quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Paul Kersey: Justiceiro dos cinemas!


Desejo de matar!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Death Wish
Portugal O Justiceiro da Noite (PT)
Brasil Desejo de Matar (BR)
Death wish (cover).jpg
 Estados Unidos
1974 •  cor •  93 min 
Produção
DireçãoMichael Winner
ProduçãoDino De Laurentiis
Hal Landers
Bobby Roberts
RoteiroWendell Mayes
Elenco originalCharles Bronson
Hope Lange
Vincent Gardenia
Steven Keats
William Redfield
GéneroPolicialAção
Idioma originalInglês
MúsicaHerbie Hancock
CinematografiaArthur J. Ornitz
DistribuiçãoParamount Pictures
Orçamento$3 milhões
Receita$22,000,000[1][2]
Cronologia
Death Wish II
Próximo
Próximo

IMDb(inglês) (português)
Projeto Cinema  • Portal Cinema
Death Wish é um filme de 1974 do gênero romance policial, vagamente baseado no romance Death Wish de Brian Garfield. O filme foi dirigido por Michael Winner e estrelado por Charles Bronson no papel de Paul Kersey, um homem que se torna umjusticeiro depois que sua esposa é assassinada e sua filha é sexualmente agredidapor assaltantes.
O filme foi um sucesso comercial e gerou uma franquia, tendo quatro sequências ao longo de um período de vinte anos. O filme foi detestado por muitos críticos, devido a ele defender o vigilantismo e a punição ilimitada para os criminosos, diferente do romance, que condena a idéia.

Índice

 [esconder

[editar]Enredo

Paul Kersey (Charles Bronson) e sua esposa Joanna (Hope Lange) estão de férias noHavaí. Eles voltam para New York City, onde Paul trabalha como arquiteto.
Joanna e sua filha Carol Anne (Kathleen Tolan) fazem as compras no D'Agostino's Market e pedem que seus mantimentos sejam entregues a domicílio. É neste momento que três desordeiros sedentos de sangue (um deles interpretado por Jeff Goldblum em sua primeira aparição no filme) pegam o endereço de Joanna. Eles seguem para o apartamento dela, entram alegando serem funcionários da mercearia e danificam os móveis. Eles procuram por dinheiro, mas encontram apenas sete dólares, então os ladrões violentam sexualmente Carol e espancam Joanna até a morte, em seguida, escapam ilesos.
O genro de Paul, Jack Toby (Steven Keats) liga para lhe dizer que Joanna e Carol estão no hospital. Depois de esperar impacientemente, Paul é informado pelo médico que sua filha está bem, ela foi sedada e colocada na cama, entretanto, sua esposa Joanna está morta. Arrasado, ele é informado pela polícia que a probabilidade de captura dos criminosos é realmente pequena.
No dia seguinte, o chefe de Paul lhe concede férias estendidas em Tucson, Arizona, e pede que atenda um cliente chamado Ames Jainchill (Stuart Margolin). Paul testemunha um tiroteio simulado em Old Tucson, uma cidade reconstruída e usada como um set de filmagem. Em um clube de tiro, Ames está impressionado com a precisão dos disparos de Paul, que revela ter sido um objetor de consciência durante a Guerra da Coréia, servindo seu país como um médico militar. Paul tinha sido ensinado quando jovem a lidar com armas de fogo por seu pai, mas depois que ele foi morto em um acidente de caça, decidiu abandonar o uso de armas de fogo para qualquer finalidade. Depois que Paul faz melhorias substanciais nos planos do cliente em um desenvolvimento residencial, Ames fica completamente satisfeito. No aeroporto, ele oferece um presente de despedida para Paul.
De volta a Manhattan, Paul visita sua filha, que sofre de catatonia. Paul abre sua mala de viagem e descobre que o presente de despedida de Ames é uma Colt Police Positive .32 niquelada. Ele embolsa a arma e resolve dar um passeio. Paul encontra um assaltante e ex-presidiário chamado Thomas Leroy Marston, que tenta roubar-lhe a mão armada. Paul acerta um tiro certeiro com seu revólver, matando-o.
Chocado por ter acabo de ferir fatalmente um ser humano, Paul volta para casa. Mas seu vigilantismo continua na noite seguinte, quando ele fulmina mais três homens que estão roubando um idoso indefeso em um beco.
Algumas noites depois, dois assaltantes abordam Paul no metrô. Eles tentam roubar usando uma faca, mas Paul consegue por um fim na vida dos criminosos. Na próxima cena, Paul está sentado em uma cafeteria vulgar na Times Square, cercado por prostitutas e diversas outras pessoas. Ele paga a sua conta para o caixa propositadamente revelando uma carteira cheia de dinheiro. Ele deixa ser seguido por dois bandidos que tomaram a isca. Mais uma vez, uma tentativa de assalto é feita. Paul atira em um mas o outro consegue golpeá-lo em seu ombro e fugir. Mesmo ferido, Paul acerta um tiro no assaltante que o feriu, que escapa e é socorrido, no entanto, acaba morrendo em um hospital.
O tenente Frank Ochoa (Vincent Gardenia), do New York City Police Department, investiga os assassinatos do vigilante. Seu departamento cria uma lista de homens que tiveram um membro da família recentemente morto por criminosos e que são veteranos de guerra. A população, entretanto, está feliz que alguém esteja fazendo alguma coisa sobre o crime.
Ochoa logo desconfia Paul. Ele está perto de conseguir colocá-lo na prisão quando o Ministério Público intervém, dizendo ao tenente que o "deixe solto" em outra cidade. Ochoa não gosta da idéia, mas cede.
Paul é abordado por três assaltantes, dispara em dois antes de ser ferido gravemente por um terceiro. Hospitalizado, Paul é ordenado por Ochoa para deixar Nova York, de forma permanente, e acaba concordando sem resistência.
Paul chega em Chicago Union Station de trem, sendo cumprimentado por um representante da empresa. Ele percebe que um grupo de arruaceiros está assediando uma mulher. Paul ajuda a jovem enquanto os criminosos fazem gestos obscenos, Paul responde sorrindo e apontando a mão direita como uma arma, sugerindo que seu vigilantismo continuará.





Nenhum comentário:

Postar um comentário