segunda-feira, 15 de abril de 2013

Super heróis Gulliver - http://superheroisbr.blogspot.com.br/2010/03/26-gulliver-1-fase.html


26- Gulliver (1 fase)


Introdução: Como tudo começou...
Do começo da década de 70, até meados dos anos 80, a coleção “Super Heróis Gulliver” foi produzida no Brasil pela fábrica de brinquedos “Gulliver”, e acabaram se tornando clássicos na história dos brinquedos brasileiros, eles deixaram saudades na memória de muitos, e hoje são cobiçados itens de colecionadores que cultuam essas figuras preservando sua história.
Esse site têm por objetivo resgatar, cultuar, e manter viva a memória dessas maravilhosas figuras, que fizeram a alegria de tantas crianças no Brasil, e apresentá-las de uma forma inédita!
Vamos analisar todas as figuras, e de todas as séries, num guia para antigos e novos colecionadores, para todos verem (ou reverem) aquela que é uma das mais cultuadas e marcantes coleções de miniaturas de Super-Heróis dos quadrinhos já feita no Brasil.
Durante todo período de sua produção veremos todas suas mudanças e diferenças, no material usado na produção das figuras, as que eram feitas de plástico rígido (de uma só cor) ou vinil maleável (na cor escura e clara, pintados à mão).
Ainda veremos às diferenças de acabamento nas pinturas, a evolução de suas esculturas, diferenças nas bases das figuras através do tempo, nas suas embalagens, enfim, uma infinidade de detalhes que você poderá acompanhar e conhecer agora conosco. Boa leitura!

Tipos de figuras da coleção:
Figuras de Plástico Rígido-Pintadas:
A primeira fase ou série de figuras era basicamente composta por figuras de plástico rígido e pintadas à mão, com bases removíveis.

Figuras de Vinil pintadas à Mão:
As figuras pintadas à mão artesanalmente, a partir da segunda fase, já eram feitas de um tipo de plástico mais maleável, ou o “vinil” como era descrito nas cartelas, houve no decorrer da produção dessas figuras algumas diferenças nas bases e nas cores da matéria prima, havia figuras com uma tonalidade bege escura, clara e rosada, vejam abaixo exemplos dessas diferenças de tonalidades e nas bases:

Figuras de Plástico Rígido:
E havia também as figuras de plástico rígido sem pintura, eram na cor do próprio plástico empregado.
Para melhor entendimento, o criador desse site tomou a liberdade de classificar as figuras, quanto à sua qualidade e quanto à dificuldade de obtenção das mesmas nos dias de hoje, baseado em sua experiência como colecionador das mesmas. Sendo assim, essas classificações podem não estar de acordo com a opinião de alguns, mas serão colocadas apenas como referência para o assunto apresentado.
Segue abaixo uma tabela de análise para maior orientação das figuras mostrando seu nível de raridade, escultura e acabamento.
Tabela:
Nível de raridade: De acordo com as coleções e ofertas de mercado.
· * fácil
· ** regular
· *** difícil
· **** raro
· ***** raríssimo
Escultura: Levamos em consideração sua simetria, fisionomia, pose e originalidade.
· * regular
· ** boa
· *** excelente
Acabamento: Pintura
· * regular
· ** boa
· *** excelente
A coleção “Super-Heróis Gulliver” pode ser classificada em cinco fases distintas: primeira, segunda, terceira, uma intermediária, e a quarta fase, como a seguir:


Primeira Fase ou Série (1973)
Figuras extremamente raras e difíceis de se encontrar nos dias de hoje, principalmente completas e em bom estado de conservação. Eram feitas de plástico rígido, com bases removíveis e acessórios. Atente para os dedos finos dessas figuras e algumas com capas de plástico rígido.
Eram vendidas em caixinhas e posteriormente em cartelas de duas ou quatro figuras.
Compunham esta série:
Batman
Robin
Capitão América
Falcão
O Fantasma
O Fantasma à Cavalo (Seu cavalo chamado Herói)
O Zorro à Cavalo (Seu cavalo chamado Tornado)
O Coyote à Cavalo
Abaixo a página do catálogo:
Saíram também os veículos:
Batmóvel, Batmóvel motorizado, Batlancha motorizada e Batlancha sem motor.
Inicialmente nas caixinhas vinham:
Batman e Robin
Fantasma à Cavalo
Abaixo a imagem da caixinha (8,5 x 12,3 x 4,1 cm):
Cartelas com duas figuras:
Batman e Fantasma
Capitão América e Falcão
Robin e Homem Aranha
Fantasma à Cavalo
Coyote à Cavalo
Zorro à Cavalo
Cartelas com quatro figuras:
Batman, Fantasma, Fantasma à Cavalo.
Zorro à Cavalo e Coyote à Cavalo
Capitão América, Falcão, Robin e Homem Aranha.
Abaixo uma página do catálogo da Gulliver de 1973/74:
Curiosidade 1 - Na caixa havia uma ilustração similar à um“Cavaleiro Medieval”, segundo colecionadores, trata-se do Rei Arthur.
Vejam a ilustração abaixo:
A Gulliver teve dois conjuntos do “Rei Arthur”, o primeiro trazia seis figuras cópias Britains com base removível, vinham numa caixa do mesmo tipo usado pela Britains (transparente na frente), lançados devido ao sucesso de uma série de TV do Rei Arthur. O segundo foi lançado em 1977 e chamava-se “Os Cavaleiros do Rei Arthur”, esse já trazia figuras cópias da Elastolin que vinham em sacos plásticos, eram dois tipos, com figuras pretas e prateadas, e ainda se podia requisitar separadamente parte frontal de um castelo medieval feita de papelão. Mas nenhum dos dois conjuntos trazia a figura do Rei Arthur. Vejam abaixo:
Cópias da Britains
Agradecimentos a Sidnei Paulo Diana, da Brinquedos Raros pelafoto e Raul Aguiar pela informacao.
Cópias da Elastolin
A Gulliver só produziu uma figura do Rei Arthur (no mesmo ano de 1977), com lançamento do jogo "Xadrez do Rei Arthur", que trazia lindas peças feitas de plástico, muito detalhadas. Vejam abaixo:
Curiosidade 2 - Posteriormente, ainda nesta época, foi lançada a figura do personagem conhecido no Brasil como "Kung-Fu", baseada na série de TV homônima. Foram lançados dois modelos desta figura, em poses diferentes: uma do herói em treinamento (personagem calvo e de quimono e com a base removível), e outra do herói como "andarilho" (com cabelos compridos, roupas civis, chapéu e bolsa removíveis e com a base fixa). Compunham também o set "Kung Fu" mais seis cowboys dos conjuntos Forte-Apache. Caixa: 27 X 19,5 centímetros. Vejam as figuras e da caixa do mesmo abaixo:
Obs: Com base, bolsa e chapéu customizados por Lidaulino Soares de Souza Neto.

Agradecimentos ao colecionador Roberto Coelho por ceder fotos de sua coleção e pela informação.

FIGURAS:
Coyote – Figura sentada, chapéu sombreiro, base e cavalo.
Raridade: ***
Escultura: ***
Acabamento: ***
Obs: Chapéu customizado por Raul Aguiar.
Zorro – Figura sentada, chapéu, espada, chicote, capa de plástico rígido, base e cavalo.
Raridade: ***
Escultura: ***
Acabamento: **
Obs: Com o chicote e chapéu customizados por Lidaulino Soares de Souza Neto.
O Fantasma à Cavalo – Figura sentada, base e cavalo.
Raridade: ***
Escultura: ***
Acabamento: **
O Fantasma – Figura a pé, suas botas são na cor preta, diferente da versão à cavalo que era na cor azul.
Raridade: ****
Escultura: ***
Acabamento: **
Curiosidade 3 - Foi lançado no mesmo o ano um conjunto completo do Fantasma, da série “África Misteriosa”. Era composto por Fantasma à Cavalo, Capeto, Fantasma à pé, Trono do Julgamento, nativos africanos (ou no caso os pigmeus de Bandar), Palmeiras e Vegetação. Além deste conjunto eram vendidas figuras em cartelas, contendo seis figuras, com caçadores e nativos africanos. Vejam:
Batman – Figura em pé, capa de plástico rígido e base. A primeira versão do Batman lançada pela Gulliver teve duas variantes, uma com o símbolo do Morcego no peito em alto relevo, e outra com o símbolo somente pintado.
Raridade: ****
Escultura: *
Acabamento: **
Obs: A pintura não é original, essa foi refeita por Edu Manzano.
Abaixo, a figura com o símbolo no peito em alto relevo. Outra diferença nessa figura é o pino de encaixe (no pé) para a base, nessa versão ficava no pé direito, enquanto na outra ficava no pé esquerdo:
Raridade: ***
Robin – Figura em pé, capa de plástico rígido e base. Assim como a figura do Batman, a do menino prodígio também teve duas variantes, uma com seu uniforme pintado com a as cores invertidas (como a que vinha no Batmóvel). Vejam abaixo:

Raridade: ****
Escultura: ***
Acabamento: **
Obs: A pintura não é original, essa foi refeita por Edu Manzano.
E outra com as cores corretas, vejam abaixo:

Raridade: ***
Falcão – Figura em pé com uniforme verde e dourado, com o Falcão (Ave) Asa Vermelha removível e base.
Raridade: *****
Escultura: ***
Acabamento: ***
Obs: A pintura não é original, essa foi refeita por Edu Manzano.
Capitão América – Figura em pé, braços removíveis, escudo removível e base. O escudo desta série tem sua estrela central com seis pontas, diferente do escudo lançado juntamente com a figura das coleções posteriores, já com a estrela central na forma correta (original do personagem) com cinco pontas.
Raridade: *****
Escultura: ***
Acabamento: ***
Obs1: Face restaurada e a pintura não é original, essas refeitaspor Douglas Meneses.
Obs2: Escudo repintado por Edu Manzano.
Homem Aranha – Figura em pé com base. Esta figura do Homem-Aranha não possui o símbolo da aranha no peito. Assim como a figura do Batman, e a do Robin, também teve duas variantes, uma com o símbolo da Aranha nas costas em alto relevo, e outra com o mesmo somente pintado. Vejam abaixo a versão com o símbolo nas costas somente pintado:
Raridade****
Escultura: *
Acabamento: **
Obs: A pintura não é original, essa foi refeita por Edu Manzanoe mão esquerda customizada.
Vejam abaixo a versão com o símbolo nas costas em alto relevo:
Raridade: ***
Curiosidade 4 - O “Conjunto Tarzan” não faz parte desta coleção, mas foi a primeira figura do “Rei das Selvas” feita pela Gulliver, lançada em outro conjunto da série “África Misteriosa”, também neste mesmo ano. Composta pelo Tarzan em duas versões utilizando a mesma figura, uma com uma faca e base removíveis e outra sem a faca e base (sem o pino de encaixe no pé também), simulando estar pendurado em um cipó, as outras figuras eram Jane (mulher de Tarzan), Boy (filho de Tarzan), animais, árvores e vegetação. Havia a cartela com seis figuras compatíveis também, com caçadores e nativos africanos.
Curiosidade 5 - Muitas das figuras deste set não são originais, temos diversos exemplos também nas séries Forte-Apache de figuras de Cowboys, Índios e Soldados, e nesse caso de animais, que a Gulliver lançou, as quais são na maioria de origem européia. Abaixo um exemplo com um set da BUM (Barcelona Universal Models) da Espanha.


VEICULOS
Automóveis
Batmóvel com Motor - Era de tamanho pequeno, com motor movido à pilha, é sem duvida um dos itens mais difíceis de se encontrar hoje em dia da coleção, realmente raríssimo.
- Caixa: 6,8 x 15,2 x 5,1 cm.
Raridade: *****
Agradecimentos ao colecionador Sérgio Campos pelas fotos.
Batmóvel sem Motor Esse era maior que a versão motorizada, e bem mais conhecido. As figuras do Batman e Robin tinham as mãos removíveis e a cintura também (para serem fixados ao banco). Saíram três versões dele:
1ª Versão
- Com faróis e lanternas transparentes.
- Rodas prateadas com o símbolo do morcego em alto relevo.
- Figura do Robin com as cores do uniforme trocadas (invertidas).
- Volante em formato “U” prateada.
- Pára-brisas em acrílico azul transparente.
- Grade na parte da frontal (do radiador) prateada.
- Retrovisores prateados.
- Adesivos laterais do símbolo Morcego no formato de um “círculo” amarelo.
- Antena prateada.
- Canhões traseiros prateados.
- Sirene em acrílico vermelho transparente.
- Caixa: 15,2 x 39,5 x 12.
Raridade: *****
Há um detalhe curioso nesse primeiro modelo, referente ao símbolo do morcego nas portas laterais, esses adesivos tinham um formato mais arredondado do que o tradicional formato “oval” amarelo. Também na “asa” da silhueta do morcego do símbolo havia menos pontas, vejam abaixo:
2ª Versão
O modelo usado era basicamente o mesmo da primeira versão, mas com as seguintes diferenças:
- Figuras remodeladas.
- Figura do Robin com as cores de seu uniforme corretas.
- Rodas brancas sem o símbolo do morcego em alto relevo.
- Volante em formato “U” branco.
- Pára-brisas em acrílico transparente.
- Grade na parte da frontal (do radiador) branca.
- Retrovisores brancos.
- Antena branca.
- Canhões traseiros brancos.
- Sirene pintada em vermelho.
Raridade: ****
- Adesivos laterais do símbolo Morcego no formato “oval” amarelo, a “asa” da silhueta do morcego do símbolo já com mais pontas.
- Sem caixa, vinham apenas plastificados.
3ª Versão
Item raro. Embora lançado em 1977, o número de unidades produzidas foi limitado, pois em breve sairia o novo modelo. É possível notar que a Gulliver já implementou neste as devidas modificações que iriam fazer parte da versão seguinte, como:
- Faróis azuis.
- Sem lanternas traseiras.
- Rodas amarelas.
- Sem pintura vermelha na parte frontal.
- Cor do uniforme do Batman (cinza).
- Adesivos laterais e na parte traseira de cima do carro.
- Pára-brisas em acrílico transparente.
Raridade: *****
Curiosidade 6: Todas estas versões possuem uma silhueta do Batman em alto relevo na parte inferior, a mesma usada pela Corgi (Inglaterra) em suas miniaturas. Daí surge à incógnita a respeito da verdadeira origem do molde. Abaixo, à parte de baixo do Batmóvel Gulliver (esq.) e Corgi (dir.).

Lanchas
Batlancha - Saíram duas versões, cada um com dois modelos diferentes, com e sem motor.
1ª versão - Em dois modelos, com e sem motor.

Com motor:
- Sem os adesivos laterais do símbolo do morcego.
- Figura do Robin com as cores do uniforme trocadas (invertidas).
- Movida à pilhas (o compartimento das pilhas ficava na parte de trás, debaixo da "Asa de Morcego" ou Aerofólio traseiro).
- Na cor roxa ou lilás e posteriormente na cor azul claro.
- Pára-brisas em acrílico azul transparente ou apenas transparente.
- Detalhes na cor prateada (antena, canhão sônico, painel, volante, cunhos de amarração e retrovisores).
- Dois cunhos amarração na popa e um na proa.
- Leme.
- Com reboque.
- Reboque com rodas brancas com o símbolo do morcego em alto relevo.
- Caixa: 16,7 x 37,5 x 13,6 cm.
Raridade: *****
Sem motor:
- O mesmo modelo usado na Batlancha motorizada, a diferença éAerofólio traseiro (que é a tampa do compartimento de pilhas), ao invés vinha apenas uma tampa com o símbolo do morcego. Além de vir sem o motor, compartimento de pilhas e hélice naturalmente.
Na cor azul claro.
- Pára-brisas em acrílico transparente.
Raridade: *****
2ª versão - Também em dois modelos, com e sem motor.
Com Motor
- Figuras remodeladas
- Figura do Robin com as cores de seu uniforme na ordem correta.
- Adesivos laterais do símbolo Morcego no formato “oval” amarelo
- Movida à pilhas (o compartimento das pilhas ficava na parte de trás, debaixo da "Asa de Morcego" ou Aerofólio traseiro).
- Na cor azul.
- Pára-brisas em acrílico transparente.
- Detalhes na cor branca (antena, canhão sônico, painel, volante, cunhos de amarração e retrovisores).
- Dois cunhos amarração na popa e um na proa.
- Caixa: 17 x 37 x 14 cm.
Raridade: *****
Sem Motor
- Também mesmo modelo usado na Batlancha motorizada, aúnica diferença é o Aerofólio traseiro (que é a tampa do compartimento de pilhas), ao invés vinha apenas uma tampa com o símbolo do morcego. Além de vir sem o motor, compartimento de plilhas e hélice naturalmente.
- Sem caixa, vinham apenas plastificadas.
Raridade: ****

Yudi Deguchi e Eder Pegoraro

Um comentário: