terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Capitão América negro!



(10/07/2002)
Capitão América, na WizardDesde que Joe Quesada (editor-chefe) e Bill Jemas (presidente) se tornaram os "homens-fortes" da Marvel, rumores sobre um Capitão América negro foram constantes nos veículos de comunicação especializada, alimentados, claro, pelos dois.

A princípio, acreditava-se tratar de uma versão do herói para a linhaUltimate Marvel. Depois, a idéia de um Capitão América negro foi associada ao Marvel Knight, quando anunciado que o título mensal do personagem seria cancelado e passaria a sair pelo selo. Mas, agora, a "Casa das Idéias" revelou a verdade por trás de tudo isso.
Truth #1Em novembro, será lançada uma minissérie em cinco edições chamadaTruth (Verdade, em português), que fará parte da cronologia do Universo Marvel. Os responsáveis pelo projeto são Kyle Baker e Robert Morales.

"Truth conta a história por trás da origem do Capitão América", explica o editor Axel Alonso. "Mostra os bastidores do Programa Super Soldado, os eventos que levaram a isso e os homens que foram afetados pelo experimento. A trama revela que existiu um homem que possuiu muitas das habilidades de Steve Rogers - com exceção da cor de sua pele -, e que ele segurou o escudo por um tempo antes de Rogers. Truth é a história dele".
Página de TruthAlonso disse que a primeira vez que ouviu sobre um Capitão América negro foi quando Jemas sugeriu isso para uma versão Ultimate do personagem. "Achei a idéia interessante e me fez pensar. Então, uma pergunta me veio à mente: será que o programa conduziria seus primeiros testes em loiros de olhos azuis? Provavelmente, esse não seria o caso".

O editor se refere ao fato de, entre 1932 e 1972, o Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos ter feito experimentos em mais de 400 negros para ver como a sífilis os afetavam em relação aos brancos.

Para a Marvel, isso não mudará a origem do personagem original, e tornará o mito mais rico, por ficar mais próximo da História real americana. A minissérie terá repercussões na vida do herói em suas aventuras atuais.
Página dupla de Truth

Fonte: http://www.universohq.com/quadrinhos/n10072002_03.cfm

1# - Verdade: Vermelho, Branco & Negro


Introdução:

Após a vinheta de abertura do programa de televisão chamado "Marvels", aparece seu apresentador, Phil Sheldon. Fotógrafo do Clarim Diário desde os anos 40, ele presenciou o surgimento de todos os grandes heróis das eras de Ouro e Prata.

"Muito se engana quem pensa que a primeira cobaia para o projeto do supersoldado foi realmente o Capitão América - um homem branco", se lamenta,"Infelizmente, nosso país manteve uma lamentável prática: entre 1932 e 1972 o Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos da América fez experimentos em mais de 400 pessoas negras para entender como a sífilis afetava aos brancos. Os negros eram usados como cobaias humanas, em projetos científicos, pelos laboratórios farmacêuticos e até pelo governo, no desenvolvimento do supersoldado".

Após a exibição de algumas imagens, ele continua: "Isaiah Bradley, Maurice Canfield, Lucas Evans, Jefferson Jamison, Dave Plumb, Damon Larson e Jack Harvey foram os primeiros homens a ter em suas veias o famoso soro do professor Reinstein, ainda em 1941".

"Contudo" - continua - "Harvey sofreu uma morte prematura, Larson enlouqueceu devido a ausência dos Raios Vita durante o processo, tanto Plumb quanto Jamison foram mortos durante uma missão na Alemanha, enquanto Canfield e Evans acabaram matando um ao outro em uma briga. Único sobrevivente, Bradley vestiu o primeiro protótipo da roupa de Capitão América e invadiu sozinho Schwarzebitte, na Alemanha, em outubro de 1942".


História principal:

Mal a noite começara e o Capitão América neutralizava três guardas que vigiavam uma das portas de acesso do campo de concentração e derrubava cerca de uma dúzia que protegiam o galpão onde os nazistas gurdavam munições e explosivos.

Depois de mandar o arsenal alemão pelos ares e queimar todo o prédio onde eram mantidos registros sobre os prisioneiros, Bradley se surpreendeu ao ver um laboratório repleto de cadáveres humanos usados como cabaias em experiências crueis. Com lágrimas nos olhos, ele explodiu essa sala de horrores também.

O céu da noite brilhava um alaranjado bruxuleante pelo fogo que queimava Schwarzebitte sem conseguir expiar os pecados nazistas.

Sozinho e trocando tiros com uma tropa composta por mais cem soldados do Eixo, a única escolha do Capitão América era bater em retirada. Sem muitos lugares aonde ir, ele viu uma porta blindada e entrou, percebendo tarde demais que era uma câmara de gás.

Mais de mil judeus desesperados com a morte iminente viram o Capitão entrando naquele abatedouro humano com um fuzil em mãos e acharam que ele era um carrasco nazista. Sem pensar duas vezes, todos se lançaram contra ele em uma luta frenética para derrubá-lo, salvando assim suas próprias vidas.

Em meio à luta caótica ninguém percebeu que as saídas de gás haviam sido abertas e em poucos segundos a sala estava repleta de cianureto. Os prisioneiros judeus morreram quase imediatamente e Isaiah Bradley desmaiou.

Mais tarde o herói fora confrontado por Hitler em pessoa, acompanhado de Josef Goebbels. Cinicamente, o führer afirmou a Bradley que a guerra que tomava a Europa nada tinha a ver com homens negros e que os inimigos, naquele momento, eram apenas os Estados Unidos.

Pleno de convicção, Hitler afirmava que a América não tratava bem os negros e que esse motivo deveria servir como incentivo para que Isaiah se unisse à causa nazista. Dissimulado, ele prometeu ao soldado americano ajudar a libertar o povo negro da opressão sofrida nas mãos do governo estadunidense em troca de ajuda na guerra.

Em resposta, Bradley disse sarcástico: "Caras, minha esposa me mataria se eu fizesse isso".

Depois de sofrer terriveis torturas nas mãos de Josef Mengele que resultaram na retirada de amostras do soro em seu sangue, Bradley foi levado para Auschwitz. Entretanto o caminhão foi abatido por insurgentes alemães e pode enfim voltar para a América.

É válido dizer que as famílias dos homens submetidos aos primeiros testes do soro do supersoldado foram enganosamente convencidas pelo governo americano de que eles morreram em combate, sendo que apenas Faith Bradley - esposa de Isaiah - foi à luta exigindo, pelo menos, ver o verdadeiro cadáver de seu marido (já que o corpo que afirmavam ser dele era branco).

Ao voltar para Faith, Isaiah, sem perceber, expos a mentira criada pelo exército estadunidense e por isso fora preso e condenado por traição por uma corte marcial, vindo a receber o perdão presidencial de Einsenhower apenas em 1960.




Encerramento:

De volta ao programa 'Marvels', Phil Sheldon continua: "Enquanto aqueles sete corajosos homens eram forçados a combater só por terem uma cor de pele diferente, o governo se felicitava com os resultados positivos do soro do supersoldado e aprendia com os erros ocorridos".

Mais imagens são mostradas na tela, enquanto Phil continua: "Era novembro de 1940 quando a máquina que acionaria os Raios Vita - necessários para estabilizar o soro na corrente sanguinea e assim manter a sanidade do supersoldado - fora terminada".

"Quatro jovens se voluntariaram para aquele que seria o mais notório experimento da América" - continua - "Harmon Furmintz, Jack Windmere, Gilmore Hodge e Steven Rogers".

___________________________________________________________________

Nota: essa é uma releitura da história original "Truth: Red, White & Black" escrita por Robert Morales e desenhada por Kyle Baker, fazendo também referência à "The Adventures of Captain America: Sentinel of Liberty" que tem roteiros de Fabian Nicieza e Kevin Maguire, arte de Joe Rubinstein e cores de Paul Mounts. O personagem Phil Sheldon foi criado especialmente para a série "Marvels" escrita por Kurt Busiek e Ilustrada por Alex Ross. O texto e os desenhos aqui contidos foram feitos por mim mesmo.

Grato pela atenção e esperando que gostem,
Ricardo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário