quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Mundo de Watchmen


“A maior de todas as histórias de super-heróis já contada, e uma prova de que os quadrinhos são capazes de uma narrativa inteligente, emocionalmente tocante e digna de ser chamada literatura.”
- Entertainment Weekly
O mundo em que se passa Watchmen é quase exatamente como o nosso próprio. Até agosto de 1959. Nesse mês (o mesmo em que ocorreu o bombardeio atômico à Hiroshima) um fato extraordinário transformou um homem comum no único ser com superpoderes que já pisou na Terra. Dali em diante, a história nunca mais seria a mesma.

Política Sob Manhattan

Em nosso 1985 – período em que se passa a trama – a Guerra Fria estava em seus últimos momentos. Dali a quatro anos, o Muro de Berlin seria derrubado, e a bipolaridade que até então predominava no globo (capitalistas vs. comunistas; Washington vs. Moscou) não mais existiria. No entanto, emWatchmen, um fator divergente modificou esta realidade tão familiar: Jonathan Osterman, o Dr. Manhattan.
O produto de um acidente envolvendo um físico nuclear. O super-homem americano. Deus em forma humana. Era de se imaginar que, com um ser de tamanho poder andando pela Terra, a geopolítica no planeta acabasse se tornando mais simples, já que os EUA teriam em mãos o mais poderoso porrete da história. A Guerra do Vietnã, por exemplo, foi vencida – e facilmente – pela potência norte-americana.

Mas o que é mostrado na série é uma distopia na qual a corrida armamentista entre os Estados Unidos e a Rússia tomou proporções gigantescas, com o país socialista se tornando progressivamente mais paranóico (e bem armado!). O apocalipse nuclear a um passo de explodir.

Os Mascarados

Ah, sim, existem também os heróis mascarados. Por algum capricho do destino, em Watchmen, alguns indivíduos americanos resolveram cobrir seus rostos com sacos de estopa e sair pelas ruas espancando criminosos a partir do final da década de 1930. Este fato inspirou outros corajosos e perturbados cidadãos a fazerem o mesmo por um bom tempo, mesmo após o surgimento de um verdadeiro superser como o Dr. Manhattan.
Só em 1977, o óbvio ocorreu: uma lei federal proibindo atividades de vigilantes ilegais no território americano foi aprovada. Alguns poucos antigos heróis tiveram permissão para continuar na ativa e, ainda assim, sob permissão do governo. Outros optaram por se aposentar e finalmente viver uma vida normal.

Mas não todos eles...

Admirável Mundo Novo

No mundo criado por Alan Moore, a tecnologia também sofreu alguns desvios causados pelo poderoso dr. Jon Osterman. Os carros, por exemplo, são alimentados por uma fonte de energia limpa e barata (sintetizada por Manhattan). Além disso, diversas outras sutilezas são introduzidas na história pelos desenhos realistas de Dave Giboons para mostrar como, de muitas maneiras, as artes, a moda, os transportes e a economia seguiram rumos distintos da nossa realidade; transformando Watchmen em um mergulho num intrigante mundo que poderia ter sido.


http://hotsitepanini.com.br/watchmen/interna.php?secao=mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário