terça-feira, 5 de junho de 2012

Aldeia da fraternidade.




Uma história de carinho e compromisso

 













 
Apresentação
A Aldeia da Fraternidade é a Instuição mantiada pela Fraternidade Cristã Espírita, entidade de direito privado, beneficente de assistência social, de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada em 16/06/1963, vem trabalhando na defesa dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.Com o advento do Estatudo da Criança e do Adolescente, a Instituição substituiu seu sistema de atendimento, do Regime de Abrigo, na modalidade de Casas-Lares, (Aldeia S.O.S.) que acolhia crianças sem vínculos familiares, para o Regime de Atendimento em Meio Aberto, investindo na garantia de direitos, trabalhando com a família biológica para contribuir com a transformação social dessas famílias. Atende crianças e adolescentes de zero a vinte e quatro anos. A Instituição abrange a Região Sul de Porto Alegre, mas seu público atual, na grande maioria vem de seu entorno, bairros Tristeza, Camaquã, Cavalhada e Vilas mais próximas da Instituição. Seus Programas de Atendimento vão da Educação Infantil- de 0 a 6 anos, passando pelo Atendimento Sócio Educativo para crianças de 6 a 14 anos – SASE, no turno inverso ao da Escola, até a Qualificação para o Mundo do Trabalho, apoiando adolescentes de 14 a 18 anos, na modalidade de Trabalho Educativo e Cursos Profissionalizantes para jovens para de 18 a 24 anos.

A Instituição foi fundada pelo Senhor Aldo Flores Ferreira, o qual dedicou toda a sua vida à proteção de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Sua Missão
“Desenvolver ações preventivas e complementares, junto a crianças e adolescentes ameaçados ou privados de seus direitos fundamentais através atividades sócioeducativas articuladas com a sociedade.”
Seus valores
Fraternidade, Compromisso Liaberdade, Igualdade,Confiança, Eficiência e Eficácia.
Seu público alvo e sua capacidade de atendimento
Crianças e adolescentes de 0 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.
Capacidade de atendimento atual: 300 crianças e adolescentes
Capacidade Futura (considerando o espaço físico): 600 crianças e adolescentes
Fundamentação Filosófico/Pedagógica
Criar espaços de educação e de proteção através dos quais as crianças e os adolescentes desenvolvam-se de forma integral, onde possam construir novos saberes, autoconhecimento, auto-estima, educar sentimentos, formar conceitos necessários à conduta ética e ao comportamento responsável, indispensáveis nas relações interpessoais, nas relações sociais, com vistas a um mundo melhor, a um mundo mais feliz.

Investir na família biológica com vistas à prevenção do abandono infanto-juvenil, com a visão de que cabe a ela o compromisso maior na educação de seus filhos e, para tanto, trabalhar com a família diretamente é também uma prioridade da instituição.
Instancias de Participação
Assembléia Geral
Conselho Doutrinário
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
Conselho Executivo
Gestores: Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro e Secretário (Conselho Executivo)
Representante Legal: Ronaldo Eli Pereira dos Santos
Fontes de Receita
Doadores Regulares: pessoas físicas e jurídicas
Doações em alimentos, materiais de construção, materiais pedagógicos, roupas e outros.
Promoções/Eventos : Galetos, Chás, Café Colonial e outras.
Convênios regulares: Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC)
Como ajudar
Tornando-se doador regular
Apoiando Projetos, com incentivo fiscal (dedução do imposto de renda ou através a Lei da Solidariedade – ICMS) ou ainda ajudando sem incentivo fiscal

Nenhum comentário:

Postar um comentário