quarta-feira, 24 de abril de 2013

Superamigos - a melhor série animada










EmissoraCBS e NBC.
EmissoraRede Globo, Gazeta e SBT.
Ano de Produção: De 1973 a 1977 (16 episódios), 1977 (15 episódios), 1978 (16 episódios), 1979 (86 episódios), 1984 (16 episódios) e 1986 (10 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: DC Comics e Hanna-Barbera Productions.






Dvd:
Super Amigos - 1ª Temporada
Dvd:Super Amigos - 2ª TemporadaDvd:Super Amigos -Episódios Perdidos

O Desenho.

A Dc Comics já tinha alcançado uma boa repercussão com as séries animadas do Super-Homem,Aquaman e Batman, quando a Hanna-Barbera decidiu reunir os maiores heróis da editora para protagonizarem uma série de desenhos animados onde eles agissem juntos, surgia o desenho Os Super Amigos.
A série, com uma hora de duração, teve o design dos personagens adaptados por Alex Toth, o criador do Space Ghost, que também era o supervisor de animação. O roteirista da DC Carmine Infantino participou da série como consultor.

A História.

Nos desenhos do Super Amigos as histórias seguiam sempre a mesma linha. Através de um monitor gigante instalado na Sala de Justiça os heróis de plantão, que obviamente nem sempre eram os todos do elenco, recebiam um comunicado de perigo de alguma parte do planeta, e seguiam para combater o mal.
A Sala de Justiça possuía uma garagem em seu subsolo onde estavam o Batmóvel e o Jato Invisível da Mulher Maravilha, veículos muito usados na série.
As histórias eram narrados num ritmo muito ágil, para acompanhar a edição também veloz dos episódios. Já as cenas mostravam-se intercaladas por uma imagem e um efeito sonoro que indicavam passagem de tempo.



Vídeo da abertura em portuguêsTexto de Abertura"Super Amigos (SuperFriends)".
A primeira versão do desenho Super Amigos estreou no dia 8 de setembro de 1973, exibido pela emissora americana ABC, e ficou no ar  até 1975 nos Estados Unidos, mas teve seus episódios reprisados em 1976.
No desenho, Super-Homem liderava o grupo formado pelos principais heróis da DC Comics, incluindo a Mulher Maravilha, Batman, Robin e Aquaman. Juntos eles combatiam os vilões quase sempre nem tão poderosos assim. Da Sala de Justiça, os heróis recebiam pedidos de socorro das mais variadas partes do mundo.
Nessa primeira versão do desenho, o grupo contava com uma ajudinha de alguns aspirantes a heróis como os jovens Marvin, Wendy e o Cão Maravilha. Os três não tinham super-poderes, e viviam se metendo em encrencas, o que muitas vezes era a pauta do episódio para os heróis entrarem em ação.



Vídeo da abertura em portuguêsTexto de Abertura"Super Amigos - (The All-New Super Friends Hour)".
O sucesso de audiência que as reprises de Super Amigos tiveram em 1976 foi tão grande que a licenciatura dos heróis foi renovada pela Hanna-Barbera. O estúdio produziu em 1977 uma nova temporada, agora com algumas reformulações.
O programa intitulado The All-New Super Friends Hour, não tinha mais Marvin, Wendy e o Cão Maravilha que saíram da série, dando lugar aos Super Gêmeos, dois irmãos alienígenas com pele azulada que ativavam seus super-poderes juntando as mãos e dizendo: "Super-gêmeos ativar!" . O irmão Zan tinha o poder de se transformar em qualquer coisa ligada à água e a irmã Jayna em qualquer animal. Eles cuidavam do bichinho de estimação, o macaquinho espacial chamado Gleek.
O grupo titular de heróis continuava sendo o mesmo: Super-Homem, Mulher Maravilha, Batman, Robin e Aquaman, mas em alguns episódios outros heróis da Dc Comics faziam participações especiais como Gavião Negro, Mulher Gavião, e mais três heróis criados para representar outras comunidades dos Estados Unidos: Vulcão Negro, um afro-americano com poderes elétricos; Samurai, um asiático que comandava tufões e Chefe Apache, um índio que podia aumentar o seu tamanho. 




Vídeo da abertura em portuguêsTexto de Abertura"O Desafio dos Super Amigos (The Challenge of the Super Friends)".
No dia 8 de setembro de 1978, estreava na ABC a terceira versão do desenho Super Amigos. A mostra totalmente reformulada foi uma das mais conhecidas do seriado e durou 16 episódios.
O desenho agora com o título de O Desafio dos Super Amigos (The Challenge of the Super Friends), tinha um grupo maior de heróis lutando contra os piores vilões da Dc Comics que formavam o grupo da Legião do Mal. Chefiados por Lex Luthor, o grupo de mal-feitores era composto por Brainiac, Sinestro, Capitão Frio, Giganta, Solomon Grundy, Cheetah, Grodd, Espantalho, Homem-Brinquedo, Arraia-Negra e Bizarro. A Legião arquitetava planos maquiavelicos no intuito de dominar o mundo. Para isso se reuniam numa base de operações em formato de um capacete parecido com o do Darth Vader, que ficava escondida sob um pântano assombrado.
Para enfrentar um grupo tão grande de seres perversos os Super Amigos se reforçaram, e além dos heróis já existentes na temporada anterior a Sala de Justiça recebeu o ingresso de Lanterna-Verde, Relâmpago (Flash), Arqueiro Verde e Eldorado. Os Super-gêmeos e Gleek não faziam mais parte do grupo de heróis.




Vídeo da abertura em portuguêsTexto de Abertura"Os Fabulosos Super Amigos (The World Greatest Super Friends)".
Agora com o título de The World Greatest Super Friends (ou SuperFriends IV), o grupo de mal-feitores da Legião do Mal sai do programa e o grupo de heróis da DC volta à sua composição original. Super-Homem, Mulher-Maravilha, Batman, Robin, Aquaman, os Super-Gêmeos e Gleek, voltam  a combater o mal sem muitos super vilões para atrapalhar.
Essa fase que estreou na emissora americana ABC no dia 22 de setembro de 1979 totalizou apenas 8 episódios, completando a programação da temporada com reprises de O Desafio dos Super Amigos.




Vídeo da abertura em portuguêsTexto de Abertura"Super Amigos - (The Superfriends Hour Shorts)".
No dia 4 de outubro de 1980 foi a vez de estrear na American Broadcasting Company (ABC) a quinta versão do desenho.
A maior parte dos episódios giravam em torno de missões lideradas pela equipe original do desenho, incluindo os Super-Gêmeos, mas também tivemos a aparição de outros heróis como: El Dorado, Samurai, Chefe Apache, Vulcão Negro e Átomo, um herói pequeno mas bem poderoso.
Muitas histórias seguiram com os heróis tendo correr em socorro de jovens metidos em encrencas, sem precisar combater nenhum vilão poderoso, mas em alguns poucos episódios tivemos aparições de nomes como Brainiac, Hul, Mxyzptlk, Sinestro e Solomom Grundy. 
 Esse formato durou até 1984,  incluindo reprises dos episódios antigos, que eram chamadas simplesmente de Os Super Amigos.



Vídeo da abertura em inglês"Super Amigos - (Super Friends: The Legendary Super Powers Show)".
A quinta temporada exibida em 1984, recebeu o nome de Super Friends: The Legendary Super Powers Show, título recebido para acompanhar a nova série de brinquedos da fabricante Kenner, linha intitulada "Super Powers". A mostra teve um total de 16 episódios.
Na formação dos heróis estão: Super-Homem, Batman, Robin, Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde, Flash, Átomo, Homem-Águia (Gavião Negro), Chefe Apache, Vulcão Negro e El Dorado como integrantes já veteranos da série. É nessa temporada que aparecem pela primeira vez  os jovens  Cyborg (dos Novos Titãs) e Tempestade (Nuclear), um estudante de física que, unindo sua mente à de um professor, se transformava em um ser poderoso que voava, soltava raios e podia mudar a estrutura de qualquer coisa não-orgânica. Ele lutava ao lado dos Super Amigos contra os planos do vilão Darkseid.




Vídeo da abertura em Português"Super Amigos (Super Powers Team: Galactic Guardians)."
Em 1985 chegava a Tv a última temporada de desenhos do grupo de heróis. Lanterna Verde e Relâmpago, estavam no grupo fixo dos Super Amigos. Mais uma vez não havia os Super-gêmeos e os heróis teen eram representados pelos Titãs, em especial o herói Cyborgue.
O desenho acabou em 1986 e foi considerado um dos mais fiéis aos quadrinhos. A temporada possui apenas 10 episódios de meia-hora de duração.



Dubladores Originais

Dubladores Brasileiros

Os Super Amigos (1973)

Danny Dark .... Super Homem
Olan Soule .... Batman
Casey Kasem .... Robin
Shannon Farnon .... Mulher Maravilha
Norman Alden .... Aquaman
Sherry Alberoni .... Wendy
Frank Welker .... Marvin
Ted Knight .... Narrador



Os Super Amigos (1977)

Danny Dark .... Super Homem
Shannon Farnon .... Mulher Maravilha
Olan Soule .... Batman
Casey Kasem .... Robin
Norman Alden .... Aquaman
Michael Bell .... Zan
Liberty Williams .... Jayna
William Woodson .... Narrador



O Desafio dos Super Amigos (1978)

Danny Dark .... Super-Homem
Shannon Farnon .... Mulher Maravilha
Olan Soulé .... Batman
Casey Kasem .... Robin
Bill Callaway .... Aquaman
Jack Angel .... Relâmpago
Michael Rye .... Lanterna Verde
Jack Angel .... Samurai
Buster Jones .... Vulcão Negro
Jack Angel .... Gavião Negro
Michael Rye .... Chefe Apache
Stanley Jones .... Lex Luthor
Ted Cassidy .... Brainiac
Michael Bell .... Bizarro
Vic Perrin .... Sinestro
Ted Cassidy .... Gafanhoto
Dick Ryan .... Capitão Frio
Frank Welker .... Homem-Brinquedo
Stanley Ross .... Grodd
Ruth Forman .... Giganta
Marlene Aragón .... Cheetah
Don Messick .... Espantalho
Jimmy Weldon .... Solomon Grundy
Bob Lloyd .... Narrador



Super Amigos (1979)

Danny Dark .... Super Homem
Shannon Farnon .... Mulher Maravilha
Olan Soule .... Batman
Casey Kasem .... Robin
William Callaway .... Aquaman
Michael Bell .... Zan
Liberty Williams .... Jayna

 


Super Amigos e a Liga de Super Heróis (1984)

Danny Dark .... Super Homem
Constance C. .... Mulher Maravilha
Adam West .... Batman
Casey Kasem .... Robin
William Callaway .... Aquaman
Fernando Escandon .... El Dorado
Michael Rye .... Chefe Apache
Mark L. Taylor .... Nuclear
Buster Jones .... Vulcão Negro
Michael Bell .... Zan
B.J. Ward .... Jayna
Jack Angel .... Samurai
Frank Welker .... Darkseid
Stan Jones .... Lex Luthor
Stanley Ralph Ross .... Brainiac



Os Super Amigos (1986)

Danny Dark .... Super Homem
B.J. Ward .... Mulher Maravilha
Adam West .... Batman
Casey Kasem .... Robin
William Callaway .... Aquaman
Ernie Hudson .... Cyborg
Michael Rye .... Lanterna Verde
Mark L. Taylor .... Nuclear
Frank Welker .... Darkseid
Stanley Ralph Ross .... Brainiac
Os Super Amigos (1973)
Herbert Richers:

Roberto Maya .... Super Homem
Pádua Moreira .... Batman
Rodinei Gomes .... Robin
Diana Morell .... Mulher Maravilha
Waldyr Sant'Anna .... Aquaman
Nair Amorim .... Wendy
Luiz Manuel .... Marvin
Telmo de Avelar .... Narrador



Os Super Amigos (1977)
Herbert Richers:

Guálter França .... Super Homem
Ilka Pinheiro .... Mulher Maravilha
Nílton Valério .... Batman
Carlos Marques .... Robin
Orlando Prado .... Aquaman
André Filho .... Zan
Vera Miranda .... Jayna
José Santana .... Narrador



O Desafio dos Super Amigos (1978)
Herbert Richers:

Guálter França .... Super-Homem
Ilka Pinheiro .... Mulher Maravilha
Nílton Valério .... Batman

Newton da Matta .... Batman
Carlos Marques .... Robin
Orlando Prado .... Aquaman
Newton da Matta .... Relâmpago
Francisco Turrelli .... Lanterna Verde
Celso Vasconcelos .... Vulcão Negro
André Luís "Chapéu" .... Samurai
Silvio Navas .... Gavião Negro
Darcy Pedrosa .... Chefe Apache
Mílton Luís .... Lex Luthor
Júlio César .... Brainiac
André Luiz "Chapéu" .... Bizarro
Orlando Drummond .... Sinestro
João Jacy .... Gafanhoto
Mário Monjardim .... Capitão Frio
Aírton Cardoso .... Homem-Brinquedo
João Jaci .... Grodd
Neusa Tavares .... Giganta
José Santana .... Narrador



Super Amigos (1979)
Herbert Richers:

Marcos Miranda .... Super Homem
Ilka Pinheiro .... Mulher Maravilha
Newton Da Matta .... Batman
Carlos Marques .... Robin
Orlando Prado .... Aquaman
André Filho .... Zan
Vera Miranda .... Jayna


Super Amigos e a Liga de Super Heróis (1984)
Herbert Richers:

Marcos Miranda .... Super Homem
Ilka Pinheiro .... Mulher Maravilha
Newton da Matta .... Batman
Carlos Marques .... Robin
Orlando Prado .... Aquaman
Darcy Pedrosa .... El Dorado
Garcia Neto .... Chefe Apache
Nelson Batista .... Nuclear
Garcia Neto .... Vulcão Negro

Júlio Chaves .... Zan
Garcia Neto .... Samurai
Sílvio Navas .... Darkseid
André Luiz "Chapéu" .... Brainiac




Os Super Amigos (1986)
Herbert Richers:

Nilton Valério .... Super Homem
Ilka Pinheiro .... Mulher Maravilha
Newton Da Matta .... Batman
Carlos Marques .... Robin
Orlando Prado .... Aquaman
Celso Vasconcelos .... Cyborg
Francisco Turelli .... Lanterna Verde
Nelson Batista .... Nuclear
Silvio Navas .... Darkseid
André Luiz "Chapéu" .... Brainiac

Leia Também

12 de Março de 2008


19 de Dezembro de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário