sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mais uma do omelete, o maior site de entretenimento nerd do Brasil...

Morre Jerry Robinson, o criador do Coringa do Batman

Artista teve grande atuação na defesa de direitos dos criadores de quadrinhos

Érico Assis
08 de Dezembro de 2011

coringa
O quadrinista estadunidense Jerry Robinson  faleceu nesta quinta-feira de madrugada, de acordo com o blogGraphic NYC. Um dos nomes mais importantes nos primeiros anos do Batman, ele dedicou mais de sete décadas de carreira aos quadrinhos. Ele é famoso por ter co-criado Robin e Coringa.
Nascido em 1922, Robinson começou a trabalhar como assistente de Bob Kane, criador de Batman junto a Bill Finger, aos 17 anos. Sugeriu o nome de Robin, inspirado em Robin Hood, para o parceiro mirim do herói e participou na criação do vilão Coringa com Kane e Finger. Na década de 40, ele e Dick Sprang (1915-2000) foram os principais artistas do homem-morcego.
Depois de Batman, Robinson envolveu-se em tiras de jornal, como suas criações Still Life e True Classroom Flubs and Fluffs, e foi presidente das duas maiores associações de cartunistas dos EUA, a National Cartoonists Society (1967-1969) e a Association of American Editorial Cartoonists (1973-1974).
Na década de 1970, escreveu The Comics, um dos livros mais importantes sobre a história das tiras de jornal (recentemente republicado, com atualização, nos EUA). Também tornou-se grande defensor dos direitos dos artistas de quadrinhos, sendo célebre seu apoio aos criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster, para reconquistar os direitos sobre o herói.
Além da atuação política em defesa dos autores de HQ, Robinson também virou Consultor Criativo da DC Comics em 2007, além de ter sido fundador e presidente do Cartoonists & Writers Syndicate.
Em visita ao Brasil, em 2000, para o lançamento de um documentário sobre sua carreira, Robinson sofrera um infarto.
A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele tinha 89 anos.
Leia mais sobre Jerry Robinson

Nenhum comentário:

Postar um comentário