quarta-feira, 9 de março de 2016

"Convergência": Remexendo de Novo na Cronologia DC...


A "Convergência" é a mega-saga do momento na DC.... E começa a chegar às bancas (com bastante atraso). Serão 2 meses com dezenas de títulos relacionados à saga e que prestam homenagem à diversas épocas e fases da cronologia DC!

Nesta matéria, veremos um breve panorama do que trata a "Convergência" e quais as suas principais consequências pro Universo DC! 

Confira abaixo (e ATENÇÃO: Esta postagem contém SPOILERS):
A "Convergência" vai durar apenas 2 meses e se espalhará por pouco mais de 20 edições (embora não seja necessário ler e acompanhar todas pro entendimento da trama). A história envolve novamente as diversas linhas temporais e realidades da DC, quando "Brainiac" quebra as barreiras que separam os mundos paralelos da editora. Heróis e vilões de pontos distintos da cronologia são mais uma vez reunidos num único local (um planeta chamado: "Telos") e entram em combate numa espécie de "torneio" - O clichê da situação toda é inevitável e absolutamente sem-vergonha, rs!

Mas até aí, tudo bem... O leitor menos exigente vai se divertir com as brigas e batalhas constantes e até acreditar que o roteiro banal servindo de base de sustentação pra trama parecerá (em alguns momentos) algo mais complexo e bem elaborado (na verdade é tudo muito simples, mas "disfarça" bem). E o leitor mais exigente também vai curtir a ideia de rever seus personagens favoritos em suas versões favoritas (ANTES do famigerado reboot dos "Novos 52" - que ainda desagrada à uma grande parcela de fãs da DC)! 

Sim, a trama principal de "Convergência" é mera desculpa pra relembrar as versões anteriores dos heróis e vilões da DC e fazer um "revival" de momentos distintos da cronologia e das múltiplas terras da editora. É um prato cheio pros saudosistas de plantão (eu incluso) e uma chance de rever os heróis que lutaram nas inúmeras "Crises", "Zero Hora", "Ponto de Ignição", "Reino do Amanhã", etc. Repito que NÃO é preciso ler e acompanhar todos os tie-ins relacionados à saga: Comprem apenas aqueles que tragam seus personagens favoritos (há irregularidades na qualidade das histórias, vai da sorte e gosto pessoal de cada leitor mesmo)!    

A "Convergência", apesar de servir pra "matar a saudade" de fãs da DC "Pré-52".... Teve uma importância maior do que se esperava ao estabelecer um novo status-quo pro Universo DC: Lá pelas tantas, durante uma batalha envolvendo o "Guerreiro" e o vilão "Deimos", a existência do multiverso DC passa a ser novamente ameaçada (novidade, rs). A partir daqui, NÃO leiam os 2 parágrafos a seguir se não quiserem saber as consequências da saga, blz? Fica aí o ALERTA de SPOILER então):

É o seguinte.... Pra consertarem a bagunça temporal que se seguiu, será necessário impedir a unificação do multiverso DC que ocorreu durante a "Crise nas Infinitas Terras". Assim, um grupo de heróis parte pro evento da "Crise" com essa intenção. O resultado disso tudo é que a partir de agora TODAS as realidades da DC passarão a valer pra cronologia vigente. Os "Novos 52" continuam valendo, mas o que veio antes também (tornando o Universo DC mais abrangente pros roteiristas trabalharem daqui pra frente)!

Só pra ressaltar e explicar melhor: A "Crise" clássica NÃO foi desconsiderada pela "Convergência", mas a unificação das realidades que foi um fator resultante dela: Sim. O "Gladiador Dourado" terá bastante importância no desenrolar final da saga (falo isso pra quem for acompanhar de forma esporádica não perder a edição especial estrelada por ele)! Vale a pena acompanhar a "Convergência"? A resposta será "SIM" (se o leitor for um fã das antigas da DC - ou um NOVO leitor que tenha curiosidade em conhecer melhor a cronologia e as fases anteriores da editora)!

Até+
PS: Para o leitor se situar melhor diante dos mais de 20 títulos da "Convergência" que estarão nas bancas, recomendo o "CHECKLIST" de todas as edições neste: "LINK"! Pois já basta a bagunça natural causada pelos atrasos da Panini (a saga deveria ter começado em fevereiro e ainda nem apareceu em algumas regiões)!

Fonte: http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/03/dc-convergencia-remexendo-de-novo-na.html#comment-form_5528011070744673635

Nenhum comentário:

Postar um comentário