quarta-feira, 17 de abril de 2013

Batman: Ashes to Ashes



Uma das coisas que a internet proporciona é que, cada um de nós, a partir do instante que estamos na rede, somos um emissor em potencial de qualquer tipo de conteúdo e, coisas que um dia seriam inimagináveis de milhões ou até bilhões de pessoas terem acesso, ficam à distância de um clique. E muita gente que produz coisas de qualidade tem o seu esforço reconhecido. E esse é o caso de Batman: Ashes to Ashes.

Ashes to Ashes é um fan film francês da dupla Julien Mokrani e Samuel Bodin. A história é ambientada em um universo à la Sin City e que a qualidade impressiona por se tratar de um filme independente com orçamento de 10 mil euros. O filme foi rodado em treze dias, mas a pré-produção ocorreu entre 2006 e 2008. A semelhança com Sin City não é somente na plástica, mas na violência e no próprio jeito da narrativa, onde a história é contada também com uma voz em off, algo bem comum nas HQs de Frank Miller, criador de Sin City.

A história de Ashes to Ashes se passa em 1938, ano da criação do Batman, onde três assaltantes invadem a Mansão Wayne e acabam matando o mordomo da casa. Depois disso, eles passam a ser perseguidos pelos bandidos lunáticos da cidade e por uma sombra vingadora. Entre os vilões que aparecem estão Coringa (bem legal a performance do cara), Pinguim, Arlequina e se você for muito nerd, tem uma referência à Mulher Gato.

Ao contrário da grande maioria das produções, aqui, a história não é centrada no Batman, mas nos bandidos da história. Só me lembro de uma abordagem semelhante a essa fora dos quadrinhos em Batman Begins, na primeira aparição do personagem. Aliás, o Batman de Ashes to Ashes é completamente diferente de qualquer versão do personagem: usa barba, urra, quando fala, é em francês e age como um animal.

Com maior orçamento e duração maior, Ashes to Ashes seria uma produção melhor ainda, com espaço para desenvolver os personagens.O curta, exibido no Canto das Curtas no Festival de Cannes em 2009, tem duração de 17 minutos e pode ser visto em duas partes abaixo, seguido do making off. O aúdio é em francês com legendas em inglês e, mesmo para quem não conhece os idiomas acho que não há dificuldade em compreender a história:




Making off:












 Site oficial: http://www.ashestoashes-themovie.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário