sábado, 26 de maio de 2012

A dura vida de quem é diferente!

20.- LUIS ANTÔNIO — GABRIELA: um doloroso pedido de perdão


Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2118
Luis Antônio — Gabriela uma peça teatral de Nelson Baskerville, Verônica Gentilin e os atores da Cia. Mungunzá. Com admirável coragem, o diretor Nelson Baskerville mexe em sua história no documentário cênico. Seu irmão, Luis Antonio (o ator Marcos Felipe), era homossexual e viveu em Santos até os 30 anos, quando se mudou para a Espanha. Durante três décadas, quase nada se soube dele, que, em Bilbao, assumiu a identidade de Gabriela, protagonizou shows e acabou vitimado pela aids
Esta é síntese da tragédia familiar que o texto de Fábio Prikladnicki, publicado no Segundo Caderno de Zero Hora deste sábado levou a Gelsa e a eu assistir dentro do 7º Festival Palco Giratório Sesc/Porto Alegre — excelente programação cultural de maio — destaque deste fim de semana na cidade. Este documentário teatral de impressionante crueza será reprisado neste domingo em Porto Alegre neste domingo no teatro do SESC, na av. Alberto Bins.
Após o pungente espetáculo houve a oportunidade de um diálogo entre plateia e a grupo da Cia. Mungunzá. Tanto a original dramaturgia como o estar com os atores nos tornou repletos de interrogações que encheu o resto de nosso sábado, marcados pela emoção de ver o comovente pedido de perdão do diretor a seu irmão.
Eis a proposta de Fábio Prikladnicki: “o diretor Nelson Baskerville buscou o distanciamento defendido pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956) em seu teatro épico para evitar que o público se identifique com os personagens. Segundo Brecht, defensor de um teatro político, a estratégia estimula que a plateia tenha a consciência crítica despertada.
Mas Baskerville admite que, nesse sentido, falhou na missão. É um épico que deu um tiro no pé. O público se emociona do mesmo jeito – diz, por telefone. Mesmo assim, é por meio do teatro épico que o diretor explica a reação da plateia frente à história de seu próprio irmão, Luis Antonio, homossexual que assumiu a identidade da travesti Gabriela, enfrentando a rejeição da família e morrendo de forma solitária na Espanha:
Meu teatro é brechtiano porque a plateia assiste a uma tragédia que poderia ter sido evitada. Assim, ele também toca pessoas distantes do tema.
Levando ao extremo o teatro confessional, os personagens interpretados pelos atores da Cia. Mungunzá (SP) são os próprios integrantes da família do diretor e pessoas próximas – a madrasta, os irmãos, um amigo de Luis Antonio. Entre os méritos da produção paulista, que levou este ano o Prêmio Shell (o mais importante do teatro nacional) de melhor direção, está a abordagem sensível de um tema que costuma ser tratado de maneira estereotipada, folclórica. Luis Antonio – Gabriela mostra que a vida real não é uma gaiola das loucas.
A peça fala não apenas do meu irmão, mas de 98% dos travestis do mundo. O travesti nasce, não é aceito pela família, é expulso da escola, sai de casa sem estudo, sem trabalho e não tem outro meio para se sustentar que não seja a prostituição – observa Baskerville.
Corajoso, o diretor revê no espetáculo episódios da infância, na década de 1960, como a ocasião em que o irmão o seduziu, e conta o triste destino de Luis Antonio, que morreu em Bilbao, em 2006, praticamente abandonado por todos.
Baskerville não esconde que a peça é um pedido de desculpas. Lamenta que tenha faltado “orientação” à família para lidar com a situação. Mais de um ano depois da estreia, ele ainda tem dificuldade para acompanhar o espetáculo. Alguns atores ficaram frustrados com a distância, mas veio, enfim, a compreensão.
Toda vez que assisto à peça, ela me machuca um pouco. Ao final, não tive uma sensação de alívio. Continua sendo uma tragédia – diz o diretor”.

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