sábado, 6 de dezembro de 2014

Super Mouse


Quem não se lembra do simpático, faceiro e destemido camundongo, que se transformava em Super Herói, fazendo uma divertida analogia ao Super Homem?
O personagem Super Mouse foi criado em 1942 pelos estúdios Terrytoons, sendo inicialmente exibido em um curta-metragem para o cinema chamado “O Rato do Futuro”. Seu sucesso e difusão logo foram para a televisão, encantando e animando gerações. O desenho animado do Super Mouse era bastante exibido durante a década de 80 nos programas infantis matinais e fez fãs que até os dias de hoje cultuam e admiram este curioso e gracioso ícone da animação. O desenho se destacava por mostrar diálogos cantados e o bordão do herói logo se tornou conhecido entre a garotada – “Super Mouse é seu amigo, vai salvá-lo do perigo”

Logo que surgiu, o personagem usava uma roupa bem parecida com a do Super Herói que inspirou sua criação, o Superman, ou seja, uniforme de cor azul e capa esvoaçante vermelha. Posteriormente, adotou-se o uniforme amarelo e manteve-se a capa vermelha.
Como Super Herói, esse ratinho especial era dotado de incríveis poderes: visão de raio X, força descomunal, habilidade de voar e, em alguns episódios, usava da hipnose para movimentar objetos inanimados e viajar no tempo. Quando voava em alta velocidade, ouvia-se um zumbido, efeito sonoro característico de sua aparição. Um feixe de luz dava continuidade à sua capa, rasgando os céus de tal forma a tornar-se palpável e podia ser usado como uma espécie de laço para aprisionar seus inimigos.
Os inimigos do Super Mouse geralmente eram terríveis felinos, gatos espaciais, que constantemente ameaçavam a paz e harmonia de Mouseville, habitada por seus amigos camundongos. Mouseville era feita de queijo e se assemelhava muito à Lua, por sua forma esférica e crateras.

O Super Mouse teve duas namorada: Mitzi (nos quadrinhos) e a adorável Pérola Pureheart, que como a namorada do Superman, Lois Lane, vivia se metendo em emboscadas e arriscadas missões, mas sempre era salva pelo Super Mouse quando este ia a seu encontro depois de ouvir o apelo “Socorro Super Mouse”.
Seu principal arqui-inimigo era Gato Gatuno, com aparência de gângster.

Sempre destemido, o Super Mouse combatia malignos vilões e enfrentava os mais arriscados perigos, tudo para salvar seus amigos de qualquer mal. Estava sempre alerta, vigiando seu planeta através de uma enorme luneta.


Curiosidades:
· No Brasil, os quadrinhos do Super Mouse foram publicados pela Ebal na década de 60, que o chamou de Possante. Nos anos 70 e 80, foram relançados pela Editora Abril.

· Se não fosse o lançamento de um game da Atari e um comercial exibido em 2001, o Super Mouse não seria mais visto após o lançamento das 10 revistas em quadrinhos da Marvel Comics.

· A emissora de TV Nickelodeon produziu um filme em animação computadorizada do Super Mouse, com lançamento previsto para ainda este ano.

· A CBS Operation, a Paramount Home Entertainment e a CBS Television Distribution detém, respectivamente, os direitos comerciais, de vídeo e dos curtas das séries para a televisão do Super Mouse.
Malú Ignácio


Fonte; http://www.autobahn.com.br/desenhos/super_mouse.html

2 comentários:

  1. Me lembro que os antigos passaram na TVS (SBT).
    Os da 2ª série (da Filmation), passaram na Globo.
    E no final dos 80 (e início dos 90), o SBT exibiu a 3ª série (mais loucona) do Ralph Bakshi (Fritz The Cat, O Mundo Proibido...), que a Globo reprisou há alguns anos (redublada!).

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário, vou dar uma pesquisada... uma enciclopédia de séries e desenhos esse garoto...

    ResponderExcluir