sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Entrevista com o homem mais forte do Brasil (Strongman) Marcos Mohai



Imagem extraída da internet
Confira abaixo a entrevista feita com oStrongman Marcos Mohai, considerado o homem mais forte do Brasil – atleta patrocinado pela Probiótica. Marcos Mohai fala sobre sua trajetória, treinamentos, suplementação e sobre como é ser o homem mais forte do Brasil.
Entrevista
1- Quando foi considerado o Homem mais forte do Brasil?
Marcos Mohai: Quando venci cada um dos três Campeonatos Brasileiros de Strongman. Dentro do esporte, o título é um atributo anual. Assim, no ano de 2011, o campeão brasileiro de Strongman é o homem mais forte do Brasil. Eu venci este campeonato três vezes consecutivas.
2- Há quanto tempo você pratica Musculação? E há quanto tempo você pratica a modalidade de levantamento de peso para ser o “Strongman”?
Marcos Mohai: Há duas respostas para esta pergunta: uma é “desde sempre”, se assumirmos que todo o treino de força em forma livre leva ao Strongman, que é o que eu acho. Especificamente para participar de provas de Strongman, desde 2004.
3- Como é sua preparação física para garantir uma boa prova?
Marcos Mohai: Minha preparação física envolve treinos de força, com os levantamentos básicos, exercícios de potência, circuitos de alta sobrecarga metabólica e treinos específicos, com os estímulos e equipamentos da competição.
4- Já teve lesões? Quais? E como fez para se recuperar?
Marcos Mohai: Todo atleta de elite tem lesões. Todo atleta de elite se recupera muito rapidamente destas lesões. Minhas lesões, até hoje, felizmente, foram pouco importantes: em geral, algum estiramento muscular. Me recupero com repouso e fisioterapia.
5- Quais as dicas de treino para ter um bom desempenho nas provas?
Marcos Mohai: A principal dica é planejamento. Não planejar, não periodizar, é receita para o fracasso. Depois disso, se nosso treino foi bem planejado, nossa alimentação está adequada e nosso descanso compensatório, não há motivo para não se ter o sucesso previsto nas provas.
6- Sabe-se que você foi convidado para participar do evento “The Arnold Sports Festival” em Columbus nos EUA. O que isto significa para você?
Marcos Mohai: Uma grande vitória pessoal e de toda a comunidade do Strongman brasileiro. Estamos entrando para o circuito internacional pela porta da frente, através do reconhecimento da nossa competência. Isso é o que vale.
7- Como será sua preparação para poder competir no exterior e representar o Brasil lá fora? Terá treinos reforçados?
Marcos Mohai: Os treinos dessa modalidade são sempre fortes e pesados. Nesse caso, devo adaptar parte do treino à estrutura e composição das provas, que já foi publicada e enviada para os participantes.
8- Em relação aos suplementos, você utiliza algum para dar energia, ganhar massa magra e para se recuperar?
Marcos Mohai: Eu utilizo fórmulas manipuladas de suplementos prescritas especificamente para mim, contendo uma série de nutrientes importantes para o meu desempenho. Energia para treino vem de boa alimentação e bom descanso. Massa muscular se ganha com suprimento adequado dos macronutrientes necessários, que tenho dentro de uma dieta cuidados.
9- Se sim, quais suplementos você recomendaria para quem pratica modalidades de esportes como o do “Strongman” que exigi extrema força e resistência?
Marcos Mohai: Suplemento e dieta não podem ser prescritos por esporte, por categoria, por idade ou sexo. Existe uma coisa chamada individualidade biológica, que vale para mim, para você e para qualquer ser humano. A dieta e a suplementação seguem este princípio. Obviamente, a dieta de um atleta de Strongman supre as necessidades deste atleta, que será um indivíduo com alto gasto calórico, muito stress oxidativo, grande desgaste e muita necessidade de recuperação.
10- Você tem acompanhamento nutricional?
Marcos Mohai: Sou acompanhado pelo Dr. Paulo Muzy para todas as minhas necessidades de performance.
11- Como é sua alimentação?
Marcos Mohai: Bem variada! Muito difícil descrever em poucas palavras. Minha dieta é planejada para que eu tenha um suprimento adequado de energia nas minhas sessões de treino e tenha recuperação ótima.
12- Considerações finais
Marcos Mohai: Gostaria de agradecer meus patrocinadores Probiótica e Órion Manipulação Esportiva, minha equipe técnica composta pelo Dr. Paulo Muzy, Dra. Marília Coutinho e Fisioterapeuta Marco Maldonado, minha família e todos os meus companheiros da UBSM/ANF (União Brasileira de Strongman / Aliança Nacional da Força). Uma vitória esportiva, mesmo que aparentemente individual, é sempre fruto de um trabalho de equipe.
Portanto para quem deseja conquistar grandes músculos e ter bom desempenho físico nos treinos igual ao homem mais forte do Brasil, é importante ter acompanhamento profissional. Além disso, com orientação médica, consuma suplementos de qualidade, como a Whey ProteinBCAANO2 e Creatina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário