sábado, 28 de fevereiro de 2015

Entrevista Do Gaucho Negro RLSH para o site Recanto das Letras com Juan Gomes




Entrevista com o super herói da vida real (RLSH) Gaucho Negro - Cinco anos de Atuação no RS.


A cinco anos atrás, surgiu no Brasil alguns poucos integrantes de um movimento internacional, iniciado no México, chamado Real Life Super Heroe (RLSH). Surgiram nomes como Ciclista Prateado, Super Super Dara, Morcego Cego, e muito outros, com nomes criativos, esdruxulos e inusitados, como Capitão Bonfa, Major Ninja, Aranha Negra e Baka Ninja. A maioria ja sumiu, mas um nome resiste firme e forte: o Gaucho Negro. Atuando nas ruas de Porto Alegre, Gravataí e Cachoeirinha, cidades gauchas que nem desconfiam que na calada da noite, um homem solitário as protege... ou tenta pelo menos fazer a diferença para algumas pessoas... fiz a primeira entrevista com o "herói" da vida real sulista pela primeira vez, acho que em 2012... até que no inicio do ano, um integrante do grupo "Batman Brasil" lembrou do justiceiro sulista ainda da época do orkut, fato que tomei conhecimento pelo amigo Clayton Godinho, colaborador da revista Mundo dos Super Heróis e editor do blog Chamando Super amigos, que foi o primeiro a entrevistar o herói da vida real sulista, e de lá para cá como ele nos conta agora, muita coisa mudou... Vamos a entrevista:




E Aí GN, tudo tranquilo? Como está essa força meu velho?

Gnrlsh - Tranquilo, e mais velho... risos

Lembro que na primeira entrevista a quase tres anos atrás vc parecia mais entusiasmado... o que mudou?

Gnrlsh - Muita coisa mudou garoto, estou mais velho, mais experiente e agindo com mais sabedoria, mas também mais pessimista em relação ao futuro do movimento RLSH no Brasil e em relação ao próprio futuro do país... em relação ao serviço voluntário que faço, mudou totalmente o modus operandi. No principio tentei reproduzir aqui as estratégias que usam no exterior, mas vi que no Brasil é diferente e desde então tenho feito de outras formas.


Seja mais especifico por favor...

Gnrlsh - antes eu separava um dia da semana para fazer as patrulhas, agora ampliei o conceito... onde eu estou, a qualquer hora do dia ou da noite, é a patrulha... também parei de fazer os Relatórios de Patrulha, divulgados no blog, pq pessoas inconvenientes descobriram pelas descrições onde eu atuava e apareceram para encher meu saco e fazer perguntas imbecis... continuo contando com meus amigos e familia para ações sazonais, como recolher alimentos, agasalhos, e ajudar instituições algumas vezes por ano... nessa área eu tenho procurado colaborar com igrejas e ongs e até ações entre amigos, do que eu mesmo organizar algo, é muita coisa pra fazer sozinho... Uso a fantasia somente nos eventos, nas ruas, sou apenas um homem andando vestido de preto... e carrego um lenço vermelho no bolso para colocar no rosto se necessário, e ás vezes, uso um chapéu preto... homenagem ao meu pai...




Acredito que quando vc começou, vc tinha uma expectativa. Esta expectativa se confirmou, vc ficou famoso? ganhou coisas, fez coisas relevantes?

Gnrlsh: As minhas expectativas sempre foram muito realistas... sabia que ia ser debochado, admirado por alguns poucos e olhado com reservas por muitos... numa sociedade consumista e egoísta como a nossa, algumas atiudes, altruístas ou não, são vistas sempre com reservas e criticas... na sua maioria, são criticas feitas sem fundamento e por pessoas futeis que não contribuem em nada com a sociedade, quem pratica algum tipo de voluntariado, seja tradicional, ou alternativo como o nosso, raramente critica... mas estou contente sim, meus filhos aprenderam a ser solidários e tudo o que foi feito até hoje, me traz muito orgulho...

Alguma das criticas te chateou?

Gnrlsh - olha a unica que achei de extremo mau gosto e de um preconceito chulo, aconteceu em um podcast do MdM, em que participa o Rodney Buchemy... sei lá se é assim que se escreve... um cidadão que fabrica fantasias do star wars com altissimo padrão de qualidade estava falando do seu trabalho, quando citou o movimento RLSH, um dos intregrantes, que não lembro o nome reagiu com extremo mau gosto, xingando, debochando e falando que um cara que se torna Rlsh deveria ser um frustrado, que não tem mulher, nem trabalho, que ele teria prazer em dar um coro se achasse um cara fantasiado na rua dando uma de super herói (como se fosse possivel, um nerd fdp dar um coro em alguém, sendo que nunca passou perto de um supino, nem de uma arte marcial). Álias, aquele podcast é de péssimo gosto, ele desconstrói a imagem de que nerd é inteligente. Prefiro o podcast da Dínamo HQ, em que participam meus amigos Rogério de Souza e Daniel Hdr, que é muito melhor, o Arghcast.




Quando te entrevistei a primeira vez, vc nunca tinha usado de violencia em suas abordagens e de lá pra cá, foi preciso ser violento em alguma ocorrencia?

Gnrlsh - Violencia explicita não, apenas tive que fazer algumas abordagens mais incisivas. Até hoje ninguém abordado teve peito pra sair no braço comigo... me orgulha muito o fato de no ano de 2014 ter evitado um estupro. O cara fugiu, mas pelo menos a mulher foi ajudada...




O que vc aprendeu nestes cinco anos de atuação?

Gnrlsh - aprendi que é impossivel existirem super heróis na vida real, pelo menos por enquanto... por enquanto policiais, bombeiros, paramédicos e militares são o que existe de mais próximo disso. Na vida real vc sente dores, sofre contusões que demoram semanas e até meses para sarar... também a idade traz limitações...

Gostaria de deixar algum recado para quem enxerga o movimento RLSH como alternativa de voluntariado?

Gnrlsh - Não sei se alguém vai querer, todos que fizeram contato comigo para saber como fazer pareciam estar sofrendo delirios, fora da realidade... mas se alguém levar isto a sério como eu levo as dicas são: saiba separar a realidade da fantasia, pratique principalmente a solidariedade e vc será um bom RLSH... me sinto cansado e minha saúde não tem andado boa, quem sabe eu seja o ultimo RLSH brasileiro... Peço a Deus que me conceda a honra de terminar minha caminhada neste mundo em glória, como vivi, salvando uma vida... se nesta breve caminhada inspirei pelo menos uma pessoa a fazer o bem, ja terá valido a pena... e se quiserem maiores esclarecimentos, visitem meu blog gnrlsh.blogspot.com ... é isso...




Obrigado pela entrevista e saúde pra ti meu guerreiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário