quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Especial Sociedade da Justiça da América - Parte I: As Eras de Ouro, Prata e Bronze

Esta série de Artigos sobre a SJA é a melhor matéria que ja li em toda a minha vida sobre um grupo ou personagem. A fonte original das matérias é: http://antimonitorhqsv1.blogspot.com.br/

Sociedade da Justiça da América foi o primeiro grupo de super-heróis da história. O grupo foi criado por Sheldon Mayer e Gardner Fox. A Sociedade surgiu da fusão daAll-American Publication e Detective Comics, que apesar de coligadas, a rigor, eram empresas independentes. O grupo apareceu pela primeira vez no inverno de 1940, na revista All-Star Comics #3. O sucesso foi tão grande que a equipe continua na ativa até os dias de hoje. Confira a seguir no novo especial do Antimonitor HQs os momentos mais importantes da equipe:
A primeira história da SJA foi publicada na revista All-Star Comics #3 (1940), que mostra um jantar em que cada membro relata suas aventuras. Só depois disso começaram as aventuras da equipe a deter sabotadores e espiões infiltrados nosEstados Unidos da América. Curiosamente, a origem do grupo foi mostrada apenas na HQ The Untold Origin of Justice Society, escrita por Paul Levitz e publicada em 1977 na revista DC Special #29. Esta origem continua sendo considerada oficial até os dias de hoje, mas após Crise nas Infinitas Terras, a participação de Batman e Superman foi apagada desta aventura.
SJA era formada por Flash (Jay Garrick), Lanterna Verde (Alan Scott), Gavião Negro, Átomo, Senhor Destino, Espectro, Sandman, Johnny Trovoada, Homem-Hora, Superman e Batman – esses dois últimos considerados membros honorários. A proposta editorial do grupo era mostrar aventuras de heróis que haviam aparecido em outros títulos, mas não tinham suas próprias revistas e por esta razão, no inicio, havia uma regra de que o grupo comportaria apenas membros que não possuíssem títulos próprios. Quem tivesse, ou viesse a ter, uma revista própria passaria a condição de honorário. Porém, logo essa regra foi abolida.Nos anos 1940, década conhecida como Era de Ouro dos Quadrinhos, a Sociedade da Justiça fazia muito sucesso, porém, passou por aquele vaivém de integrantes comum aos supergrupos. Alguns deixaram a equipe definitivamente para dar lugar a novos membros como Starman, Pantera, Doutor Meia-Noite, Sr Incrível Canário Negro. Além disso, a equipe contou com convidados especiais como a primeiraTornado Vermelho. Esta mudança também possibilitou o retorno de Flash e Lanterna Verde à ativa no grupo.
Surgida em All-Star Comics #8 (1941), a heroína Mulher Maravilha ingressou na equipe em 1942 e por possuir revista própria, passou a aparecer nas histórias da Sociedade como secretária da equipe. As aventuras da equipe eram ambientadas naSegunda Guerra Mundial, que assolava o mundo na época, e publicadas na revistaAll-Star Comics.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os leitores perderam o interesse pelas aventuras dos super-heróis e o gênero entrou em decadência. As aventuras da Sociedade da Justiça terminaram abruptamente na edição de número 57 de All-Star Comics (1951) já que a revista mudou de nome para All-Star Western Comics,passando a publicar quadrinhos de faroeste, sucesso na época.Da mesma forma que aconteceu com sua origem, o fim da SJA só foi explicado muito tempo depois em 1979, na revista Adventure Comics #466, escrita por Paul Levitz também. A história The Defeat of Justice Society se passava em 1951 e mostrou que a SJA foi obrigada a apresentar-se ao Comitê de Atividades Anti-Americanas do Senado para revelarem suas identidades secretas. Ao se recusarem, partiram para a aposentadoria.

O Grupo que nasceu e pereceu junto a Era de Ouro, passaria 12 anos no ostracismo.

Era de Prata: O Retorno
Era de Prata dos gibis se iniciou na década de 1960 com o surgimento de Barry Allen, o segundo Flash e outras versões reformuladas e modernas de heróis da Era de Ouro. Além de Flash (Barry Allen), surgiram outras e diversas novas versões de heróis dos anos 1940, alguns inclusive membros da Sociedade da Justiça: Lanterna Verde (Hal Jordan), Ekektron (Atom no original, assim como o Átomo da Era de Ouro), Mulher Maravilha, Batman, Aquaman, Superman, Gavião Negro e, além disso, de novos personagens, como o Caçador de Marte. Os principais heróis da Era de Prata se reuniam como a Liga da Justiça da América.

Com o passar do tempo, alguns fãs mais velhos e outros novatos, indagavam-se pelo o aconteceu com os heróis da Era de Ouro, inclusive a Sociedade da Justiça. Assim, em The Flash # 123, na clássica história Flash of Two WorldsJay Garrick encontrou-se com Barry Allen. Para explicar a reunião, foi revelado a existência de um Universo paralelo, a Terra 2, que abrigava todos os heróis da Era de Ouro, incluindo a Sociedade.

Já em Flash #137, os dois Flashes se unem para libertar Gavião Negro, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Átomo, Doutor Meia-Noite e Johnny Trovoada do vilão imortal Vandal Savage. Ao fim da aventura, a Sociedade da Justiça, que estava aposentada na Terra 2, decidem passar a se reunir novamente. Esta foi a deixa para o primeiro encontro entre SJA e LJA.
Assim, na antológica Justice League of América # 21 de 1963, as duas equipes uniram forças para derrotar um grupo de vilões que descobriu como vencer a barreira que separa a Terra 1 (a Terra habitada pelos heróis da Era de Prata) e a Terra 2. Estes encontros passaram a acontecer anualmente e duraram até 1985. Nestas reuniões, além de os demais personagens da Era de Ouro, foram mostradas novas Terras paralelas, que enriqueceriam mais ainda o Multiverso infinito da DC Comics. 

A Era de Bronze
Com a aceitação dos novos leitores, a Sociedade recuperou sua própria revista em 1976, na edição 58 de All-Star Comics, pois a DC optou por retomar a numeração da revista que abrigou a SJA do que lançar um novo título. A equipe, com fôlego renovado, vivia aventuras na décade de 70 na Terra 2 e recebeu novos membros: Robin, Sideral,Poderosa (prima do Superman desta realidade) e Caçadora (nesta realidade filha de Batman e Mulher-Gato).Além destes, o Superman e Mulher Maravilha da Terra 2 tornaram-se membros efetivos. Mesmo vivendo uma fase espetacular, a equipe não sobreviveu à chamada“Implosão DC”, uma polemica decisão editorial que cancelou diversos títulos de uma só vez. foi interrompida na edição 74, em 1978, e as aventuras do grupo migraram para a revista Adventure Comics, mas esta situação durou apenas algumas edições já que um famoso roteirista planejava algo grandioso para a equipe.Depois de 15 anos trabalhando na Marvel, o lendário escritor Roy Thomas foi para DC e por se grande adorador da Era de Outro, assumiu a responsabilidade de cuidar da Sociedade da Justiça, mostrando aventuras da equipe ambientadas na Segunda Guerra Mundial. Assim, em 1981, nasceu o Comando Invencível (All-Star Squadron), formado pela soma da Sociedade com praticamente todos os heróis da Era de Ouro da DC (contando os que foram adquiridos pela editora pelos anos). O grupo foi formado pelo presidente americano Franklin Roosevelt logo após o ataque a Pearl Harbor.Roy Thomas aproveitou a revista All-Star Squadron – que durou 67 edições, até 1987 – para retomar antigos conceitos como a o fato de a equipe ter sido rebatizada comoBatalhão da Justiça nos anos 1940 e também corrigiu diversos problemas de cronologia, chegando a explicar a aparência jovem dos membros da SJA e por quê a equipe não acabou com a guerra rapidamente.Além disso, Roy também criou a Corporação Infinito, uma analogia os Novos Titãs (da Terra 1) formada pelos herdeiros da Sociedade da Justiçaque foram recusados ao tentarem ingressar a equipe: Nuklon (afilhado de Átomo), Escaravelho de Prata (filho do Gavião Negro e Mulher Gavião), Fúria (filha da Mulher Maravilha da Terra 2 comSteve Trevor), Jade, Manto Negro (filhos do Lanterna Verde) Bóreas (afilhado do Gavião Negro), que ganharam como companheiros Sideral, Poderosa, Onda Mental JrCaçadora. Vale ressaltar, que as aventuras do Comando Invencível, SJA e Corporação Infinito, nesta época, se passavam na Terra 2.
Porém, uma crise abalaria toda a estrutura não só da Sociedade da Justiça e seus aliados, e sim de todo o Multiverso DC. 
CONTINUA NA PARTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário