segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UMA CULTURA DE ORDEM E JUSTIÇA






Ontem à noite ouvi um debate na radio bandeirantes (se não me engano) onde um dos participantes defendia a retomada da segurança pública no fortalecimento das polícias e construção de presídios, enquanto outro participante defendia que a prioridade era educação, políticas sociais, etc. 

Na minha opinião, apesar de esquecerem a participação essencial da justiça nas questões de ordem e segurança pública, ambos estão corretos apesar da prioridade não ser a mesma entre eles. 

Ocorre que as polícias e o setor prisional atuam nas extremidades da ordem e segurança pública, respectivamente, e ambos vêm sendo sucateados pelo Estado, desacreditados pelos governantes, desvalorizados pela sociedade e distanciados do Judiciário, MP e defensoria que fazem o meio de campo dentro de um SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL (ver na imagem) que ainda não existe no Brasil.

A integração num sistema dos instrumentos policiais, prisionais e de justiça amparados por leis rigorosas tem o poder de comprometer o conjunto na busca da Paz Social , fortalecendo a todos, agilizando os processos e propiciando resultados mais eficientes contra os autores de ilicitudes, aumentando assim a confiança no Estado e o respeito ás leis. 

Para complementar todos os esforços do SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL é preciso investir em educação de qualidade, implementar programas sociais e de inclusão, proporcionar inúmeros centros públicos de saúde para tratamento das dependências e dos desvios mentais, e leis coativas contra negligência e improbidade dos governantes e punições a partir do crime de menor potencial ofensivo para criar uma cultura de ordem e justiça no Brasil. 

Assim como aconteceu em outros países, uma cultura de ordem e justiça é capaz de reduzir a impunidade, fortalecer os instrumentos de coação e justiça e resolver os muitos problemas de insegurança e injustiça em qualquer país.

Um comentário:

  1. Pra mim a corrupção é o mal principal do Brasil, sempre foi e pelo visto vai muito longe ainda, por que ela está enraizada em todos os niveis de encargos públicos, é como se fosse uma regra. A corrupção mata, empobrece, destrói nossa sociedade muito mais do que qualquer traficante ou serial killer.
    Eu acho que somente com uma Conscientização de nossos governantes,e a população também, que eles trabalham para povo e não o inverso.

    ResponderExcluir