segunda-feira, 27 de julho de 2015

Cosplayers mulheres relatam assédio sexual: 'Passam a mão na hora da foto'



O assédio geralmente acontece na hora da foto: um sujeito qualquer se aproxima da garota fantasiada, pede a ela que pose e então aproveita para “passar a mão”, faz um comentário obsceno ou coisa assim. Quem descreve a cena, que se repete inúmeras vezes, são as cosplayers. Este é o nome das garotas que vestem (e muitas vezes fabricam) trajes de personagens famosos da cultura pop americana, como super-heróis, e oriental, de animes e mangás.

Depois que cosplayers americanas se disseram vítimas de “apalpadas” durante a recente San Diego Comic-Con (clique aqui para ler a reportagem), o Quem curte? quis saber se acontece o mesmo no Brasil. Para isso, fomos ao Anime Friends 2015 (clique aqui para saber mais), evento de cultura pop e japonesa que aconteceu no Campo de Marte, em São Paulo, e terminou neste domingo (19). Diversas jovens relataram que, apesar de o Anime Friends estar "calmo", o assédio sexual por aqui é comum, sim.

Assista no vídeo acima a relatos de cosplayers sobre assédio sexual.
A contadora Thais Franco Forte, 29, faz cosplay de Thor durante o Anime Friends 2015Vestida de Thor, a contadora Thais Franco Forte, 29, de São Paulo, posava para (muitas, mas muitas mesmo) fotos com fãs durante o Anime Friends. "Nós somos cosplayers. Nós não somos modelos contratadas", afirmou. Sobre os homens que costumam abordar, disse: “Às vezes, acabam sendo machistas, rudes".

Quando conversou com o Quem curte?, a estudante Maria Fernanda Nunes Galvão, 15, de Santos (SP), tinha acabado de encarar um episódio desse tipo. "Agora há pouco, um cara chegou e tentou me beijar do nada. Eu quase dei com isso na cara dele", comentou, mostrando o cajado que compunha seu cosplay de Nami, do mangá e anime "One piece". 
A gerente comercial Priscila Duarte, 22,de Piqueti (SP), faz cosplay de Nelliel, do anime 'Bleach', na Anime Friends 2015
Para se defender, as cosplayers costumam circular em grupos. A dica é da estudante de Campinhas (SP) Mariah Schafer, 22, que se fantasiou de Super Girl e posava ao lado da colega Aline Alonso, 25, que estava de Mulher-Maravilha e "na vida real" é contadora em São Paulo. "Tenho amiga que [estava] sozinha, o cara vem e passa a mão mesmo, fala porcaria", contou Mariah.

Embora raro no Anime Friends, o assédio ocorreu. "Não sei, por eu estar de um jeito mais ousado, acho que o pessoal ficou meio acanhado”, especulou a universitária e professora de inglês Letícia Vieira, 18, de Volta Redonda (RJ). Ela fazia cosplay de Teemo, do jogo “League of legends”.

As garotas também reclaram do machismo que há no mundo nerd ou geek. Mas isso é tema para o próximo post do Quem curte?.

Maria Fernanda Nunes Galvão, 15, de Santos (SP), faz cosplay de Nami, do mangá e anime 'One piece'
Legendas
Foto 1: a contadora Thais Franco Forte, 29, de São Paulo, fez cosplay de Thor no Anime Friends 2015 (crédito: Cauê Muraro/G1)

Foto 2: a gerente comecial Priscila Duarte, 22, de Piqueti (SP), fez cosplay de Nelliel, do anime 'Bleach' (crédito: Cauê Muraro/G1)

Foto 3: a estudante Maria Fernanda Nunes Galvão, 15, de Santos (SP), fez cosplay de Nami, do mangá e anime 'One piece' (crédito: Cauê Muraro/G1)
Leia mais
Anime Friends 2015 tem aperto de mão entre Darth Vader e Spock
Veja os melhores cosplays da Anime Friends 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário