quinta-feira, 18 de agosto de 2016

IMPRESSÕES SOBRE O ESQUADRÃO SUICIDA (COM SPOILERS) - Eu ia escrever minha própria critica, mas depois de ler essa de Ricardo Quartim desisti. Mas só uma pergunta: fui só eu que vi Lois Lane entre a multidão no aeroporto?


Página curtida · 14 de agostoEditado
 

Ricardo Quartim para O Frango

Esperei uma semana para esfriar meu entusiasmo e postar com mais clareza minhas opiniões. Quando saí do cinema, fiquei totalmente entusiasmado, empolgado e não compreendia o motivo de tantas críticas negativas. Durante essa semana analisando o roteiro mais friamente, passei a entender seus furos e motivos de algumas pessoas não terem gostado. Porém, meu entusiasmo continua.

Adorei o filme e me diverti bastante! Ele é bem diferente do Batman vs Superman! Não é um filme arrastado e sombrio. Ele é meio escuro, mas não tanto, apenas o suficiente para manter a coesão com o filme anterior. Tem algumas cenas bem coloridas! A história é ágil, dinâmica, no entanto não é um roteiro tão bem elaborado e complexo. A trama é bem simplista e quem for procurando uma história mais adulta e muito bem escrita vai se decepcionar. Contudo se você for apenas descompromissado, sem ficar procurando incoerências e ficar prestando atenção nos furos, vai se divertir. Você não percebe o tempo passar e quando vê já acabou! Achei todo os atores carismáticos, mas o filme é da Arlequina! Tanto que muito antes da estreia de Esquadrão Suicida em agosto o estúdio deu sinal verde para a produção de um filme estrelado por ela, mas ainda sem data de estreia. E depois vem o Pistoleiro e a Amanda Waller que também estão muito bem. Já o Coringa não é aquela interpretação fenomenal como foi massivamente divulgado. Nem chega perto do Coringa de Ledger, que na minha opinião é um dos melhores vilões não só de filmes baseado em quadrinhos, mas de todos os tempos! Todavia em questão da aparência do personagem Jared Leto parece muito mais o Coringa das HQs, mesmo com algumas diferenças no comportamento do vilão. A reclamação principal foi que ele parece realmente apaixonado pela Arlequina e não a maltrata como nas animações ou nos quadrinhos! Contudo, encaro essa como mais uma versão do Coringa, já que ao longo das décadas ele teve diversas versões tantos nos cinemas e TV quanto nos próprios quadrinhos. Sendo assim, acredito que não existe o certo e errado e sim a versão que você mais gosta. Eu odeio a versão de Nicholson por exemplo.

A trilha sonora é fenomenal, bem adequada aos personagens e situações do filme. Se prestarmos atenção nas letras e músicas, ambas têm relação com o que está acontecendo na cena e com a personalidade do personagem. Vi uma crítica que dizia que as trilhas não tinham relação alguma com a trama. Creio que o crítico não entendeu o que assistiu ou não prestou atenção na música que estava tocando.

A forma como os personagens são apresentados no filme é bem quadrinhos! De forma curta e eficiente, o suficiente para entendermos quem é cada um e como foram parar na prisão. O mesmo crítico mencionado acima disse que achou confuso e curto demais. Mas esse tipo de apresentação tem de ser curta mesmo. E foi bem clara, nada confusa!

O Batman aparece pouco como esperado, mas tanto ele quanto Bruce Wayne dão bem o seu recado. Não achei forçado o que aconteceu nem uma aparição gratuita. O fato do Batman prender o Pistoleiro na frente da filha, mostra que ele quis dar a opção do vilão se render escutando o apelo da pequena, mexendo com sua consciência. Tanto que o morcego ficou imóvel atrás da menina aguardando a decisão do vilão. Foi uma maneira inteligente de derrota-lo sem precisar espanca-lo. Na cena pós crédito com o Bruce, no início eu achei que ele iria buscar o dossiê dos membros da Liga para entrar em contato com eles e formar o grupo. Mas depois deduzi que ele já tinha formado a Liga tanto que o Flash aparece no começo do filme já com seu uniforme dado por Wayne. Esse fato ficou meio confuso e acabei ficando na dúvida. Este filme se passa ao mesmo tempo que o da Liga e o Bruce deveria na realidade ter ido buscar os dossiês de sua equipe que estava em poder de Waller para que ela não ficasse com as informações? Ou Bruce ainda estava formando a Liga e foi buscar o dossiê de cada um? Acho que a primeira opção é a mais lógica, já que ele já tinha as informações de cada um passadas pela Mulher-Maravilha em BvS. Qualquer filme ou série de super-herói das décadas de 70 e 80 tinham muito mais defeitos e todos gostavam. No entanto entendo que tudo é questão de gosto.

Comparando esse filme com Guardiões da Galáxia que teve estrondoso sucesso de público e críticas, e que todos acharam um filme sensacional, também gostei, mas achei bem mediano. Não achei aquela coisa não! Gostei bem mais do Esquadrão Suicida! . Guardiões da Galáxia foi até legal, mas não é um filme que eu queria assistir de novo e ter. Achei bem Sessão da Tarde. A única diferença é que tem efeitos fantásticos. Já Esquadrão Suicida eu gostaria de ver de novo e comprar o DVD. E o fato de eu não gostar dos quadrinhos desse grupo, talvez tenha me feito gostar do filme que teve tantas licenças poéticas em relação a obra original.
Por isso, creio que gostar ou não de Esquadrão Suicida, é também uma questão de gosto pessoal e de suas expectativas para o filme. Dos meus colegas de equipe da revista Mundo dos Super-Heróis, que é considerada a maior publicação sobre quadrinhos e cultura pop no Brasil, ganhadora de 3 Troféus HQ Mix, referência no meio e de fama internacional, dos sete que foram na cabine de imprensa, cinco gostaram e dois não. Dos que não gostaram um deles deu 6,5 para o filme, o que não é uma nota tão baixa. E todos lá entendem de quadrinhos como ninguém, tem apurado senso crítico e um alto QI. Por isso entendo quem não gostou, mas acho que quem curtiu deve ser respeitado da mesma forma!

Assista e forme você mesmo sua opinião! Não vá atrás de críticos, seja eu ou qualquer outro! Podemos pensar de formas distintas, mas mesmo assim podemos ser amigos!

Quem quiser ver uma opinião diferente da minha, veja outra postagem aqui mesmo no O Frango do meu amigo Marcio Murano acessando o link a seguir:

https://www.facebook.com/ofrango1/posts/998714676915003

Nenhum comentário:

Postar um comentário