quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Morre o eterno Spectreman Tetsuo Narikawa


Desculpem a noticia, muuuiiiitttoooo atrasada, mas não podia deixar de registrar... só soube hoje...

Que chato mal começar o ano e  já ter de publicar coisas assim, mas é a vida.
Spectreman foi a primeira coisa que vi na vida de hérois japoneses, ao ver o herói enviado pelos dominantes em seus últimos dias de exibição no SBT, bem antes de verJaspion pela primeira vez. Então  posso dizer com segurança que ele fez parte da minha infância.
O lendário Tetsuo Narikawa
Por isso, fiquei trista ao ler no Tokufriends hoje a notícia de que o ex-ator Tetsuo Narikawa , que interpretou Kenji “Spectreman” , faleceu no dia 1° de janeiro em Tokyo. Narikawa, de 65 anos, tinha câncer de pulmão há alguns anos e lutava contra a doença.
Nota de falecimento do autor, extraída do Tokufriends
Nota de falecimento do autor, extraída do Tokufriends
Falando mais sobre ele Narikawa nasceu  em Tóquio no dia 15 de abril de 1944, e era mestre em karatê e judô, e, como se não bastasse foi  fundador e presidente da Liga Internacional de Karatê naquele país. Como ator, teve participação  em diversas séries de TV em meados dos anos 60, mas ganhou mesmo fama como Spectreman, uma produção da  P-Productions (a mesma de Lion Man) . Após abandonar a carreira de ator, deu aulas de karatê, e curiosamente, sua habilidades de lutas não forma tão exploradas quanto poderiam na produção.
Para os mais novos , vale contar qual a trama da série, que foi uma das responsáveis pelo sucesso dos heróis gigantes (a exemplo de Ultraman), e inovou por, ao invés dos monstros ou conquistadores de sempre, o grande vilão era a poluição,  e um esquadrão foi montado para deter a ameaça. a poluição. Além disso,  Spectreman é enivado à  Terra para proteger-nos do criminoso Dr. Gori, cientista do planeta Épsilon, e seu auxiliar  Karas. Relembrem a abertura da série clássica, e a inesquecível narração ao final:
Destaque também para o elenco de dublagem brasileira: Kenji  (Luís Nunes), Chefe Kurata  (Eleu Salvador), Ota (Mário”Sr.Barriga”Vilela), Kato (João Paulo), Wada (Marcelo “Chaves” Gastaldi), Minnie (Leda Figueiró), Chieko (Cecília “Chiquinha” Lemes),Yumi (Rita Cléos), Kimie (Leda Figueiró), Doutor Gori ( Carlos “Madruga” Seidl, que também narrava os episódios),  Karas (Osmiro “Girafales” Campos), Dominantes – (João Ângelo) e Zunon  (Marcos Lander, nos episódios 21 e 22).
Tivemos a honra de exbir alguns episódios da série nas edições do nosso evento anual, o Trashback, e sem dúvida nenhuma era uma das atrações mais aguardadas nas exibições. Tanto os novos quanto os velhos fãs se encantaram, e entendemos hoje que a mensagem de paz e preocupação com o bem estar do mundo em que vivemos é universal, atemporal, e é por isso que a série é lembrada até hoje.
R.I.P. 1944 - 2010
R.I.P. 1944 - 2010
Infelizmente, a Terra ficou um pouco menos protegida desde o dia 1° de Janeiro, mas pelo menos,o legado de Narikawa permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário