quinta-feira, 25 de abril de 2013

Personagens principais de Watchmen


“(Watchmen) demonstrou de maneira inédita a capacidade do meio (os quadrinhos) de contar uma história sofisticada e que só poderia ser construída como uma HQ.”
- Robert Harvey, em “Art of The Comic Book”

RORSCHACH (Walter Kovacs)

RORSCHACH (Walter Kovacs)
Um dos poucos vigilantes que não se aposentou após a proibição das atividades dos justiceiros, Rorschach vaga pelas ruas de uma Nova York decadente espalhando terror entre os criminosos da cidade. É ele quem descobre e investiga a morte de um antigo companheiro no início de Watchmen. E são essas suas investigações que podem levar o relógio do apocalipse um pouco mais rápido à sua badalada final.
Rorschach é inspirado parcialmente no antigo herói da Charlton, o Questão. Segundo Alan Moore, a idéia era se aproximar o máximo possível do que ele chamou de “um personagem de Steve Ditko”: um nome engraçado, uma máscara bizarra e um sobrenome iniciado com a letra “K”.

COMEDIANTE (Edward Blake)

COMEDIANTE (Edward Blake)
Herói “oficial” dos Estados Unidos, o Comediante é o porrete nas mãos do Tio Sam. Sua presença em eventos-chave da nação norte-americana foi sentida por décadas, apesar de sua influência ser bem menor do que a de seu colega, o Dr. Manhattan. A morte de Blake é o estopim dos eventos na série e, mesmo ausente, sua presença ressoa durante toda a história.
O Comediante é baseado no Pacificador da Charlton e, levemente, no Nick Fury, da Marvel Comics. Os autores quiseram criar, nas palavras de Moore, um “Gordon Liddy (subordinado do presidente Richard Nixon, e um dos responsáveis pelo escândalo de Watergate por organizar a invasão da sede do partido democrata, em 1972), só que maior e mais forte.”

DOUTOR MANHATTAN (Jonathan Osterman)

DOUTOR MANHATTAN (Jonathan Osterman)
O Doutor Manhattan é o único ser com habilidades especiais de verdade no mundo de Watchmen. Sua presença é um fator de desequilíbrio de poder sem precedentes na história da humanidade, e traz um ar de apocalipse iminente à trama. Manhattan age como instrumento do governo americano no panorama global. Apesar disso, no entanto, suas idéias sobre o que é ou não relevante no mundo tornam-se a cada dia mais distantes das de um homem comum.
Inicialmente criado para ser uma evolução do Capitão Átomo e explorar a ameaça atômica tão em voga, Moore achou por bem mudar a perspectiva do personagem e fazê-lo surgir dentro do contexto da física quântica. Para o roteirista, um ser como ele, vivendo em um universo quântico, teria uma perspectiva radicalmente diferente do tempo e da humanidade.

OZYMANDIAS (Adrian Veidt)

OZYMANDIAS (Adrian Veidt)
O homem mais inteligente do mundo. Pelo menos segundo seus agentes de marketing... Adrian Veidt era um dos mais famosos heróis da nova geração, mas resolveu se aposentar antes mesmo da lei que proibiu atividades vigilantes nos EUA. Comanda um império financeiro usando a mesma perspicácia anteriormente aplicada ao combate ao crime.
Ozymandias é inspirado no antigo herói chamado Thunderbolt, admirado por Alan Moore por usar tanto seu cérebro quanto seu físico bem treinado para combater o crime.

ESPECTRAL (Laurie Jupeczyk)

ESPECTRAL (Laurie Jupeczyk)
Laurie é a segunda pessoa no universo de Watchmen a assumir o codinome Espectral. Antes dela, sua mãe combatia o crime como uma das primeiras heroínas fantasiadas a surgir nos Estados Unidos, e que treinou a filha para assumir o manto assim que fosse possível. Laurie querendo ou não...
Espectral é a única heroína do elenco principal da série que não foi baseada em uma heroína específica da Charlton Comics. Em vez disso, o autor optou por criar uma personagem feminina forte inspirada na Canário Negro e na Lady Fantasma.

CORUJA (Daniel Dreiberg)

CORUJA (Daniel Dreiberg)
Outro herói que veio para substituir um antigo aventureiro, o Coruja original, Dan Dreiberg costumava combater o crime munido de uma tecnologia avançadíssima. Hoje, vive uma vida pacata após a Lei Keene, tendo abandonado seus dias de aventura e sua parceria com Rorschach.
Dan Dreiberg é inspirado livremente no Besouro Azul/Ted Kord, hoje um personagem bem conhecido da DC Comics. Seus métodos e aparência, no entanto, (apesar de não declaradamente admitido pelos criadores), estão mais próximos do Batman e de Clark Kent, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário