quadrinho-nacional-2Você sabe o que é o dia do quadrinho nacional?
A data comemora a primeira a publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, criação de Ângelo Agostini, que é considerada a primeira HQ nacional.
De 30 de janeiro de 1869 (ano da publicação original da tira) a 1984, quando a Associação de Quadrinistas do Estado de São Paulo estipulou a data como um dia comemorativo para a categoria, surgiram vários heróis da resistência que mantiveram a chama da nona arte viva.
Nada mais digno do que conferir a estes insistentes criadores um dia do orgulho próprio numa época em que todos os orgulhos são comemorados. Várias cidades comemoram a data com eventos e publicações.
quadrinho-nacional-4Mas em Niterói…
Niterói, a eterna Cidade Sorriso, sempre foi um grande celeiro de artistas profissionais e de fanzines, mas por algum motivo nunca comemorou a data. Em 2014, um grupo de artistas ligados ao Setorial de Arte e Cultura Urbana de Niterói resolveram colocar sua cidade no Gibi.
Curiosamente, a maioria deles tem uma produção reconhecida em todas as cidades, menos na sua. Dizem que santo de casa não faz milagre, mas a verdade é que este santo fez um meio milagre. Eles foram ouvidos pelo vereador Leonardo Giordano e o parlamentar escreveu o Projeto de Lei Nº 00106/2016 que além de regulamentar o dia tão almejado pelos quadrinistas da cidade ainda abre as portas para futuras propostas.
Infelizmente, como todo ato heroico sofre um antagonismo na mesma intensidade, o projeto ainda não foi aprovado. Ele está preso no gabinete do também vereador Bruno Lessa desde junho de 2016.
quadrinho-nacional-1Querendo ou não, Lessa tornou-se o antagonista da jornada destes heróis e o que poderia ter sido um final feliz virou o gancho e criou um enorme suspense.
Devido ao gancho dramático que marcou esta virada de capítulo, nossos heróis precisam de aliados. E é aí que VOCÊ entra. Eles precisam da sua ajuda para escrever um final digno para esta trama recheada de lutas e sonhos.
Pergunte-se: você gosta de histórias com finais felizes, dignos e justos?
Se a resposta for sim, essa é a sua chance. Eles criaram um abaixo assinado eletrônico para que a lei saia da mesa do vereador. A aprovação desta lei é importante porque abre precedentes para que Niterói se torne o celeiro criativo que está destinado a ser, uma cidade capaz de amparar todos os sonhadores com seu guarda-chuva e guia-los durante a tempestade em direção a dias melhores.
14593724_1187437954624937_107492906_nDias onde um movimento local organizado não só será capaz de produzir diferentes formas de diversão e entretenimento e tratar seus artistas como profissionais dignos e valorosos que são, como dar base para o surgimento de novos valores, algo importante para a manutenção não só da nona arte como de todos os tipos de cultura.
Quer ser um verdadeiro herói? Assine a petição aqui.
quadrinho-nacional-3O Setorial de Arte e Cultura Urbana de Niterói conta com autores, professores e editores de HQ que tem pelo menos uma década (alguns até mais) de militância a favor dos quadrinhos nacionais. Entre eles estão: André Alves e Lya Alves (Guerreiros de Deus). Gabriel Rocha (Lagarto Negro e Protocolo: A Ordem), Elenildo Lopes (Capitão R.E.D. e Protocolo: A Ordem), Rapha Pinheiro (Tomos de Tessa), Estevão Ribeiro (Editora Aquário) e Alexandre D’Assumpção (Iniciativa Gambate, Casa do Medo, NCT – Novos Clássicos do Terror, Impulso HQ e Iluminerds).
Smartphone Motorola Moto G (3ª Geração) Colors HDTV Dual Chip Android 5.1 Tela 5" 16GB 4G Câmera 13MP - Preto + 2 Capas