sábado, 9 de junho de 2012

Desrespeito com a vida das pessoas estava quase zero grau neste dia...


Posto de saúde fecha e pacientes ficam sem atendimento no RS
Ponto é facultativo no feriadão, explica secretário de Saúde.
Mulher passou mal e precisou ser acudida em frente a um posto.
Do G1 RS, com informações da RBS TV




Pacientes com consultas marcadas em postos de saúde de Porto Alegre para esta sexta-feira (8) não puderam ser atendidos. Um dos mais procurados, o Centro de Saúde IAPI (Postão), tinha um cartaz com um aviso colado na porta de entrada: "Dia 08/06 o posto estará fechado". Porém, as pessoas que compareceram ao local pela manhã reclamam que não foram informadas do fechamento no feriadão.
Revoltada, uma mulher que viajou do interior do estado para ser atendida em Porto Alegre deitou-se em frente ao Postão implorando atendimento. "Socorro", gritava Neli Barros, chorando. Impressionado com a cena, um homem que também se dirigiu ao posto para atendimento protestou. "Não aceito mais isso. Tem pessoas com 70, 90 anos (de idade) esperando um atendimento. Não me queixo dos médicos, me queixo da esculhambação que isso virou". Ele foi um dos que ajudaram a levar a mulher que estava caída no chão de volta para a veículo do município de Capão do Leão, distante cerca de 250 quilômetros da capital gaúcha.

Aviso na porta do Postão do IAPI sobre o fechamento
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Luzia de Lima, outra paciente, tinha exames para fazer nesta sexta e também terá de remarcar a consulta. "Vim cedo para fazer exame, mas estava tudo fechado. É uma falta de consideração. Teve gente que veio de longe para fazer exames", disse.
O secretário da Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bósio, explicou que, na quarta-feira (6), o decreto de ponto facultativo na Saúde para o Rio Grande do Sul foi publicado. "A prefeitura acompanha essa situação. Já no meio da tarde de quarta tentamos comunicar as pessoas", completou.
Bósio garante que os pacientes terão suas consultas remarcadas. "O que conseguimos fazer na quarta-feira, fizemos. Na segunda-feira vamos entrar em contato com todos os pacientes para fazer o reagendamento e eles terão garantia", disse. Segundo ele, devido ao ponto facultativo, que provocaria o fechamento dos postos, a secretaria entrou em acordo com o Hospital Presidente Vargas para que funcionasse normalmente. "Tem um volume muito grande, então conversamos com os profissionais para manter (o serviço), mas não temos condições de fazer isso em toda nossa rede", disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 1,5 mil pacientes foram prejudicados e terão de remarcar consultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário