sexta-feira, 17 de maio de 2013

Besouro Azul - Ted Kord

 
Super-herói do mesmo co-criador do “Homem-Aranha”. Apareceu pela primeira vez no gibi “Captain Atom” 83 (com data de novembro de 1966), da antiga editora Charlton, como historieta complementar. Na história seguinte, revela-se que Ted Kord — um cientista cuja base ficava no velho edifício Kord, construído por seu pai — era o Besouro Azul. 

Sua derradeira aparição na revista do Capitão foi também o final da colaboração entre o roteirista Gray Friedrich e o artista Steve Ditko. A revista do Besouro Azul surgiu em julho de 1967, escrita por D.C. Glanzman. Sua origem não tardou a ser revelada: ele trabalhava com seu tio Jarvis em experiências secretas quando uma explosão destruiu o laboratório. Ted sobreviveu, mas o corpo de seu tio não foi encontrado nos escombros. Para investigar o mistério, ele chamou seu velho amigo da faculadade, Dan Garret. Os dois foram parar então numa ilha, onde seu tio havia formado um exército de mercenários. Durante a luta contra o velho Kord, Garret foi morto, mas não antes de revelar sua identidade secreta de Besouro azul para seu jovem amigo, que prometeu ao seu mentor seguir seus passos como herói, dando continuidade a seu trabalho.

Um anos depois, o número final do Besouro Azul apresentava um estilo um tanto diferente, mais na linha do Questão (o segundo personagem da revista do Besouro). Ted e o Questão eram perseguidos por um supervilão. A aventura seguinte não foi publicada até o ano de 1974, quando saiu no “Charlton Portfolio”, um fanzine sob o comando de Bob Layton.

Com o passar dos anos, foram revelados aos leitores mais detalhes sobre o passado de Ted, principalmente depois que este foi para a DC. Ele era um menosprezado gênio das finanças que fez fortuna à frente dos negócios da família na Kord Omniversal Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. 

Diferente do Besouro original, que dependia de seus superpoderes, Ted vale-se de sua inteligência, agilidade e um vasto arsenal de armas. Treinando até o limite da perfeição física (apesar de sua tendência de relaxar e assistir a muitos vídeos musicais), Ted criou seu uniforme e estabeleceu sua identidade, apesar de não ter herdado os poderes de seu antecessor, mesmo estando de posse do antigo escaravelho. Ted idealizou e construiu, sozinho, sua nave, o “Inseto”, baseado em antigas pesquisas da KORD Ltda., porém bastante melhorado por ele.

Quando a companhia foi destruída ele decidiu se tornar super-herói em tempo integral, unindo-se à recém formada Liga da Justiça de Maxwell Lord. Durante seu tempo na equipe, Besouro e seu melhor amigo, Gladiador Dourado, ganharam reputação de serem mais palhaços do que membros efetivos da equipe. Mais tarde, Besouro e Gladiador se uniram ao Capitão Átomo para fundarem o grupo dissidente da LJI, a Justiça Extrema.

Tempos depois, Kord descobriu que Lord planejava exterminar todos os heróis da Terra através do Irmão-Olho. Nesta batalha, Kord foi apparentemente morto por Lord.

Na TV:

Recentemente, participou do desenho animado "Batman: The Brave and the Bold" — episódio "Fall of the Blue Beetle" (2009). 


Fonte: Guia dos Qaudrinhos






Nenhum comentário:

Postar um comentário