segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Jovem residente em Novo Planalto - Crissiumal - sofre de doença rara


Este jovem não pode ser refém da burocracia... é uma questão de vida... sei que tem muitos processos na fila, mas alguns casos tem que ser agilizados até por bom senso... liberem já! GN

Jovem residente em Novo Planalto - Crissiumal - sofre de doença rara
O jvem crissiumalense Anderson dos Santos, 17 anos e residente na Vila Planalto, interior de Crissiumal  sofre de uma doença rara, a Síndrome de Tourette.
O caso deste jovem foi divulgado a nível estadual pela reportagem do Jornal do Almoço da RBS TV, ontem, quinta-feira 1 de novembro.
 Só uma cirurgia pode salvar o jovem, que é filho de Pedro Evaldo e Maria Clarice da Rosa, mas o procedimento precisa ser autorizado pelo Conselho Regional de Medicina. O jovem descobriu a doença aos 5 anos. É uma desordem neurológica caracterizada por tiques, reações rápidas e movimentos repentinos. O rapaz tem hematomas por todo o corpo, pois se bate e se joga ao chão com certa frequência.
 A cirurgia colocaria no jovem um marcapasso cerebral, mas devido ao alto risco, até de morte da mesma, é necessária a autorização do Conselho Regional de Medicina, que já foi requisitada em agosto de 2011. A família já autorizou o procedimento, já que segundo a mãe do rapaz, a situação do jeito que está não pode ficar.
 Os valores do marcapasso e as despesas da cirurgia foram conseguidos pela justiça através do estado. O Ministério Público pede agilidade na realização do procedimento. Segundo a Promotoria, os médicos enviaram um ofício, dizendo que a decisão foi repassada ao Conselho Federal de Medicina.
 O CREMERS RS comunicou que não viu possibilidade jurídica de autorizar a cirurgia porque ela só é prevista como procedimento experimental em projetos de pesquisa. O Conselho Federal de Medicina comunicou por telefone a reportagem da RBS TV, de que a decisão voltou para o CREMERS RS.
Fonte:Jornal do Almoço - RBS TV
Foto: Jonas Santos – RBS TV reprodução

S.O.S Anderson da Rosa 17 anos Crissiumal RS 01 11 2012 RBS TV JA.avi

 
142 exibições 
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário