sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Os seriados japoneses parte 3: brinquedos,figurinhas,quadrinhos e o fim!


    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem do canil do beagle,hoje chegamos a terceira e última parte(UFA!!) da postagem sobre os seriados japoneses no Brasil,iremos ver sobre a explosão de marketing,os quadrinhos,brinquedos e o porque os seriados japoneses encontraram seu fim.


eles deixaram saudades

   Quando Jaspion e Changeman inauguraram a era dos tukusatsus no Brasil,várias empresas resolveram apostar nesse filão, foram tantos os derivados que só quando os cavaleiros do zodíaco chegaram em 1994 vimos novamente uma quantidade absurda de objetos relacionados a um programa infantil,portanto preparem-se para uma viagem no tempo.

ÁLBUNS DE FIGURINHAS:

   Em 1989 no auge do sucesso a bloch editores(grupo pertencente a rede manchete que exibia os seriados) lançou o álbum jaspion/changeman com figurinhas dos primeiros episódios da série,até a metade eram cromos do jaspion,virando de ponta a cabeça a outra metade era dos changeman, nem preciso dizer que foi um sucesso,o único problema é que não eram figurinhas adesivas,tinha que colocar cola e as vezes isso deixava a figurinha meio enrugada.

o primeiro álbum de figurinhas!

   Em 1990 foram lançadas figurinhas dos seriados japoneses jaspion e changeman que vinham no chiclete bubblets (que tinha sabor azedinho segundo a propaganda),lembro que eu comprava vários,abria os pacotes e jogava o chiclete fora só pra ficar com as figurinhas.

o álbum do chiclete

     Ainda em 1990 uma editora pouco conhecida lançou um bonito álbum cm figurinhas do jaspion, dos changeman e dos flashman esse álbum é muito difícil de achar.

um álbum muito raro

   Em 1991 a editora cromy lançou um álbum do circo-show do jaspion e changeman,além de imagens do show propriamente dito,haviam novas figurinhas referentes a série além de imagens das HQs.É um álbum extremamente raro.

o álbum do circo show

  Ainda em 1991 foi lançado o belíssimo álbum dos cybercops com uma qualidade absurda ,além das figurinhas com cenas de episódios inéditos,o álbum vinha com 6 pôsteres.

um belíssimo álbum 

   Em 1992 a editora abril lançou em um único álbum figurinhas de: flashman, spielvan, maskman, metalder e black kamen rider.Esse eu não cheguei a colecionar.

o álbum  misturado

DISCOS DE VINIL:

   Com o sucesso das séries,a trilha sonora em português de  jaspion, changeman, jiraiya,, flashman, cybercops e jiban foram lançadas em vinil e fizeram sucesso em muitas festas infantis da época.

os discos que fizeram sucesso

SÉRIES EM VHS:

   Um ano antes da estréia de jaspion e changeman na TV,já era  possível encontrar as fitas dessas séries em locadoras de todo o Brasil,todas as séries exibidas no país tiveram pelo menos seus três primeiros episódios iniciais lançados.Apenas jaspion,changeman e flashman foram lançados até o fim.
   Tenho uma história muito boa a respeito disso, no começo a manchete nunca exibia os últimos episódios de jaspion e changeman,em um sábado de 1990 meu pai passou na vídeo-locadora para alugar uns filmes para assistir na casa do meu avô no final de semana,eis que vejo uma fita chamada: changeman a batalha final,nem preciso dizer que meu coração disparou e peguei ela na hora, a viagem para Paciência na Zona Oeste do Rio era longa,mas naquela manhã foi mais demorada, quando chagamos na casa do meu avô a primeira coisa que fiz foi pedir pro meu pai colocar a fita, eram os seis episódios finais da série sendo 5 deles ainda inéditos na TV, eu pirei na hora com tanta informação: a batalha final entre change dragon e bubba, as mortes de gyluke e ahames, a destruição da base dos changeman, a revelação que o sargento ibuki era um alienígena e a revelação final que o senhor bazoo era na verdade o próprio planeta gozma, minha cabeça explodiu.
   Na segunda feira cheguei na escola e contei para meus colegas de classe e fui chamado de mentiroso, a manchete só exibiu esses episódios 1 ano depois de eu ter assistido!!!!



as séries também eram encontradas nas locadoras

BRINQUEDOS:

   No Japão, a fabricação de brinquedos pela Bandai ocorre de maneira concomitante a produção da série pela Toei. Com isso, o personagem ganhava itens extremamente fiéis,já no Brasil diversos itens da linha infantil foram lançados, como bonecos, máscaras, roupas, espadas, artigos para festas.Em alguns casos, as lojas não davam conta da enorme demanda, havendo problema de falta de estoque em diversas cidades.

o famosos change kit

   Para aproveitar o sucesso repentino da série e não perder a febre recém criada, a fabricante de brinquedos Glasslite a princípio reaproveitou moldes de outras linhas e adesivou com um logo dos personagens dos seriados. Com isso, os heróis ganharam itens que não existiam nas séries, tais como helicópteros. 


os bonecos da época,bateu saudade aqui!

   O primeiro boneco do jaspion lançado no mercado brasileiro reaproveitou o corpo do personagem Robocop,posteriormente, com mais tempo para se dedicar a produção foram lançados itens idênticos a série,mas mesmo assim os robôs gigantes nunca pintaram por aqui.

o jaspion robocop

REVISTAS EM QUADRINHOS:

   Em 1989 a editora bloch foi a primeira a levar os heróis japoneses para as bancas,publicando a revista o fantástico jaspion em formato foto novela com os quatro episódios iniciais da série, eu tive essas revistas e tenho boas lembranças do dia em que eu comprei elas.

as primeiras hqs de jaspion

   Em 1990,a EBAL lançou uma coleção de revistas que além de jaspion e changeman,trazia goggle five,machineman,sharivan,jiraiya e jiban, as histórias eram produzidas no Brasil,mas os roteiros e o traço eram bem fiel aos tokusatsus,porém curiosamente uma das edições com os goggle five usou os roteiros de flashman.









os quadrinhos da EBAL eram bem fiéis

   No ano de 1991,a editora ABRIL lançou a revista o fantástico jaspion que mostrava as aventuras do herói após o seriado, enfrentando um satan goss ressuscitado e seu novo filho amsor goss,além das histórias dele saiam também aventuras dos flashman e changeman.As histórias também eram produzidas no por aqui,mas agora com uma cronologia própria  e um traço que lembrava os quadrinhos norte americanos.





o jaspion da abril e suas novas histórias

    Em 1992 a revista do jaspion foi cancelada no número 12 dando lugar a  revista heróis da TV que contava também com histórias dos maskman,spielvan,cybercops e black kamen rider, o diferencial dessa série é que os personagens viviam no mesmo universo e rolavam crossovers inéditos como jaspion e changeman, o namoro de change marmaid e boomerman, o encontro entre spielvan e jaspion e um quebra pau entre maskman e changeman.












a nova série contava com encontros inéditos

O CIRCO SHOW DO JASPION:

   Em 1989, o circo-show tokyo space,viajou por todo o país,apresentando sempre duas aventuras de jaspion e changeman por noite cheias de ação e efeitos especiais.
   O show se dividia em dois momentos: primeiro o show do jaspion com a história: a armadilha,depois ocorria um intervalo de 15 minutos, onde eram sorteados brinquedos do jaspion, changeman  e depois rolava o show dos changeman com a história o poderoso java.

um raro folheto do circo show

   Nem preciso dizer que foi um sucesso absurdo,lembro que minha avó me levou para assistir quando o circo apareceu em paciência, era igual as lutas da TV com direito a explosões e tudo mais.
Em sua segunda fase foi apresentada uma nova aventura de jaspion,além de apresentações de flashman,metalder,jiraiya e cybercops.


raras imagens do circo show do jaspion

O FIM DAS SÉRIES JAPONESAS:

    Em um determinado momento,cada emissora queria sua série japonesa,por aqui os episódios eram exibidos diariamente,enquanto que no Japão apenas uma vez por semana, as constantes repises para preservar o ineditismos dos últimos episódios começou a cansar o público, para se ter uma idéia jaspion começou a ser exibido em 1988 mas o episódio final só passou em 1990,além disso diversas séries não tiveram seu episódio final exibido frustrando muitos fãs.
   Em 1994 surgiu uma nova febre que enterrou os seriados japoneses na manchete:os cavaleiros do zodíaco,que já falei aqui no blog.

o novo herói das crianças

   Mesmo com todas essas falhas os seriados japoneses cativaram os fãs que até hoje amam falar sobre suas séries favoritas, no Brasil jaspion,changeman,flashman,jiraiya e jiban foram lançados em DVD em um box contendo toda a série.



para matar saudade as séries completas

   Bem foi a postagem mais longa do canil do beagle, mas valeu muito a pena,espero que tenham curtido essa jornada pelo universo dos tokusatsus,matado a saudade e voltado um pouco a infância, até a próxima com o canil do beagle.

Fonte: http://ocanildobeagle.blogspot.com.br/2015/11/os-seriados-japoneses-parte-3.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário