segunda-feira, 30 de maio de 2016

DC REBIRTH | TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER




CAPA_REBIRTH_DC_MANHATTAN_WATCHMEN
Escrito por Gabriel Faria
DC Comics deu início, no dia 25 de Maio de 2016, à sua nova fase editorial intitulada DC Rebirth. O objetivo deste relaunch é aproximar a editora às suas antigas características, que envolvem o legado dos heróisotimismo e mais amor. Esse novo momento da Editora das Lendas começou com uma edição especial lançada neste dia, escrita por Geoff Johns e intitulada DC Universe: Rebirth Special #1, onde as primeiras sementes do que virá a seguir foram plantadas.
DC Universe - Rebirth (2016) 001-068
Porém, apesar de dar início a um novo momento para os quadrinhos, algumas situações precisam ser explicadas aos leitores que estavam afastados da editora. O DC Rebirth é um ponto de partida para novos leitores, mas também respeita a continuidade dos personagens desde o reboot realizado emFlashpoint, explicando que foram roubados dez anos de história dos personagens. Confira abaixo todos os detalhes básicos da cronologia e da revista especial!
Existem dois Wally West? 
A partir de agora, sim. O Especial do DC Rebirth é todo narrado pelo antigo Wally West, personagem querido dos fãs e tido por muitos como o melhor Flashde todos os tempos. Wally, o garoto ruivo, foi ajudante de Barry Allen e após a morte de seu mentor durante a Crise nas Infinitas Terras, o até então Kid Flash(membro dos Novos Titãs) assumiu o posto de Flash, dando continuidade ao legado de Barry.
flashes
Pra não ter erro.
Wally foi um dos personagens esquecidos após Flashpoint, com os Novos 52, e agora sabemos que ele também havia sido roubado da história. Porém, durante os Novos 52 um novo Wally West surgiu, e a edição especial do Rebirth explica o motivo de existirem dois personagens com o mesmo nome. O garoto negro chamado Wally também faz parte da família, e com o retorno do Wally original, o novo assumirá o posto de Kid Flash, utilizando a clássica roupa amarela e vermelha. Com isso, o antigo Wally utilizará um novo uniforme e será membro dos Titãs (equipe composta pelos personagens mais velhos, como Dick Grayson), enquanto o Wally mais novo será o Kid Flash dos Jovens Titãs (a nova equipe liderada por Damian Wayne). Tem Wally para todo mundo!
wally_west

Qual é a do Superman?
Aqui as coisas se complicam um pouco. Na atual cronologia existiam dois Clark Kent/Superman: o dos Novos 52 e o pré-Flashpoint. Durante Flashpoint tudo foi resetado e os personagens foram rejuvenescidos e alterados, e nisso foi gerado um Superman com mais atitude, sem relações com Lois Lane, etc. Este Superman foi o único da Terra principal até então. Porém, durante a sagaConvergência, algumas alterações nas múltiplas realidades da DC foram feitas, e uma delas foi tirar Lois & Clark (os antigos) de suas linhas do tempo e jogá-los no universo atual. Com isso, passamos a ter dois Superman, um mais jovem e outro mais velho, casado com Lois Lane e criando seu filho Jonathan (o novoSuperboy no Rebirth). O que aconteceu foi: o Superman dos Novos 52morreu na revista Superman #52, lançada há pouco tempo. Impedindo um vilão, o herói se sacrifica e tem seus poderes transferidos para Lois Lane (do universo dos Novos 52), transformando-a na nova Superwoman, e pouco antes, ele conversou com o até então desconhecido Superman mais velho. Com isso, este Superman pré-Flashpoint deve assumir o posto principal do herói deste universo até então estranho para ele.
superman_rebirth_novos52

Três Coringas?
Na saga Guerra de Darkseid Batman assumiu o posto de Metron na Poltrona Mobius e obteve conhecimento ilimitado. Em um rápido momento, o herói pergunta qual a verdadeira identidade do Coringa.
batman_coringa_identidade_
Pois agora, graças ao Especial do Rebirth, sabemos qual foi a resposta da Poltrona: é impossível dizer, pois não existe somente um Coringa, mas simTRÊS. Na revista podemos ver que os três Coringas seriam o originalo da Piada Mortal e o dos Novos 52. Porém, os leitores não sabem nada além disso já que este gancho foi deixado em aberto e deve ser explorado no futuro, provavelmente na revista do Batman.
jokers_coringas_rebirth

O Retorno da Sociedade da Justiça
Após o início dos Novos 52 outro grupo icônico da DC que acabou esquecido foi a SJA. Desde 2012, o que era a Sociedade da Justiça acabou se tornando a elogiada revista Terra 2, com novas versões dos heróis Alan Scott, Jay Garrick, etc. Como a proposta do Rebirth é trazer o legado dos heróis de volta, a antiga Sociedade também voltará, e na Edição Especial Wally faz uma visita a um antigo membro do grupo, Johnny Thunder, internado em um asilo.
johnny-thunder
Aparentemente, a história dos heróis mais velhos também foi roubada, mas Johnny possui lembranças e tem algum envolvimento com o desaparecimento dos heróis de guerra. Wally diz que Johnny deve “invocar o Gênio” para trazer os antigos de volta, e este breve momento se encerra com Johnny utilizando a clássica palavra de invocação de seu parceiro, um gênio de outra dimensão, chamado Relâmpago. Johnny inicia sua conversa com Wally dizendo “I see you“, e termina gritando a palavra mágica “Cei-U“, pedindo que o Relâmpago volte. Outro capítulo em aberto.
sociedade_da_justiça_rebirth

O Legado e Relacionamento dos Heróis
Em algumas páginas, a Edição Especial do Rebirth também dita o futuro para outros personagens da DC, trazendo o legado e o amor de volta às vidas dos heróis. A Legião dos Super-Heróis deve voltar, já que na revista uma garota loira (provavelmente Satúrnia) está conversando com oficiais acerca de alguns acontecimentos, mencionando o futuro e encerrando com a aparição do Anel da Legião. Aos que não conhecem, a Legião é um grupo do futuro que se inspira no icônico Superman.
Legion-of-Superheroes-dc-comics-934950_1024_768
Com relação ao Átomo, o aluno Ryan Choi assumirá o posto de seu mentor, Ray Palmer, em busca do herói que está preso no Microverso. Jaime Rayes e Ted Kord trabalharão juntos, descobrindo os segredos acerca do Besouro de Jaime. Jaime é o Besouro Azul criado durante a Crise Infinita, após a morte de Ted Kord. Na edição #50 da Liga da Justiça ocorreu uma mudança com relação à Lanterna Verde Jessica Cruz e ela deve trabalhar em parceria com Simon Baz, outro Lanterna criado nos Novos 52. Aqualad está em dúvida sobre quem ele é,Arqueiro Verde e Canário Negro, que não possuíam relacionamento algum durante os Novos 52, voltam a se encontrar, e Aquaman pede Mera em casamento. É literalmente o retorno do legado e do amor, a esperança de que dias melhores e mais inspiradores retornarão.
atomo_dc_rebirth

E Watchmen? Agora faz parte do Universo DC?
Uma das decisões mais polêmicas tomadas com o Rebirth foi o possível envolvimento de Watchmen na cronologia dos heróis. Aparentemente, quemroubou os dez anos de história e criou o mundo dos Novos 52 pode ter sido oDr. Manhattan. Mas quais seriam as consequências disso?
Por enquanto tudo é pura especulação, mas algumas coisas fazem sentido.Watchmen foi criado por Alan Moore inicialmente com os personagens da antiga Charlton Comics, editora que existiu entre os anos 40 e 80, e foi englobada na DC Comics após a Crise nas Infinitas Terras. Estes personagens seriam o Besouro AzulCapitão ÁtomoQuestão, entre outros. Como o tom da história é muito adulto, Moore criou seus próprios personagens baseando-se nos da Charlton, e contou a história mais aclamada dos quadrinhos,desconstruindo tudo que os heróis representavam, lidando de forma mais séria com o que até então era muito inocente e infantilizado.
GalleryChar_1900x900_watchmen_52ab8b7e8ff2a4.25965674
Watchmen foi um dos pontos que afastou Moore da DC Comics, que alguns anos mais tarde fez a minissérie Antes de Watchmen, explorando o passado dos personagens desta história. A editora parece já não se importar com o que Moore pensa, e a possível inserção de Watchmen no universo regular dos heróis é uma prova cabal disso, além de possuir um significado metafórico muito forte.
No Especial do Rebirth, Wally diz que uma guerra virá. Uma guerra entre o amor e a apatia. Estas palavras deixam a entender que os heróis, agora voltando a sersímbolos de esperança, terão de lidar com o universo caótico e pessimista de Watchmen. E outras características ficaram em aberto, como o personagem Mr. Oz, que em determinado momento conversa com o Superman mais velho, falando sobre uma tragédia e deixando mais questões em aberto. Mr. Oz é especulado por muitos como Ozymandias, o “antagonista” de Watchmen. Além disso, na edição #50 da Liga da Justiça, o vilão Coruja (membro do Sindicato do Crime) foi explodido no espaço da mesma forma que Rorschach em Watchmen (e Pandora, na Edição Especial do Rebirth). A possível morte do Coruja é especulada por muitos como uma indicação de que os novos vigilantes de Gotham (que serão explorados na revista do Batman e aparecem rapidamente no Especial do Rebirth) podem ser o Coruja e a Espectral, dois dos protagonistas de Watchmen.
dr manhattan poderes
Será mesmo que a DC irá explorar tudo relacionado a Watchmen, inserindo a obra no universo regular dos heróis? Ao que tudo indica, sim. E no final da revista, o tempo retrocede no relógio, metaforicamente dizendo que além decorrigir o tempo perdido, a volta da esperança e do otimismo teriam feito o tempo para o fim do mundo aumentar. O tempo volta, remetendo ao retorno da era heroica para a DC. E mais dúvidas surgem na cabeça dos fãs.
dc_rebirth
Como podem ver, o DC Rebirth promete muito. A Edição Especial soou para muitos como um grande pedido de desculpas por alterar o que os fãs da DC amavam tanto. Por ter acabado, graças aos Novos 52, com tantos personagens queridos. Por ter extinguido o otimismo e as boas relações dos heróis. E finalmente, tudo parece voltar ao que era antes, aos melhores momentos. Resta saber como esta nova fase da Editora das Lendas se sairá, e se os novos títulos estarão a altura do que foi prometido com esta edição especial. E, claro, se os ganchos deixados em aberto serão explorados em breve.

Fonte: http://www.torredevigilancia.com/dc-rebirth-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Nenhum comentário:

Postar um comentário