domingo, 21 de abril de 2013

MORCEGO VERMELHO CHEGA AOS QUARENTA ANOS





O mais atrapalhado e nem por isso menos carismático herói de Patópolis é oficialmente um quarentão.Morcego Vermelho, alter ego do Peninha, sopra as velinhas comemorando quatro décadas atormentando os criminosos ( e os cidadãos de Patopolis).


O personagem surgiu quando o roteirista Ivan Saidenberg teve a ideia ao ver uma ilustração feita por Giovan Battista Carpi (artista italiano com inúmeros trabalhos para o estúdio Disney) que mostrava Peninha fantasiado ao melhor estilo "Batman".



 A estreia do "herói" aconteceu  no segundo número de Mickey Edição Extra,em maio de 1973(série rebatizada pela Abril como Edição Extra). A hq Quem é o Morcego Vermelho com roteiro de Ivan Saidenberg e desenhos de Carlos Edgard Herrero foi o ponto de partida. Mesmo não tendo um título só seu, o Morcego Vermelho não deixou de conquistar os leitores. E gerou um "clone":o Morcego Verde(alter ego de Zé Carioca que inspirado no seu ídolo decidiu combater o crime (ou quase ) na Vila Xurupita. Além disso, Glória (namorada do Peninha) assumiu a identidade de Borboleta Purpura ajudando (ou livrando do vexame) o namorado. Também atuou ao lado de outros heróis de Patopólis (como o  Super Pato e o  Super Pateta) na equipe Clube dos Heróis, para desespero de seus membros.


O sucesso atravessou fronteiras: Portugal, França, Grécia e Itália publicaram as hqs do Morcego Vermelho. Até mesmo os Estados Unidos que mantinham uma postura arrogante ignorando o material produzido no Brasil, se renderam. Em 2009 a editora BOOM (responsável pelos quadrinhos Disney) publicou em Disney' Hero Squad Ultraheroes 4  a origem escrita por Herrero e  Saidenberg, tendo a capa com arte de Mike DeCarlo, artista com inúmeros trabalhos na DC e Marvel.




A Abril não lançou nenhuma edição comemorativa, mas nem por isso o aniversário do Morcego  passou batido. Em Disney Jumbo 5 há um especial com várias hqs clássicas  e uma entrevista com Carlos Edgard Herrero. 

Por Clayton Godinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário