quinta-feira, 16 de maio de 2013

Besouro Azul - Dan Garret


Besouro Azul I 

(acima, o personagem na era de ouro dos quadrinhos)

Esse super-herói, que lembrava visualmente o “Fantasma” de Lee Falk, apareceu pela primeira vez na revista “Mystery Men Comics” 1 (data de ago. de 1939 na capa), propriedade do chefão dos quadrinhos Victor Fox (a empresa respondia pelos nomes de Fox Feature Syndicate, Fox Comics e Fox Publications). O Besouro era, na verdade, o policial novato Dan Garrett, que secretamente combatia o crime como super-herói. Para isso, seguia uma dieta secreta e usava uma roupa de cota que o tornava “quase invulnerável”. 

Há controvérsias sobre quem exatamente criou o Besouro Azul. Sabe-se que ele foi concebido visualmente pelo desenhista Charles Nicholas. Mas o escritor permanece uma incógnita. Pesquisadores sérios como Ron Goulart sugerem que o autor POSSIVELMENTE foi Will Eisner, mas não dão certeza. Sites como a Toonopedia, de Don Markstein, também credita apenas Nicholas. A verdade é que, até que surja uma evidência palpável, o roteirista continuará anônimo.

Animado com o sucesso do Besouro, Fox o lançou também em forma de tiras diárias (em preto e branco) para jornais, veiculadas pelo Fox Feature Syndicate. A tira estreiou em janeiro de 1940. Embora fosse creditada a Nicholas, o verdadeiro desenhista dessas “daily strips” era Jack Kirby. 

Em 1941, no entanto, Fox, por motivos financeiros, suspendeu todas as suas revistas. Besouro passou a ser publicado no ano seguinte pela Holyoke Publishing (que imprimia os gibis de Fox). Dois anos depois os direitos do personagem voltaram para Fox. 

Em 1954, o Besouro Azul foi comprado por uma editora recente, que estava se firmando no campo dos quadrinhos: a Charlton. Hoje, o personagem pertence à DC Comics.

Em 1964, quando os super-herói voltaram com força total na chamada Era de Prata dos comics, a Chalton fez uma segunda tentativa com o Besouro. A nova revista “Blue Beetle” foi lançada naquele mesmo ano, com data de junho na capa. As novas aventuras eram escritas por Joe Gill, que recebeu a missão de revitalizar o personagem. Assim, agora Dan era um arqueólogo e cientista aventureiro que se transformava em seu alter ego com a ajuda de um escaravelho mágico que ele achou numa tumba egípcia e a palavra mágica “Kaji Dha”. Gill mudou também o uniforme do Besouro, eliminando a máscara, a malha de cota e adicionando óculos vermelhos e uma crista. 

Em 1967, a série ganhou um novo desenhista, o conhecido Steve Ditko, vindo da concorrente Marvel, onde fazia o Homem-Aranha. Ditko apresentou um novo Besouro, Ted Kord, que, apesar do título, era um outro personagem, com um uniforme diferente, lembrando até o Aranha (seria uma alfinetada do desenhista, que pedira demissão da Marvel por não suportar seu editor, Stan Lee). 

O Besouro original era publicado entre nós em “Globo Juvenil Mensal” (como “Escaravelho”) e “O Guri" (como “Escaravelho Azul”). Passou a ser chamado de “Besouro Azul” na Abril.

Recentemente, esse Besouro Azul original apareceu no desenho animado “Batman: The Brave and the Bold”. 

- Antônio Luiz Ribeiro 


Notas e fontes —
Ron Goulart, “The Comic Book Reader's Companion”, pág. 20; 
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=materias&cod_materia=149
charltonlibrary.blogspot.com.br/2011/08/blue-beetle-1-vol2-june-1964.html


Fonte:http://www.guiadosquadrinhos.com/personbio.aspx?cod_per=4913












Nenhum comentário:

Postar um comentário