quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Senhor Destino



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Senhor Destino
Placeholder male superhero c.png

Senhor Destino
Dados da publicação
Publicado porDC Comics
Primeira apariçãoMore Fun Comics #55
(Maio de 1940) - EUA
Criado porGardner Fox
Steve Gerber
Justiniano
Características do personagem
Alter egoKent V. Nelson
AfiliaçõesSociedade da Justiça
Liga da Justiça
All-Star Squadron
OcupaçãoPsiquiatra
Base de operaçõesLas VegasNevada
ParentescoLaryn Nelson (Filha)
Marissa Nelson (Ex-Esposa)
Aaron Babcock (Pai)
Codinomes conhecidosNabu
HabilidadesManipulação mágica, dimensional e energética; Força, intelecto e feitiçaria Avançada; Criação de ilusões; Telecinésia;Projeção AstralInvisibilidade;VooLevitaçãoRetrocognição;PsicometriaTeletransporte;Viagem no Tempo;TransmutaçãoInvulnerabilidadeImortalidade
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada
Senhor Destino (Doctor Fate, no original; a tradução não literal serve para diferenciar o personagem do vilão da Marvel ComicsDr. Destino e do vilão da DC ComicsDoutor Destino) é um feiticeiro e super-herói da DC Comics, e um membro da Sociedade da Justiça da América. Ele foi criado por Gardner Fox e Howard Sherman, e sua primeira aparição foi em More Fun Comics #55. O Sr. Destino original foi Kent Nelson, mas outros já utilizaram sua alcunha e poderes.

Índice

  [esconder

[editar]Origem

[editar]Kent Nelson

Quando acompanhando o pai numa escavação arqueológica no vale de Ur, na Mesopotamia, o garoto Kent Nelson encontrou a tumba de Nabu, um Lorde da Ordem em animação suspensa. A ressurreição de Nabu expeliu gases que mataram o pai de Kent, deixando-o sozinho para ser díscipulo de Nabu. Após alguns anos de treinamento, Nabu o presenteou com um elmo que continha a essencia do Lorde da Ordem e encarregou-o de combater o caos como Sr.Destino (Dr. Fate). Algum tempo depois, Kent conheceu Inza Cramer, com quem dividiu aventuras e mais tarde se casou.
Pouco depois de ajudar a fundar a Sociedade da Justiça, Kent descobriu que sua personalidade estava sendo usurpada pela de Nabu quando usava o elmo. Kent então passou a usar um elmo comum, grandemente reduzindo seus poderes. O elmo de Nabu foi então roubado pelo feiticeiro brztaliano Kulak, e perdido junto com o vilão numa fenda dimensional. Kent eventualmente recuperou o elmo e passou a usa-lo, a despeito da crescente influência de Nabu sobre ele.
Sr. Destino manteve-se ativo mesmo quando a SJA foi dissolvida em 1951. Ele juntou-se novamente quando o grupo foi reativado.

[editar]Eric Strauss

Após a Crise nas Infinitas Terras, Kent descobriu que tantos anos lutando contra o Caos estavam anulando sua imortalidade; O corpo de Kent morreu, e tornou-se hospedeiro para Nabu, que então passou o título de Sr. Destino ao jovem Eric Strauss, que assim como Kent no passado, foi envelhecido até a idade adulta. Posteriormente, sua madrasta Linda Strauss passou a se fundir com ele num Sr. Destino composto.
Esse Sr. Destino teve sua série escrita por J.M. DeMatteis, escritor que conduziu as histórias para um rumo metafísico, com enfâse na ascensão espiritual da humanidade, e onde, posteriormente o jovem Eric morreu e deixou sua madrastra como Sra. Destino por um breve período.

[editar]Jared Stevens

Kent e Inza Nelson morreram durante a Zero Hora, dando lugar a um novo usuário dos artefatos do Destino, Jared Stevens. A nova versão - ver Destino (Jared Stevens) -muito diferente de todas as demais, Chamava-se apenas Destino e reconfigurou os artefatos, envolvendo seu braço direito com a capa e transformando o elmo em um faca. Ele foi morto pelo Lorde do Caos Mordru.

[editar]Hector Hall

Hector Hall era filho de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião da Era de Ouro. Como parte de uma maldição lançada sobre eles pelo feiticeiro Hath-Set, Hector nasceu sem alma e foi possuído por um espírito maligno, o Escaravelho de Prata, que usou o ciúme que ele sentia do afilhado de Carter, Norda Cantrell, também conhecido como Bóreas, para motivar Hector a criar uma armadura de Metal Enésimo e tornar-se o super-herói Escaravelho de Prata, membro da Corporação Infinito.
Lá, Hector apaixonou-se por Hipólyta Trevor, a segunda Fúria, e ela acabou engravidando dele. Pouco depois, ele foi controlado pelo Escaravelho de Prata e sacrificou-se para salvar seus pais. Ele renasceu anos depois como o filho de Hank Hall, o Rapina, e Dawn Granger, a Columba. Como eles eram respectivamente agentes do Caos e da Ordem, Hector era um agente do Equilíbrio e foi escolhido como o novo Sr. Destino.
Ele integrou a Sociedade da Justiça da América, reuniu-se com seu pai e partiu em busca de sua esposa, que havia dado a luz a Daniel Hall, o menino que viria a substituir Morfeu como o Lorde do Sonhar. Hector eventualmente descobriu que Lyta e todos os Senhores Destino anteriores haviam sido aprisionados dentro do elmo por Nabu e libertou suas almas, reunindo-se com Lyta e mudando-se para a Torre do Destino em Nova Iorque, onde ficou por alguns meses.
Pouco depois, como resultado da guerra do Espectro contra a magia, Hector e Lyta foram transportados para outra dimensão, onde foram atacados e mortalmente feridos por monstros. À beira da morte, eles aceitaram o convite de Daniel para virem viver com ele na Dimensão do Sonhar e seus corpos físicos morreram.

[editar]Kent V. Nelson

Como visto na mini-série Coutdown to Mystery, Kent V. Nelson, sobrinho-neto de Kent Nelson, o Senhor Destino original, é encontrado pelo elmo após ser espancado e jogado numa lata de lixo, tornando-se o novo Senhor Destino.

[editar]Poderes

Os poderes de Sr. Destino são místicos por natureza; como um Agente da Ordem, ele tem os mesmos poderes do Lorde da OrdemNabu que o controla pelo Elmo Dourado podendo evocar qualquer feitiço imaginável em níveis espantosos. Pode, por exemplo, controlar os elementos naturais (Terra, fogo, água, ar), dar vida a objetos, disparar rajadas místicas, abrir portais para outras dimensões, voar, criar um poderoso escudo imperfurável,controlar qualquer outro tipo de matéria etc, etc. Ele também é imortal e não envelhece. Alguém que use o elmo do Sr. Destino deve ter uma certa resistência mística ou perde a racionalidade por algum tempo. De qualquer forma, o usuário é possuído por Nabu. Sem o elmo, ele apenas pode usar telecinésia, detectar magia, bem como ter premonições. Seus níveis de poder variam de escritor para escritor. Por exemplo, em Justice League of America (vol. 1) #148 (Novembro 1977), Abnegazar, Rath e Gast conseguem controlá-lo a fim de que se volte contra seus aliados. Em Swamp Thing (vol. 2) #50 (Julho 1986), porém, Destino mata Abnegazar facilmente com uma única rajada. Na altura de seus poderes, Destino foi capaz de prender num pentagrama Etrigan,DarkseidIzaya, o Pai Celestial e Órion, e utilizar seus potenciais místicos junto com seu poder a fim de destruir a Entidade Antivida junto com o universo na qual ela estava contida (Odisséia Cósmica).

[editar]Nova Era da Magia no DCU

Com a morte de Nabu nas mãos do Espectro, como visto na mini-série Dia de Vingança, acaba prematuramente a Nona Era da Magia no Universo DC. Com a morte de Nabu, todas as raízes egípcias dos poderes do personagem deixam de existir. Segundo as palavras do roteirista do novo Senhor DestinoSteve Gerber:"Bill Willingham afirma que atualmente no Universo DC existe uma magia selvagem, uma vez que a Nona Era da Magia se encerrou com a morte de Nabu. Então me pareceu correto rever minha interpretação do Senhor Destino. Posso afirmar que talvez no futuro Kent Nelson se torne um super-herói especialista em ocultismo, mas por enquanto ele ainda precisa aprender a lidar com esta nova magia". O atual Senhor Destino portanto não tem mais acesso aos antigos poderes de Nabu, e sim a aspectos de uma nova magia ainda a ser descoberta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário