segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Besouro Azul!



Besouro Azul





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Nota: Para outros significados de Besouro, veja Besouro (desambiguação).







Besouro Azul


Blue Beetle Publicado por Fox Comics

Holyoke PublishingCharlton Comics
AmericomicsDC Comics


Primeira Aparição

Mystery Men Comics #1 (Agosto de 1939) Criado por

Charles Nicholas Wojtkowski



Personagens


Dan GarretTed Kord

Jaime Reyes
Projecto Banda desenhada · Portal da Banda desenhada
ver



Besouro Azul (Blue Beetle) é um personagem de banda desenhada publicado pelaDC Comics. O primeiro Besouro Azul foi criado em 1939 pela Fox Feature Syndicate[1].


Os direitos e o nome do personagem foram vendidos para a Charlton Comics, que logo lançou sua própria versão. Juntamente com os demais "Heróis de Ação" da Charlton, seus direitos seriam comprados posteriormente pela DC Comics.





Índice

[esconder] 1 Versão da Fox 2 Versão da Charlton 3 Versão da DC 4 Referências 5 Ligações externas

[editar]Versão da Fox


Era o alter-ego de Dan Garret, filho de um policial que fora assassinado. Começou a ser publicado em Mystery Men Comics número 1 de 1939. Seus poderes adivinham de uma vitamina, e ele usava um uniforme à prova de balas[2].


Seu uniforme se assemelha ao do Fantasma de Lee Falk.[2]

[editar]Versão da Charlton


Publicado a partir de 1954, a Charlton Comics adquire os direitos de publicação do Besouro Azul original, inicialmente reimprime suas primeiras aventuras[2].


Mais tarde, o manto seria passado a Ted Kord, porém sem os super-poderes mas com uma nave em forma de besouro que se tornou sua marca registrada. Publicado a partir de 1966 (durante a chamada Era de Prata da banda desenhada)[2].


Enquanto investigava a recém descoberta tumba do lendário faraó maligno Khaf-re, o Dr. Dan Garrett, arqueólogo, descobriu umescaravelho azul no topo do sarcófago dourado do faraó. Ao tocar a gema do escaravelho, ele repentinamente se encontrou na presença do que parecia ser a representação humana do antigo deus egípcio Khepri. O deus disse a Garrett que ele era um homem decoragem e honra, e que havia sido escolhido para se tornar o campeão da humanidade. Daquele momento em diante, quando Garrett segurasse o objeto sagrado e pronunciasse as palavras místicas "Kaji Dha", se transformaria no Besouro Azul[2].


Este Besouro Azul possuía incrível força, capacidade de vôo, visão de raios-x e a habilidade de atirar raios energéticos. Sua armadura era feita de uma cota de malha especial.


O novo Besouro teve histórias produzidas por Steve Ditko (co-criador do Homem-Aranha) e Gary Friedrich[2].
[editar]Versão da DC


Quando a DC adquiriu os direitos do personagem, manteve as principais características de sua última encarnação, o inventor ecientista Ted Kord. Começou a ser publicado depois da série Crise Nas Infinitas Terras, de 1985[3].


Durante os eventos ocorridos em Crise Infinita, um jovem chamado Jaime Reyes achou o escaravelho que dá poderes do besouro a quem o possuir e se tornou o novo Besouro Azul.




Referências
Marcus Ramone (07/11/06). Besouro Azul: quase sete décadas de história. Universo HQ.
a b c d e f Leonardo Vicente Di Sessa (03/07/2006). Besouro Azul - Parte 1. HQManiacs. Leonardo Vicente Di Sessa (13/09/2006). Besouro Azul - Parte 2. HQManiacs.
[editar]Ligações externas





O Commons possui uma categoriacom multimídias sobre Besouro Azul Besouro Azul (em português) no Guia dos Quadrinhos







Besouro Azul - Dan Garrett






Besouro Azul (Blue Beetle) é um personagem de banda desenhada publicado pela DC Comics. O primeiro Besouro Azul foi criado em 1939 pela Fox Feature Syndicate.





Os direitos e o nome do personagem foram vendidos para a Charlton Comics, que logo lançou sua própria versão. Juntamente com os demais "Heróis de Ação" da Charlton, seus direitos seriam comprados posteriormente pela DC Comics. O Besouro Azul da DC é indiscutivelmente o mais popular e conhecido a usar o nome.





Versão da Fox





Era o alter-ego de Dan Garret, filho de um policial que fora assassinado. Começou a ser publicado em Mystery Men Comics número 1 de 1939. Seus poderes adivinham de uma vitamina, e ele usava um uniforme à prova de balas.





Versão da Charlton





Publicado a partir de 1955. Enquanto investigava a recém descoberta tumba do lendário faraó maligno Kha-ef-re, o Dr. Dan Garrett, arqueólogo, descobriu um escaravelho azul no topo do sarcófago dourado do faraó. Ao tocar a gema do escaravelho, ele repentinamente se encontrou na presença do que parecia ser a representação humana do antigo Deus egípcio Khep-ra. O Deus disse a Garrett que ele era um homem de coragem e honra, e que havia sido escolhido para se tornar o campeão da humanidade. Daquele momento em diante, quando Garrett segurasse o objeto sagrado e pronunciasse as palavras místicas "Kaji Dha", se transformaria no Besouro Azul.





Este Besouro Azul possuía incrível força, capacidade de vôo, visão de raios-x e a habilidade de atirar raios energéticos. Sua armadura era feita de uma cota de malha especial.





Mais tarde, o manto seria passado a Ted Kord, porém sem os super-poderes mas com uma nave em forma de besouro que se tornou sua marca registrada. Publicado a partir de 1966.





Versão da DC





Quando a DC adquiriu os direitos do personagem, manteve as principais características de sua última encarnação, o inventor e cientista Ted Kord. Começou a ser publicado depois da série Crise Nas Infinitas Terras, de 1985.





Durante os eventos ocorridos em Crise Infinita, um jovem chamado Jaime Reyes achou o escaravelho que dá poderes do besouro a quem o possuir e se tornou o novo Besouro Azul.





Fonte : Wikipédia




































Nenhum comentário:

Postar um comentário