quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cachorro picado por cobra ao salvar dono apresenta melhora, em Goiânia

Pra ser hérói, não precisa nem ser da raça humana, basta ter um coração nobre... GN


'Toquinho' já se alimenta bem, mas ainda tem dificuldade motora.
Várias pessoas ofereceram doações para ajudar a pagar o tratamento dele.



Luísa GomesDo G1 GO




45 comentários
Toquinho recebeu duas doses de antídoto contra
veneno (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)

Responde bem ao tratamento o cachorro Toquinho, picado por uma cobra ao defender um dos donos, em Goiânia. Segundo a veterinária Fernanda Marques, o estado de saúde do cão na manhã desta segunda-feira (20) é melhor que nos dias anteriores. “Ele teve uma melhora clínica muito boa, já está se alimentando muito bem, tem um pouco de dificuldade motora, mas por conta da toxicidade. Em vista do que aconteceu, está ótimo”, afirma.

De acordo com a veterinária, Toquinho tomou duas doses de antídotos contra o veneno da cobra: uma no mesmo dia em que foi picado e outra no domingo (19). Com a melhora no quadro clínico, não há expectativa de que seja necessária outra dose. Além disso, segundo Fernanda, a pele onde foi a picada não necrosou, ao contrário do que ocorre na maioria dos casos.

De acordo com o departamento financeiro da clínica, as despesas com o cachorro chegam a R$ 1.230 até esta segunda-feira. Na conta, estão incluídas as diárias de internação, soros, exames e uma bomba de infusão de alimentos. A clínica esclarece que R$ 750 já foram quitados por antigos clientes da clínica que se solidarizaram com o cachorro e seus donos.
saiba mais
Cachorro que foi picado por cobra ao defender dono está em estado grave
Cachorro salva dono, mas acaba sendo picado por cobra, em Goiânia

Além disso, o estabelecimento já recebeu várias ligações de pessoas interessadas em ajudar. “Estamos anotando o telefone das pessoas e, se precisar, a gente entra em contato. Mas não estamos recolhendo doações. Só vamos recolher se precisar”, afirma o proprietário da clínica, Ronaldo Medeiros de Azevedo.

Dono do cachorro, o estudante Danilo Martins, 16, afirma que já recebeu mais de 50 ligações, dentre elas cinco de pessoas que vivem no exterior, que prometeram ajudá-los. “A maioria é de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Rio Janeiro. Estou muito feliz, porque se não fossem as doações, não teria como manter ele não. A gente precisa do dinheiro porque, mesmo quando ele sair [da clínica], vamos ter que continuar o tratamento”, afirma. Porém, Danilo ressalta que ainda não verificou a conta bancária para confirmar se as doações realmente foram efetuadas.

Picada
Toquinho foi picado na testa, próximo ao olho, na noite de sexta-feira (17), no Setor Iris Ville II. Dono do animal, o estudante Daniel Martins, de 16 anos, estava no quarto, sentado usando o computador, quando a cobra entrou. “Quando ela foi dar o bote, o cachorro entrou na frente e a cobra picou ele”, conta. Após ser picado, o cão latiu para a cobra duas vezes antes de se esconder sob uma cama, gemendo de dor.

O padrasto do estudante matou a cobra, de cerca de 1,5 metro, com um pedaço de pau. Segundo Daniel, era uma cascavel. Eles socorreram Toquinho, que foi levado ao veterinário por um vizinho. Daniel se emociona ao lembrar do que aconteceu e se diz muito grato ao animal de estimação: “Ele salvou minha vida”.
Cachorro salva dono, mas é picado por cobra, em Goiânia, Goiás (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal)Toquinho foi picado por cobra ao defender o dono (Foto: Danilo Martins/Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário