sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Copa pra quem???


Ao ser escolhido pela FIFA para sediar a Copa do Mundo de 2014, o Governo Federal brasileiro responsabilizou-se por apresentar condições e estrutura nos padrões exigidos e adotados pelos demais países que sediaram os jogos. A princípio, sediar uma Copa do Mundo traria perspectivas bastante positivas à população, pois assim o país receberia maiores investimentos, haveria, também, melhoria na infraestrutura das cidades onde acontecerão os jogos, maior geração de renda e de emprego. No ano da Copa o contexto está bastante diferente.

Para organizar e preparar o país para receber as 32 equipes, suas comitivas, e os turistas que virão prestigiar o evento, o Governo não poupou esforços e investimentos. Além disso, grande atenção fora dada à segurança no entorno dos estádios e nas cidades sedes. Para garantir que os jogos aconteçam em clima de país desenvolvido, algumas medidas foram tomadas desde 2007, quando, oficialmente, a FIFA anunciou o Brasil como sede da Copa que ocorrerá este ano.

As Unidades de Polícia Pacificadora, no Rio de Janeiro, ficaram responsáveis por desarticular quadrilhas que controlavam favelas da cidade como Estados paralelos.
Em 2014, grande parte das favelas situadas na Zona Sul do Rio de Janeiro, área mais “rica” da cidade, já foram pacificadas, mas as zonas mais violentas da cidade ainda estão sob o comando das quadrilhas. Outras capitais e cidades brasileiras aderiram ao projeto. Porém, moradores afirmam que a polícia não os respeita e que o tráfico de drogas ainda ocorre em grandes proporções na região.

A Remoção de famílias no entorno de estádios garante a mobilidade e a segurança dos atletas e turistas que estarão no Brasil durante os jogos. Diversas famílias foram retiradas dos locais onde moravam. A execução da remoção se deu com o apoio da polícia.

O descaso com o povo não pára. A situação da saúde, do transporte coletivo, da educação e do saneamento básico brasileiro evidencia que a Copa não atendeu de maneira alguma às expectativas do povo. Segundo o site da Uol, as obras dos estádios onde ocorrerão os jogos da Copa não cumpriram o prazo de entrega que se encerrava em 31 de dezembro de 2013. A perspectiva para inflação nos próximos doze meses, segundo o site do G1, é de 6,05%. O salário mínimo brasileiro é de R$ 724,00. O site da FIFA no Brasil vende ingressos para assistir aos jogos da seleção na Copa do Mundo cujos valores variam de R$ 180,00 a 200,00.

Copa para quem???

Nenhum comentário:

Postar um comentário