segunda-feira, 22 de abril de 2013

12 ligações entre HQs e o Nazismo



por Thabata Borine
Capitão América chegou aos cinemas, e não podíamos deixar de lembrar dele por aqui. Mas se ele surgiu na Segunda Guerra Mundial para lutar contra as Potencias do Eixo, muitos outros heróis fizeram o mesmo. E fazem até hoje! Como Adolf Hitler já foi o maior vilão dos quadrinhos de sua época, conheça 10 ligações entre as HQs e os nazistas nesse post.
12 – Caveira Vermelha
O nemesis do Capitão América. Ele era um rapaz perturbado que, assim que ouviu Hitler falar, desejou profundamente seguir seus comandos. E o alemão resolveu que ia treina-lo para ser o nazista perfeito. Com sua máscara de caveira, ele assustou toda a Europa como braço direito de Hitler, até que Capitão América foi enviado para dar conta do problema. Começava aí uma das maiores rivalidades do mundo dos quadrinhos.

11 – Magneto
O maior vilão dos X-MEN tem uma ligação fortíssima com o nazismo. Ele nasceu Max Eisenhardt, filho de um judeu da classe média. Esteve em um Gueto de judeus, mas sua família tentou fugir. Grande parte deles foi assassinado, mas ele foi mandado para Auschwitz, um campo de concentração. Ele já sentiu na pele o que a maldade e o preconceito podem fazer.

  
10 – O nascimento do Capitão Marvel Jr. (e todo o envolvimento da família Marvel)
Capitão Marvel foi um sucesso de estréia, em 1940. Tanto que um ano depois já ganhou um parceiro, Capitão Marvel Jr., que desde o começo já tinha uma ligação forte com o nazismo. Quando foi pescar com seu avô, Fred Freeman foi atacado pelo Capitão Nazista, perdendo o avô e ficando aleijado. Com a ajuda do Capitão Marvel, que cedeu uma parcela de seu poder para o menino, ele pode enfim combater as forças do mal. Quando ganhou quadrinho próprio, já na primeira edição enfrentou Hitler  e na segunda o Imperador japonês, Hirohito. Acontece que muitos dos caras que escreviam as revistas da Família Marvel eram judeus, e colocavam as 3 crianças para lutar contra Hitler, Mussolini, Goering, Goebbels, a SS, e até mesmo o preconceito.
UMA CURIOSIDADE: O S da palavra SHAZAM significa Salomão.

09 – Os Combatentes da Liberdade
Quando Tio Sam descobriu um mundo onde a Alemanha estava ganhando a Segunda Guerra Mundial, ele escolheu um grupo de heróis e foi até essa realidade paralela, lutar contra esse futuro terrível. Juntos, 6 heróis, combateram os japoneses e alemães em Pearl Harbor, que estavam sendo liderados pelo Barão Blitzkrieg. Quase todos os recrutados morreram, menos o próprio Tio Sam e o Homem-Hora. Voltando a realidade a qual pertencia, Tio Sam escolheu mais heróis, para dessa vez, dar um cabo no Eixo e salvar seu amigo. Tudo dá certo, mas devido a algumas complicações, alguns deles permanecem nessa realidade. O grupo já mudou muito até hoje, mas seu começo nunca será esquecido.

08 – Nick Fury e os Howling Commandos
Antes de ser o grandão da Shield, Nick Fury participou de um grupo de combatentes da Segunda Guerra Mundial. O grupo era formado por Sargento Nick Fury, o segundo em comando Capitão Samuel Sawyer, Dum-Dum Dugan, o britânico Pink, Rebel, Dino Manelli, Gabriel Jones e mais tarde seu irmão Fred, Izzy e Eric Koenig, um alemão que percebeu quem era o verdadeiro Hitler. Dungan e Fury entraram para a  S.H.I.E.L.D. depois. O grupo inimigo deles é o Esquadrão Blitzkrieg, liderados pelo Barão Strucker, quem mais tarde criou a HYDRA.

07 – Namor, Tocha Humana e os Invasores
Antes mesmo dos americanos entrarem para a Guerra, um grupo especial de heróis foi unido por Churchill para combater os inimigos. Formados por Capitão América, Namor, Tocha Humana, Centelha, Union Jack, Spitfire, Miss America e Whizzler. Namor é um caso especial, pois antes odiava toda a raça humana. Mas isso mudou quando ele, unido ao Tocha Humana, foram evitar a invasão dos EUA. Nessa época, Namor lutava contra submarinos e navios nazistas e japoneses. O lado americano do pai dele ficou bem forte.

06 – Sociedade da Justiça
Os integrantes da Sociedade da Justiça não deixaram o solo americano, virando defensores da costa dos EUA. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Sociedade da Justiça adquiriu o nome de guerra, o Batalhão de Justiça, e lutaram tanto contra ladrões como contra espiões do Eixo. Depois do ataque a Pearl Harbor, o governo americano criou o All-Star Squadron, que unia todos os fantasiados. E os integrantes da Sociedade eram uma das partes mais ativas desse esquadrão.

05 – Os vilões do quarto Reich (DC)
O Quarto Reich foi um grupo criado para matar todos os descendentes dos heróis que defenderam os EUA na Segunda Guerra. E claro, para destruir a Sociedade da Justiça. Eu os coloquei aqui por dois simples motivos. O primeiro é para conhecerem os vilões que fazem parte desse time, que são Shadow of WarSwastikaBaronesa BlitzkriegCapitão NazistaReichsmarkVandal SavageWhite DragonKarnevilBarão Gestapo e Hunter. Eu sei que vocês perceberam que os nomes desses vilões carregam alguma semelhança.
A segunda, é que eles são responsáveis, em especial o Reichsmark, pela criação do Cidadão Gládio. Esse rapaz é neto do Comandante Gládio, que foi um herói do All-Star Squadron, que entrou para o exército quando a Alemanha invadiu a Polônia. Depois de sofrer uma sabotagem, ele ganhou os ossos que o tornaram um herói.

03 – Fantasma
Ele não foi criado para combater o nazismo, mas lutou contra o Eixo quando foi preciso. Já tendo enfrentado agentes que queriam trazer caos ao Ocidente, mas sem citar nomes, depois que os EUA oficialmente entram na Guerra ele atacou de vez. Como, na época. ele morava na Ásia, o Espírito que Anda tinha os inimigos no mesmo território. Sem tempo para esperar ajuda, ele e alguns nativos combateram os japoneses com táticas da selva. E foi uma longa aventura, que saiu diariamente nas tirinhas do jornal por quase um ano.
 

04 – Capitão América, Escudo e Falcão Negro
Heróis altamente nacionalistas. Eu já fiz um post sobre o Capitão América no Garotas Nerds (Capitão América e o Caveira Vermelha), então vou falar de outros heróis do estilo. A editora Archie criou o Escudo um ano antes do Capitão América, sendo então ele o primeiro heŕoi a usar as cores da bandeira americana. E Falcão Negro, que não usava máscara e era um aviador, com um grupo de pilotos de diferentes nacionalidades chamado Os Falcões. Ele, que no começo das histórias era polonês, mudou de nacionalidade para americano, se adaptando ao que o público queria na época.

02 – Hellboy
Nosso herói oriundo das profundezas do inferno foi trazido ao nosso planeta em um projeto nazi. Seu maior inimigo, Grigori Rasputin, se uniu ao grupo de Heinrich Himmler, a Sonnenrad Society. E foi desse pessoal que criaram o projeto Ragna Rok. Os nazi queriam que Rasputin ganhasse a guerra para eles, mas o vilão sabia que isso nunca ia acontecer. Ele só queria ter a chance de poder trazer o Apocalipse para a Terra.
 
01 – Superman e Overman
E claro que o maior herói da Terra não podia ficar de fora. Superman lutou contra o próprio Hitler. Como foi criado em 1939 e trouxe com ele o conceito de SUPER-HERÓI, o sobrevivente de Krypton não podia ter feito menos. E claro, como adoramos realidades paralelas, aqui vai uma das mais interessantes. Que o Supie podia ter aterrisado em qualquer lugar da Terra, isso nós já sabemos. Já vimos o Superman comunista, mas existe o nazista: o OVERMAN.
Isso, o Overman é quando nosso adorado Clark Kent, ou melhor Karl Kant, cai em uma cidade da Tchescoslováquia. Ele entra para a Liga da Justiça do Eixo (saca o nome), e se torna o maior herói… de lá. E claro, nesse mundo, a Terra-10, os nazis ganham a guerra.

00 – BONUS
- A Mulher Maravilha combateu o Eixo na sua época, inclusive possui uma vilã nazista, a Baronesa Paula Von Gunther.
- Barão Zemo foi um grande cientista do lado nazi. E foi responsável pela tentativa de assassinato que levou ao congelamento do Capitão.
- O Senhor Sinistro, vilão dos X-MEN, trabalhou para os Nazistas. E assustava até a eles.
- Heinrich Himmler, Hermann Göring, Joseph Goebbels, são alguns dos “companheiros” reais de Hitler que viviam sendo espancados nas histórias. Eles sempre aparecem nas HQs com o tema para dar mais veracidade.
- O pai do Homem de Ferro, o senhor Howard Stark, foi sequestrado durante a Segunda Guerra pelo Caveira Vermelha. Isso porque ele desenvolvia armas para apoiar os EUA. Foi salvo pelo Capitão América, Bucky e os Howling Commandos.
- Meia-Noite, do Universo da Wildstorm, já voltou no tempo para tentar assassinar Hitler.
- O projeto Superpowers é uma história que utiliza personagens da Era de Ouro dos quadrinhos em suas histórias. O começo da ERA DOS SUPERPOWERS é no final da Segunda Guerra. Alguns dos personagens que aparecem possuiram histórias onde enfrentavam os nazis, durante a Guerra.
- Wolverine lutou na Segunda Guerra com o exército canadense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário