quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Crítica WATCHMEN - O FILME




Filme: WATCHMEN - O FILME
(Watchmen)

Ano: 2009

Dirigido por: Zack Snyder

Elenco: Patrick Wilson, Jackie Earle Haley, Matthew Goode, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Carla Gugino, Stephen McHattie, Matt Frewer, Sonya Salomaa, Danny Woodburn.


Watchmen passa numa realidade alternativa, onde os EUA vencem a guerra do Vietnã e o presidente Nixon já está em seu quinto mandato. O filme nos mostra uma historia complexa e que necessita de uma atenção única para que seja entendida.

Num universo onde super heróis são proibidos de pisarem nas ruas por causa de uma lei aprovada por Nixon, o mundo esta no meio de uma guerra fria onde ameaças da eclosão de bombas nucleares são eminentes e onde, obviamente, cada cidadão “poderoso e influente” procura defender seus interesses. Mais esta fica como uma história paralela, a história do filme se focaliza na vida desses vigilantes, que por trás dos trajes ou ate mesmo dentro deles possuem fraquezas e não hesitam em esconder.

A historia do filme é um seguinte: depois do assassinato de um ex super herói, conhecido como Comediante, Rorschach (o homem com uma mascara que mostra diferentes exames psicológicos) decide investigar, e desconfia que alguém esta matando homens mascarados, com isso se re-conecta com seu antigo grupo de super heróis aposentados. Assim surgem reviravoltas e histórias adjacentes que se interligam e que no final darão o desfecho. Uma historia bem interessante por sinal.

Adaptado de um HQ, que por sinal foi considerado o melhor HQ de todos os tempos, o diretor Zack Snyder deixa o filme perder o ritmo em certos pontos, tornando o longa cansativo e enjoativo, mais depois eleva o clímax com as ótimas cenas de ação.

O elenco também foi um dos grandes erros do diretor de “300”, os atores não possuem carisma e não conseguem transmitir nenhum tipo de emoção ao publico. Um exemplo é quando a super heroína Espectral é tele transportada para Marte, e chegando no planeta vermelho a atriz Malin Akerman age de forma como se já estivesse estado no planeta, a atriz não mostra nenhum ato de espanto, afinal, ela esta em Marte. O destaque e os méritos ficam mesmo para as estupendas atuações de Jeffey Dean-Morgan como O Comediante e Jackie Earle Haley como o Rorschach.

Tirando essas falhas e também os exageros de efeitos especiais que ocupam a maior parte das cenas, a direção de arte de François Audouy, Helen Jarvis e James Steuart é impecável, os cenários reais são impressionantes, sem falar também na ótima fotografia de Larry Fong. O figurino merece aplausos, pois está bem escolhido e muito bem detalhado. Agora, a trilha sonora composta por Tyler Bates possui temas famosos de vários gênios dos anos 70 e 80 mais são bem irregulares e não condiz com o desenrolar do filme.

Muitas pessoas estão dizendo que Watchmen é o “O Cavaleiro das Trevas” de 2009, em minha opinião pode ate ser, mais olhando de modo geral, o resultado final de cada produção e por questão ate de gosto, eu prefiro ficar com o “original”, ou seja, com o longa de 2008. Mais digo isso não desmerecendo Watchmen que é um bom filme, e um filme direcionado unicamente ao publico adulto, assim como a HQ, que diferente do filme, consegue causar mais impacto no leitor.

Nota: 8.5 - 
«
«
«
«
Crítica por Matheus C. Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário