolo nativo, agora se intitulando “O Vingador” (ver “O tesouro da Ilha de Rhodes”, no “Fantasma” nº 336, da RGE). (**)
NOTA: algumas histórias dizem que esse episódio ocorreu em 1550 (exemplo: “A história dos Bandar”, no “Fantasma” nº 252, da RGE).

Com o passar dos anos, o roteirista Lee Falk acrescentou vários detalhes na mitologia do personagem. Na HQ “The Wrestling Tourney” (1954) (*), por exemplo, é explicado aos leitores que esse primeiro Fantasma pacificou um torneio anual de lutas na selva, até então disputado até a morte. Já em "The Golden people" (dominicais de 1969), é revelado que ele esculpiu parte da fachada da sua Caverna, para torná-la mais parecida com uma caveira.

CASAMENTO:

Ainda de acordo com as histórias de Falk (*), o primeiro Fantasma casou-se com Christina (Cristina, no Brasil), filha de Eric, o Viajante (“Érico, o Errante”, na Opera Graphica). (Em “A lenda da Bruxa de Hanta” [*], dominciais de 1979 por Lee Falk e Sy Barry, Diana afirma que “houve tantas belas esposas de Fantasmas... Cristina, filha de Érico, o Errante foi a esposa do primeiro Fantasma que existiu.”; outras HQs dizem que ele se casou com com uma princesa espanhola [7/30/89] ou até mesmo a neta de Colombo [“The Heirs” (*), tiras diárias de 1978, por Lee Falk e Sy Barry).
NOTA: numa outra versão, na HQ de 1989 “A rainha dos piratas” (no Brasil, na revista “O Fantasma” nº 3, da Mythos), é dito que o 1º Fantasma casou com uma princesa espanhola seqüestrada por piratas. Provavelmente foi um lapso de Falk.

MORTE:

O primeiro Fantasma morreu vítima de bandidos (*) (****).

NO CINEMA:

No seriado de 1943, foi interpretado por Sam Flint. Já no longa de 1996, o personagem apareceu rapidamente na introdução do filme, mas transformaram-no num menino (na primeira HQ ele aparece como adulto), interpretado por Austin Peters.

- Antônio Luiz Ribeiro




(*) materia canônico (oficial) publicado pela King Features;
(**) materia não-canônico, publicado na Europa e Oceania;
(***) dominicais de 1975 contam que ele encontrou os Bandar em 1550;
(****) “The wig” (“O filho do Fantasma”), domingo
© 2007-2011 Guia dos Quadrinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário