segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Nelson Mandela: Herói da luta pela igualdade racial.



Biografia de Nelson Mandela:

Nelson Mandela (1918) é advogado e ex-presidente da África do sul. Foi o líder do movimento contra o Apartheid, regime que adotava políticas raciais.
Nelson Rolihlahla Mandela foi um combatente na defesa dos direitos dos negros sul-africanos. Uniu-se aos líderes Walter Sisulu e Olivier Tambo e fundou a organização chamada Liga Jovem do NCA/ANC, com o partido nacional- africânder no poder, este, a favor das políticas segregacionistas.
Embora tenha feito parte da elaboração da Carta à Liberdade, documento que propunha políticas anti-raciais, e adotasse uma postura pacifista, teve que recorrer à luta armada, quando a polícia sul- africana matou 69 negros numa revolta de manifestantes. Foi preso depois de comandar o grupo armado da ANC,com a acusação de ter participado no fomento das greves e por ter viajado de forma ilegal para outros países. Foi setenciado à prisão perpétua em 1967. A partir disso, ficou durante 26 anos na prisão, sendo símbolo da libertação dos negros no mundo inteiro.
Mandela poderia se livrar da prisão ainda em 1985, mas recusou por nao aceitar a disolução da luta armada, o que ele incentivava como forma de combate à discrminação racial.
Finalmente, em 1990, Mandela é libertado e a ANC foi tirada da ilegalidade. Mandela já era personalidade importante,tendo ganho o prêmio InternacionalAl-Gaadddafi de Direitos Humanos, em 1989. Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz.

Em 1994, foi eleito Presidente da República, na primeira eleição multirracial da história sul-africana, e fica no poder até 1999.
Seu governo não foi isento de críticas. Mandela não conseguiu diminuir os índices de vítimas da Aids.Sua amizade com ditadores como Fidel Castro (Cuba) e Muammar al-Gaddafi (Líbia) também nao foi bem vista por algumas autoridades.
Mandela Foi premiado pela Anistia Internacional,em 2006, pela sua luta em favor dos direitos humanos.

Informações biográficas de Nelson Mandela:

Idade: 94 anos
Data do Nascimento: 18/07/1918

Nenhum comentário:

Postar um comentário