segunda-feira, 15 de abril de 2013

História e invento de Cláudio Dusik serão temas de reportagem do Fantástico


ImprimirE-mail

A história de superação do esteiense Cláudio Luciano Dusik será mostrada no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. Nesta segunda-feira (8), uma equipe comandada pelo jornalista Marcelo Canellas esteve na Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMME), onde Claudinho trabalha, começando as gravações da matéria especial que deve ir ao ar no próximo domingo (14).

Cláudio nasceu, há 36 anos, com atrofia muscular espinhal, uma doença degenerativa que deforma o corpo e limita os movimentos. Com muito esforço e apoio da família, nunca deixou de estudar. Aos poucos, foi vencendo todas as limitações. A força de vontade daquele menino que chegou a ser desenganado pelos médicos o fez superar todas as limitações impostas pela doença. 

No dia 26 de março, Claudinho concluiu o mestrado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para uma exigente banca e tendo familiares, colegas e amigos na plateia e em frente a um telão instalado na Prefeitura, Claudinho mostrou, na UFRGS, como funciona o Mousekey, um teclado virtual que auxilia pessoas com limitação a escrever e se comunicar. Diferentemente de um teclado normal, o Mousekey tem as famílias de fonemas em torno de cada letra. O dispositivo é exibido na tela do computador. Com o mouse ou outro equipamento, o usuário seleciona as famílias de letras para formar as palavras. Isso diminui o número de movimentos necessários para escrever. “Eu não tinha dimensão de quantas pessoas poderiam se interessar pelo Mousekey. Somente no meu perfil no Facebook já tive mais de mil pessoas perguntando sobre o software, sobre como ele funciona”, contou.

A história de vida do esteiense e a importância do software que ele criou chamaram a atenção de diferentes veículos de comunicação, chegando à Rede Globo. “Esse invento vai facilitar a vida de milhões de pessoas. A UFRGS vai disponibilizar, gratuitamente, o software para baixar, em seu site. Isso deu uma dimensão ainda maior a ideia dele”, comentou Marcelo Canellas. 

Agora mestre em educação, Cládio trabalha no setor de Educação Básica da SMEE. Ele trabalha, principalmente, com políticas e ações voltadas para alunos com deficiências, que precisam de atenção especial em sala de aula. Além do trabalho, ele auxilia alunos no curso de Educação à Distância da UFRGS e preside o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário