quarta-feira, 3 de outubro de 2012

HQ - Davi, o Rei - Parte 1


 (Bíblia - I Samuel 24 a II Samuel 2)


Bíblia para crianças
apresenta

DAVI, O REI (PARTE 1)

Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen
O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje © 1998 - Sociedade Bíblica do Brasil

Produzido por: Bible for Children www.M1914.org
Autorização: Você tem o diretio de copiar ou imprimir esta história, desde que não seja comercializado.

©2007 Bible for Children, Inc.

O jovem Davi era fugitivo. O rei Saul queria matálo. Davi vivia num lugar deserto e montanhoso, numa grande caverna, junto com mais quatrocentos soldados.

Algumas vezes os soldados de Saul quase o pegavam. Mas ele continuava fugindo.

Doegue, um dos oficiais de Saul, contou ao rei que os sacerdotes tinham ajudado Davi a fugir. Saul ordenou que eles fossem mortos. O único que teve coragem para matá-los foi o próprio Doegue. Brutalmente ele matou oitenta e cinco sacerdotes e suas famílias com a sua espada. Foi horrível!

Um dia, Saul estava procurando por Davi e entrou na caverna onde Davi e mais quatrocentos soldados se escondiam. Saul estava sozinho.

Na caverna, Davi poderia ter matado Saul facilmente. Em vez disso, Davi chegou bem perto e cortou um pedaço da capa de Saul com a sua faca afiada. Quando Saul saiu da caverna, Davi o chamou e disse: "Eu cortei o pano, mas não matei o senhor. Isto prova que eu não penso em me revoltar contra o senhor nem em fazer-lhe nenhum mal."

Saul disse que estava arrependido por tentar fazer mal a Davi. Mas logo a sua raiva voltou e ele juntou um exército de três mil homens para matar Davi. Certa noite, enquanto o exército dormia, Davi e Abisai, seu soldado, seguiram para o acampamento onde o rei e seus soldados estavam dormindo.

"Esta noite Deus colocou o seu inimigo nas suas mãos", disse Abisai. "Agora deixe que eu atravesse Saul com a lança dele e o espete no chão com um só golpe. Não precisarei dar dois golpes."

Davi não deixou que Abisai matasse Saul. Eles saíram do acampamento levando a jarra de água e a lança que estavam ao lado da cabeça de Saul. Mais uma vez, Saul viu que Davi poderia tê-lo matado, mas não o matou. Mais uma vez, Saul falou que estava arrependido por tentar fazer mal a Davi. Mas Davi sabia que não podia confiar na palavra de Saul.

Nessa época Samuel morreu. Ele foi o profeta que Deus enviou para ungir primeiro Saul e depois Davi como rei de Israel. Quando os filisteus atacaram Israel, Saul fez algo terrível, algo que Deus proíbe.

Ele mandou uma mulher chamar Samuel do lugar dos mortos. Naquela noite, Saul recebeu uma mensagem.

"...O Deus Eterno o abandonou e se tornou seu inimigo... ele tirou o reino de você e o deu a outra pessoa, isto é, a Davi. Amanhã você e os seus filhos vão estar junto comigo. E o Eterno também vai entregar o exército de Israel aos filisteus." Quando Saul ouviu isso, caiu no chão apavorado.

Os filisteus lutaram contra Israel e os homens de Israel fugiram. Os filisteus mataram os filhos de Saul, inclusive Jônatas, que era o grande amigo de Davi.

Saul foi fortemente atingido por flechas. Então disse ao rapaz que carregava suas armas: "Tire a sua espada e me mate para que esses filisteus pagãos não caçoem de mim e me matem." O rapaz não obedeceu porque estava muito apavorado. Então Saul pegou a sua própria espada e se jogou sobre ela.

Quando os filisteus encontraram o corpo de Saul e o corpo dos seus filhos, amarraram os corpos no muro de uma cidade israelita que havia sido capturada na guerra. Alguns israelitas corajosos pegaram os corpos e os levaram para casa. Queimaram os corpos e depois enterram os restos em Israel.

Quando ficou sabendo dessas coisas horríveis, Davi lamentou, chorou e jejuou até de noite por Saul, por Jônatas e pelo povo de Deus que havia perdido na guerra.

Apesar de Saul ter tentado matar Davi, Davi honrou Saul como o ungido de Deus até o fim. E Deus deu honras a Davi colocando-o como rei no lugar de Saul.

DAVI, O REI (PARTE 1) Esta história da Palavra de Deus, a Bíblia, se encontra em 1Samuel 24 a 2Samuel 2

"A explicação da tua palavra traz luz." Salmo 119.130

Sim

Esta história da Bíblia nos fala sobre nosso maravilhoso Deus que nos criou e quer que nós o conheçamos. Deus sabe que nós temos feitos coisas ruins, que chamamos de pecado. A punição para o pecado é a morte, mas Deus ama tanto você que ele enviou seu único filho, Jesus, para morrer na cruz e pagar pelos nossos pecados. Jesus voltou a viver e foi para sua casa no paraíso. Se você acreditar em Jesus e pedir a Ele para perdoar os seus pecados, Ele perdoará. Ele virá viver em você hoje, e você viverá com Ele para sempre. Se você acredita que isso é verdade, diga isso ao nosso Deus: Querido Jesus, eu acredito que Você é Deus, e se transformou em homem para morrer por meus pecados, e agora Você está vivo de novo. Por favor, entre em minha vida e perdoe meus pecados, para que eu possa ter uma nova vida, e um dia vá morar com Você para sempre. Me ajude a obedecer e viver para Você como seu filho. Amem. Leia a Bíblia e converse com Deus todos os dias! João 3.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário