segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Série Grandes Icones: Superman

Considerado um dos maiores ícones do século XX, Super-Homem foi criado por dois geniais garotos judeus, fãs inveterados de ficção-científica, cuja dieta consistia de "pulps", histórias de "John Carter de Marte" (por Edgar Rice Burroughs), histórias em quadrinhos, entre outros.

A origem do Super-Homem (Superman, conforme o mercado editorial brasileiro na atualidade) já foi alterada diversas vezes desde que Jerry Siegel e Joe Shuster a criaram. Mas a premissa básica é sempre a mesma: no distante planeta Krypton, o sábio Jor-El descobre que seu mundo estava condenado. O cientista tenta em vão alertar o pedante Conselho local, que acha sua teoria absurda. É então que ele, junto à sua esposa Lara, decide enviar, a moda de Moisés, seu recém-nascido filho, Kal-El, para um planeta que julgara ser adequado para a sobrevivência da criança: a Terra.

Viajando pelo espaço, a nave carregando o pequeno Kal-El chega à Terra e aterriza na pequena cidade de Smallville, Kansas, onde é encontrada por um bondoso casal de fazendeiros, Jonathan e Martha Kent.

Criado com carinho e responsabilidade por seus pais adotivos, Kal-El, agora batizado Clark Kent, cresce como um garoto relativamente comum, mas conforme o tempo passa, suas células kryptonianas passam a acumular energia solar, o que concede pouco a pouco ao jovem Clark habilidades sobre-humanas: super força, super velocidade, invunerabilidade, visão de raios-X, visão de calor, super sopro, super audição e a capacidade de voar.

Em Smallville, Clark faz amigos que o acompanham para toda a vida, como Lana Lang (sua primeira namorada) e Peter Ross. Ao se formar no colegial, Clark decide estudar jornalismo para ser repórter e, assim, estar sempre informado do que acontece no mundo à sua volta. Embora seja um excelente repórter investigativo, fuçando tudo que se passa no submundo, Kent finge ser um sujeito pacato, afim de não chamar atenção e não despertar supeitas de seus poderes. 

Sabendo que perderia sua vida pessoal se por acaso revelasse sua identidade ao mundo, Kent resolve criar uma nova identidade para poder usar seus incríveis dons: cria um disfarce, passando a agir nas emergências como o Super-Homem, mas decide não usar uma máscara, pois quer que as pessoas confiem nele. Para que as pessoas não suspeitem que Kent e Super-Homem são a mesma pessoa, o repórter usa óculos de aro de tartaruga, muda seu penteado e curva um pouco sua postura corporal.

Kent passa a trabalhar no jornal "Planeta Diário", na cidade de Metrópolis, onde conhece o editor Perry White, o sardento "foca" (e logo a seguir, fotógrafo) Jimmy Olsen e a bela repórter Lois Lane, aquela que se tornaria seu interesse romântico. 

Conforme o tempo passa, o herói vai fazendo colegas, como Batman, Flash e Lanterna Verde, bem como inimigos, como Luthor, Metallo, Brainiac e Bizarro. Kent só foi descobrir sua origem kryptoniana muito depois de sua aparição como o Homem de Aço.


Notas e fontes —
Lista das tiras de “Superman”:
(..) http://www.ilovecomixarchive.com/S/Superman

Site: guiadosquadrinhos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário