segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os Zeróis | Livro reúne cartuns de Ziraldo que parodiam super-heróis



Material é em grande parte dos anos 60

Érico Assis
12 de Novembro de 2012

Zérois
Que Ziraldo  é um dos grandes autores de quadrinhos doBrasil, não há dúvida para quem conhece A Turma do PererêO Menino Maluquinho ou O Menino Quadradinho. Mas o que pouca gente lembra é do quanto o cartunista - que completou 80 anos há poucos dias - gostava de desenhar o Capitão América.
Mesmo que fosse só para tirar sarro. Os Zeróissérie que saía em jornais e revistas brasileiras  dos anos 60, colocava os heróis norte-americanos - Superman, Tocha Humana, Namor, Batman, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Mandrake, Fantasma - em situações cômicas para comentar a política, a sociedade, as guerra e a rebeldia na época.
Uma das charges é simplesmente um garotinho negro sonhando com um Capitão América afro-descendente - audacioso para a época, ainda polêmico hoje, mesmo em tempos de Obama. Em outra tira, Billy Batson diz Shazam na União Soviética comunista, dá o trovão e toda a população vira Capitão Marvel.
Além das tiras de época, em grande parte geniais, o livro também traz pinturas que Ziraldo fez nos últimos anos ao estilo Lichtenstein, estourando onomatopeias e outros grafismos de HQ em quadros gigantes. Também estão dispersas pela obra as primeiras páginas de quadrinhos dos autor, dos 12 ou 13 anos, quando criou o personagem Capitão Tex.
Os Zeróis tem 256 páginas coloridas e custa R$ 59,90. A edição é acompanhada de textos da jornalista Maria Gessy e comentários do próprio Ziraldo quanto à maioria das obras.
Leia mais sobre Ziraldo
Fonte: omelete.com.br













Nenhum comentário:

Postar um comentário