quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MP lança campanha ‘Conte até 10’ para evitar crimes por impulso



Campanha mostra Anderson Silva e outros lutadores pedindo reflexão antes de praticar atos de violência

Publicado:
Atualizado:

Anderson Silva é uma das estrelas da campanha Conte até 10, do Conselho Nacional do Ministério Público
Foto: Reprodução TV
Anderson Silva é uma das estrelas da campanha Conte até 10, do Conselho Nacional do Ministério PúblicoREPRODUÇÃO TV
BRASÍLIA - Conte até dez antes de sucumbir à raiva e partir para a violência. Essa é a mensagem da campanha lançada nesta quinta-feira pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que tem o objetivo de sensibilizar para a prevenção de homicídios cometidos por impulso. Segundo o órgão, o foco é conscientizar a população para evitar atitudes e reações contra a vida em situações de conflito.
A campanha traz lutadores famosos, como Anderson Silva e Júnior Cigano, do MMA, e os judocas Sarah Menezes, campeã olímpica em 2012, e Leandro Guilheiro, duas vezes campeão olímpico. Os atletas não cobraram cachê para participar da campanha.
- Nosso alvo são os homicídios que ocorrem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. São casos, muitas vezes, de pessoas que nunca haviam matado antes e por perderem a cabeça numa situação de conflito, cometem o crime - explica a conselheira do CNMP e coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, Taís Ferraz.
As peças produzidas para a campanha serão veiculadas em jornais e revistas, mídias digitais, incluindo nas redes sociais. Segundo o CNMP, o material será veiculado gratuitamente por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet.
Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013. Também serão promovidos eventos regionais em escolas públicas.
De acordo com o Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Ministério da Justiça, foram registrados 49.932 homicídios no Brasil em 2010. O número representa média de 26,2 assassinatos para cada grupo de cem mil habitantes, o que coloca o país entre os mais violentos do mundo. Segundo levantamento do CNMP, entre 2011 e 2012, os homicídios por impulso e por motivo fútil representaram entre 25% a 80% dos crimes cometidos, dependendo do estado.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mp-lanca-campanha-conte-ate-10-para-evitar-crimes-por-impulso-6669423#ixzz2CDEYmJ6F
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário