quarta-feira, 1 de março de 2017

Spectreman


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2016).
Por favor, adicione mais
referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2014).
Por favor, adicione mais
referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Spectreman (no Japão: スペクトルマン ou Supekutoruman; no Brasil: Spectreman) é uma série de TV de ficção-científica do gênero tokusatsu. Foi exibido originalmente pela Fuji Television entre 2 de janeiro de 1971 e 25 de março de 1972. Criado por Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu), presidente da extinta produtora japonesa P-Productions, Spectreman teve 63 episódios. No Brasil, a série foi exibida em 1981 á 1982 pela Rede Record e 1983 até 1990 na TVS (atual SBT).
O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Dr. Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.

História[editar | editar código-fonte]

"Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!"[1]
Era com a frase apocalíptica acima que o narrador iniciava cada episódio da série. No primeiro capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa ouve um chamado. Imediatamente o sujeito olha para o céu e vê, entre as núvens, uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a ordem: “Spectreman, essa é a voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio. Horário terrestre: 19h. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás preparado, Spectreman?”
“Às ordens!”. Essa era a resposta que permitia ao aparente ser humano chamado Kenji se transformar no androide Spectreman. Ele era, na verdade, um robô alienígena construído pelos Dominantes (chamados de Overlord na versão em inglês), habitantes de Nebula 71, asteroide que navega livremente pelo Universo. Nebula é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas.
Inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do planeta, ele tinha a capacidade de se transformar em um ser humano. Além disso, se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local composto por uma equipe de técnicos. O objetivo era facilitar as investigações que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes.
Mas, já durante a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas águas da baía da cidade. O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era uma mutação genética, resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o bicho era obra de dois alienígenas: os simioides Gori — cuja inteligência superava a de qualquer ser humano — e seu auxiliar, Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon no sistema Gáliste ( equivalente o nosso sistema solar, esse planeta era o quinto á partir de seu Sol ), localizado na Constelação de Sagitário, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os seres humanos.
A partir daí, Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do Dr. Gori, que não hesitaria em utilizar todo o potencial de sua genialidade na criação de terríveis monstros.
No último episódio da série, Dr. Gori é derrotado por Spectreman. Na verdade, não há luta corporal entre eles. O herói tenta convencer o inimigo que sua notável inteligência deveria ser posta a serviço do bem, e não para a destruição e tirania. Gori recusa a oferta dizendo-se velho para suportar tal mudança de atitude, e que preferia morrer a viver em um planeta com os medíocres humanos. Após essas palavras, Gori se atira penhasco abaixo, cometendo suicídio e Spectreman retorna á Nebula 71 depois de cumprir á sua missão na Terra.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Spectreman teve grande êxito de audiência no Japão. A série provocou, em 1971, o segundo “kaijyu boom” (explosão de popularidade entre seriados de monstros e afins)[2], além de ter superado a audiência do famoso anime de baseball Kyojin no Hoshi.
No Brasil, a primeira exibição de Spectreman foi feita pela TV Record em 13 de janeiro de 1981 á 15 de dezembro de 1981, á noite no horário das 18:45 até 19:45 eram exibidos 2 episódios todas as terças - feiras. Porém, não fez muito sucesso. Em 1982 série era apresentada alternando com Ultraseven na mesma emissora as tardes. Spectreman conquistou melhores resultados quando se mudou para a TVS (atual SBT) em 1983. O início ainda foi fraco, pois era exibido em meio à reprise de Ultraman e Ultraman Jack[3]. Em 1986, o seriado japonês conquistou a audiência dos telespectadores quando foi exibido nas manhãs dentro do programa Bozo.[4] Spectreman seria exibido ainda no Tv Poww! e no Show Maravilha entre 18/10/1988 á 28/04/1990. A última exibição ocorreu em 1990 no período de 13/08 á 01/12 as 10:00 no programa Bozo nesta ultima exibição os episódios foram exibidos sem comerciais e somente 56 episódios foram exibidos, não foram exibidos as duas partes dos episódios " Fúria Cega " e " A Maldição da Feiticeira " e por fim foi superado em audiência pelos novos tokusatsus da Toei, Jaspion e Changeman, na Rede Manchete.

O herói[editar | editar código-fonte]

Forma física[editar | editar código-fonte]

Spectreman era capaz de assumir duas aparências físicas distintas:
  • Forma humana - idêntico a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às armas especiais que possuía quando estava em seu estado natural de robô. A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em combate.
  • Forma robótica - era o estado físico natural do androide, usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura, e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma, Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas.
Para se converter em um dos estados físicos, Spectreman solicitava a transformação aos Dominantes. Se aprovado, os alienígenas chefes enviavam um raio de Nebula 71 em direção á Spectreman, que recebia a energia com um ou os dois braços esticados para cima e esses raios saiam novamente de seu cinturão passando em volta do seu corpo, mudando de cor e mostrando seu corpo humano, seu corpo cibernético e por fim na sua armadura de combate. Podia se transformar também dando um salto mortal no ar (ele o fez entre os episódios 55 e 63) nos episódios 58 e 59 ele transforma-se do modo normal. Porém, quando não possuía mais energia devido a um exaustante combate, por exemplo, ele desmaiava e se transformava automaticamente do estado de combate (robô) para o humano. O retorno à forma de combate só seria autorizado pelos Dominantes após a recarga da energia, que era feita gradativamente.

Armas[editar | editar código-fonte]

Spectreman era um robô fortemente armado com raios e outros artefatos de ataque e defesa. Ele era capaz de assumir dois tamanhos: o pequeno, com dimensões próximas a de um ser humano, e o gigante, ficando maior do que a maioria dos prédios da cidade de Tóquio. Ele também podia voar naturalmente, sem precisar de outro equipamento para isso. Entre as armas, destacavam-se:
  • Spectre-Flash - a sua arma mais potente. Consistia em um raio disparado de suas mãos ou pulso (dependendo da postura com que ele a acionava). Era utilizado para destruir o inimigo em definitivo. O feixe de energia gerava uma luminosidade tão forte que foi notada por um apresentador de TV, que disse, ao vivo: "O ser lançou um espectro em direção ao monstro. Humm, Spectreman, é isso, esse será o nome dele."
  • Spectre-Flash Double - é uma disparo duplo do Spectre-Flash ,mas este recurso só foi usado no último episódio (63).
  • Shuriken - espécie de estrela ninja, eram discos de metal altamente cortantes. Eles ficavam guardados no cinto, prontos para serem disparados contra o inimigo. Às vezes podem aumentar de tamanho quando arremessadas.
  • Spectre-Blades - afiadas lâminas retráteis, localizadas no antebraço que são capazes de cortar qualquer monstro. Podem ser utilizadas como arma de defesa para rebater raios e outros objetos atirados contra Spectreman, e como arma de ataque através de golpes e poderes especiais explicados detalhadamente no tópico seguinte.
  • Spectre-Sword & Shield - espada e escudo enviados por Nebula 71 quando solicitado (utilizados apenas no episódio 22).
  • Spectre-Gun - espécie de super-revólver, também enviados por Nebula 71 quando solicitado (utilizado apenas no episódio 26).
  • Spectre-Freezer - Ao ser disparado congela um monstro em questão de segundos.A primeira vez em que ele foi disparado ou usado foi no episodio 27 e saia em forma de jato de gelo do alto de sua crista e depois no episodio 52 ele foi disparado diferente em forma de raio circular ( como um anel de gelo ).
Outras armas, poderes e equipamentos:
  • Spectro-Luzes ou Spectro-Visão - acionada quando seus olhos brilham, serve para enxergar através de corpos fechados ou vê-los quando estão invisíveis. Utilizou-a nos episódios 17 e 20.
  • Spectre-Smoke - é uma espécie de cortina de fumaça que sai entre as suas mãos é usado para deixar os monstros confusos e sem ação,só foi usado uma vez no episódio 16.
  • Spectre-Shock - poderoso choque elétrico emitido quando juntadas as palmas de suas mãos, serve para atordoar os monstros a fim de se livrar deles quando os mesmos o imobilizam durante o combate corpo a corpo. Utilizado apenas uma vez também no episódio 16.
  • Spectre-Glue - substância vedante disparada de seus dedos que serve para lacrar objetos principalmente aberturas como portas, janelas, etc. Utilizou-a apenas no episódio 06.
  • Spectre-Paru-Cross - utilizada no episódio 45, era uma imensa cruz de madeira construída pelo já agonizante patrulheiro galáctico Halux para que Spectreman destruísse o vampiro espacial Vurdalak, pois segundo o próprio Halux, esta era a única maneira de derrotar o vampiro.
  • Spectre-Self-Healing - Spectreman pode se auto-reparar quando sofre algum ferimento ou dano em seu corpo metálico. Para realizar sua regeneração coloca suas mãos na altura de seu tórax e se deita em alguma superfície plana e o processo de cura só estará concluído quando a luz verde em sua testa começa a piscar. Este recurso usou apenas no episódio 04 quando teve suas costas fincadas por um garfo de feno dentro de um celeiro.
  • Spectre- Fire Extinguisher - é um poderoso jato de água que sai de uma de suas mãos quando acionado é semelhante á um extintor de incêndio, este recurso só foi utilizado no episódio 53.
  • Spectre-Combined-Flash - Combinação dos raios X e R do Spectre-Flash utilizado para curar seres humanos infectados com substâncias altamente poluentes e mortais. Aplicado segundo orientação direta dos Dominantes, também foi usado uma só vez no episódio 06.
  • Spectre-Flying-Crash - potente golpe aplicado quando está em voo em que se atira pra cima do monstro atravessando-o de fora a fora e desintegrando-o de uma só vez. Assim como outros poderes também foi utilizado apenas em uma única oportunidade no episódio 02.
  • Spectre-Sonar – aumenta a frequência de sua audição, permitindo escutar quaisquer ruídos mesmo à grandes distâncias ou até mesmo debaixo da terra. Foi utilizado nos episódios 16,28,29 e 43 neste episodio ele consegue detectar o ruído de uma bomba- relógio sem ter se transformado.
  • Spectre-Atomic-Crash – outro golpe peculiar que consiste levantar voo levando consigo o monstro muito bem seguro e depois atira-lo com tamanha potência ao solo que este acaba explodindo com o impacto. Utilizado apenas no episódio 08. 
  • Energy Timer – é um medidor analógico em formato de relógio de pulso utilizado quando está em sua forma humana (Kenji), com o qual Spectreman pode verificar seus níveis de energia para fins de se transformar novamente em sua forma robótica. Utilizado no episódio 47. 
  • Spectre-Flying-Kick - para fazê-lo, o nosso herói dá um salto para frente do adversário e com os dois pés o acerta ,esse golpe foi utilizado nos episódios 24 e 36.
  • Spectre-Stroke-Scissors - para fazê-lo, o nosso herói dá um salto para a frente do seu adversário e com as pernas ele prende o pescoço do seu oponente e e com o corpo ele o derruba, é um golpe muito usado em lutas-livre e tele-catch ,foi utilizado com o monstro Saladin (57) e á Bruxa Lisa (58) e no episódio 60 ele não precisou saltar deu o golpe no chão derrubando o monstro.
  • Spectre-Spin-Whril – ao segurar o monstro em alguma parte do corpo dele (pata ou cauda), Spectreman pode girá-lo no ar com força suficiente afim de arremessa-lo para bem longe. Fez isso no episódio 07 com a barata gigante Mega-Ortópteros e no episódio 38 com o temível lagarto Esteguron chegando a arrancar a cauda deste. 
  • Spectre-High-Voltage - quando Spectreman está enfraquecido geralmente caído ao chão devido a grande perda de energia após uma desgastante batalha, os Dominantes podem sobrecarregar seus circuitos a fim de eletrocutar qualquer monstro que esteja ao seu redor. Utilizado uma só vez no episódio 14.  
  • Spectre-Faster-Cutter – utilizando suas afiadas lâminas, pode cortar em pedaços os monstros em questão de segundos com movimentos ultra velozes. Fez isso nos episódios 33 e 62.   
  • Spectre-Brightness -Solar- é um poderoso brilho ou uma luz incandescente usando o poder do sol para cegar o seu oponente ,foi usado somente no episódio 27.
  • Spectre-Power-Kick - é um chute poderoso capaz de arremessar os monstros para bem longe,foi usado no episódio 37 e no episódio 50 o Dr.Gori fez uma copia exata do nosso herói e ele usa esse golpe em uma falsa luta contra o monstro Drago chutando para bem longe.
  • Spectre-Jump-Reverse - é um poderoso salto que ele dá para trás subindo ao topo de uma montanha ganhando tempo para contra-ataca seu oponente,foi usado nos episódios 26,30,36,38,41,43,58 e 62.
  • Spectre-Space-Flight – Spectreman também tem a capacidade de voar no espaço sideral com velocidades espantosas (fato este confirmado pelo tenebroso cérebro alienígena Zunon no episódio 22: ‘capaz de cruzar o espaço mais rápido do que qualquer espaçonave’). Utilizou este voo espacial nos episódios 6 (ao voltar à Terra após a luta contra os simiodes no 7º planeta da constelação de Pégasus), 22 (em perseguição à nave do Dr. Gori tomada por Zunon), 36 e 56 (pra retornar à Terra após passar por reparos na Nave Nebula).
  • Spectre-Air-Stopping – por alguns segundos Spectreman consegue parar no ar durante o combate junto com seu oponente quando ambos saltam um contra o outro para assim continuar a luta. Utilizado no episódio 36.
  • Spectre-Power-Punch - é um poderoso soco que ele dá em seu oponente fazendo ficar desorientado as vezes rodopiando em si mesmo ou manda-lo para longe durante o combate ,usado nos episódios 9,18,47 e 51.
  • Spectre-Power-Air-Punch - é um poderoso soco que ele dá em seu oponente fazendo subir para o alto e cair no chão ficando desorientado ao recebe-lo,usado somente no episódio 36.
  • Spectre-Power-Hurl - para faze-lo o nosso herói pega o monstro e levanta-o para o alto e arremessa-o para longe tanto para o chão ou para o ceú ganhando tempo para contra atacar o seu adversário ,foi usado nos episódios 4,8 ( neste episodio o golpe não funciona o monstro cai em pé e contra -ataca ),20 ( neste episodio o golpe não funciona,pois o monstro cai em pé novamente),24,29 ( e neste episódio tambem não funcionou o monstro cai já contra ataca o nosso herói ),30,38,39 e 47.
  • Spectre-Power-Twirl - é um golpe em que ele pega o seu oponente pela mão e gira o junto com ele depois o solta caindo no chão fazendo o seu adversário ficar confuso dando tempo ao nosso herói fazer um contra ataque,foi usado no episódio 46 contra o monstro Gamon.
  • Spectre-Paralyse - esse golpe paralisa o monstro atraves de uma grande concentração de energia positiva,só foi usado pelo o nosso herói uma vez junto com o menino vidente Joji atraves de força mental de ambos no episódio 60.
  • Spectre-Flying-Spin – quando está combatendo em voo, Spectreman dá voltas ao redor do monstro a fim de deixá-lo tonto e desnorteado. Utilizou nos episódios 01 (contra Hydrax) e 11 (contra Dustman).
  • Spectre-Titanic-Tread – poderosa pisoteada que serve para atacar e atordoar monstros que se movem no subsolo fazendo com que estes subam à superfície. Utilizou no episódio 16.
  • Spectre-Shuriken-Tumble – arremessa suas estrelas cortantes contra o inimigo dando uma cambalhota no ar, aniquilando-o de uma só vez. Utilizou no episódio 61.  
  • Energy Charger – Spectreman pode recarregar suas energias na sua identidade humana do agente Kenji através deste aparelho carregador escondido no quarto do seu apartamento que aparece em duas formas na série: no episódio 14 está acoplado sobre um piano que é acionado ao tocar em suas teclas e no episódio 20 está dentro de um guarda-roupas. Em ambos os casos quando Kenji recorre ao aparelho ele sobe as escadarias até o seu apartamento manquitolando com muita dificuldade devido ao desgaste energético.    
  • Spectre-Flying-Interceptor – ao ser perseguido nos céus por um monstro que voa a mesma velocidade, Spectreman pode parar no ar com seus braços e pernas abertos formando uma espécie de X a fim de interceptar o monstro ou oponente que está logo atrás no seu encalço. Utilizou no episódio 08.    
  • Spectre-Repair-Chamber - se trata de um dispositivo localizado na nave de Nebula que consiste numa espécie de leito com uma redoma de vidro por cima que serve como tampa onde os Dominantes realizam a manutenção de Spectreman quando necessário. Foi utilizada nos episódios 36 (para ser reconstruído após ter sido desintegrado pela lava do vulcão junto com o monstro Celemetério) e 56 (quando teve seus circuitos danificados por uma solução ácida produzida pelos Irmãos Assassinos).    
  • Spectre-Defense - é um golpe de defesa, o monstro o lançar um raio em direção á ele ,nosso herói cruzar os braços pra rebate-los sem usar as suas Spectre-Blades ,foi usado somente uma vez no episodio 08.
  • Spectre-Drill – ao juntar seus braços esticados com suas Spectre-Blades acionadas e girar em alta velocidade em torno de si, Spectreman produz uma poderosa broca que é capaz de perfurar qualquer superfície por mais sólida e resistente que ela seja. Utilizou-a nos episódios 06, 08, 22 (para se mover no subsolo) e 11 (para perfurar o monstro Dustman). 
  • Spectre-Shoting-Blades – nosso herói pode disparar contra o inimigo suas Spectre-Blades ao cruzar seus braços em forma de um X após concentrar toda sua energia positiva. Fez isso para aniquilar de vez o Tiranossaurus Rex no episódio 60.  
  • Spectre-Samplers – são recipientes prateados em que Spectreman armazena quaisquer tipos de amostras para serem enviadas aos Dominantes. Utilizou-os no episódio 05. 
  • Spectre-Lubricant-Injetor – se trata de uma espécie de tubo prateado semelhante a uma seringa com o qual Kenji colocou óleo lubrificante em seu braço afim de se livrar do veneno da mordida do monstro Saladim. Utilizou-o no ep. 58, após a primeira batalha entre Spectreman (Kenji) e a criatura ocorrida no final do ep. 57. 
  • Spectre-Surprise-Attack - usa sua Spectre-Drill para perfurar o subsolo afim de surpreender seu adversário num ataque surpresa saindo rapidamente de debaixo do chão. Utilizou esse ataque no ep. 22 contra o monstro Telescópus (Gilagind no original).  
  • Spectre-Underground-Attack - super ataque que nosso herói utiliza para fulminar o inimigo quando ambos combatem debaixo da terra. Utilizou-o no episódio 08 (para destruir o simióide Karr) e no 33 (contra o Dragão Tricéfalo mas desta vez sem sucesso).  
  • Spectre-Slideshow-Screen - um monitor na nave Nebula que fornece imagens em forma de slides com o qual os Dominates puderam mostrar a Spectreman o padrão de luta, poderes e golpes do assassino espacial Meteoro que havia desafiado nosso herói para um duelo mortal.  

O inimigo[editar | editar código-fonte]

Gori, ou Dr. Gori, é original do planeta Épsilon, situado na Constelação de Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do Sistema Solar. Lá, vive uma civilização de homens-macaco pacíficos e civilizados, de tecnologia muito avançada, visada para o bem comum. Gori, um genial cientista, detentor de um intelecto muito acima de qualquer ser humano, foi escolhido como o líder. Porém, ao assumir o poder, quis construir armas mortíferas para derrubar o governo central de Épsilon e conquistar planetas pelo Universo. Gori achava que a tecnologia de sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos.
O plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade dos simioides não havia pena de morte, a punição seria a alteração da mente do cientista, de forma que sua maldade fosse eliminada. Antes que isso acontecesse, um oficial do exército chamado Karas liberta Gori da prisão e ambos fogem em uma nave. Vagando pelo Espaço, a dupla chega à Terra graças a uma tempestade eletromagnética. Gori fica encantado ao ver o planeta. Analisando de perto, descobre que os seres humanos estavam destruindo seu próprio mundo com a poluição. Indignado, Gori decide conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular.
Gori e Karas iniciam suas investidas à Terra utilizando apenas sua espaçonave como base. Mais adiante, os dois alienígenas constroem uma base em solo, escondido no interior de uma montanha, nos arredores de Tóquio. Tanto da nave quanto da base, Gori tem dispositivos que o permite construir seres vivos gigantescos para utilizar como ferramentas de destruição. Como matéria-prima, utiliza lixo produzido pelos seres humanos.
Curiosidade: O Dr Gori teve dois modelos de espaçonaves na série: o primeiro utilizado entre os episódios 1 e 37 era um disco voador na cor branca que girava em torno de si quando estava em voo e o segundo utilizado entre os episódios 38 e 63 que era uma espécie de foguete na cor preta com 5 ‘braços’ acoplados em suas laterais de cor amarelo. 

Produção[editar | editar código-fonte]

A criação do herói[editar | editar código-fonte]

No início de 1970, o presidente da P-Productions, Tomio Sagísu, teve a ideia de criar um programa em que “monstros macacos alienígenas” seriam vilões e teriam o papel principal. Talvez a inspiração tenha vindo do mais recente sucesso do cinema americano na época: O Planeta dos Macacos. O argumento agradou e, em agosto, um episódio piloto de oito minutos chegou a ser gravado. Nesse teste, intitulado Choujin Elementman, o herói tinha um visual todo vermelho, bem diferente do que acabou se tornando Spectreman — a máscara, por exemplo, mostrava a boca do ator[1]. Já o famoso vilão Dr. Gori não existia nessa versão. No lugar dele, havia apenas Karas, que viria a ser, na versão definitiva, o divertido assistente de Gori.
As cenas de ação do herói eram interpretadas pelo ator Kouji Uenishi, já muito conhecido na época por encarnar o Ultraseven transformado. Uenishi acabou permanecendo na versão definitiva da série dando movimentos a Spectreman e também ao assistente Karas. Em entrevistas à imprensa, o ator revelou que ia frequentemente ao zoológico estudar a movimentação dos gorilas para dar vida ao personagem. Para a versão humana do herói, foi escolhido o ator e carateca experiente Tetsuo Narikawa.
A proposta da P-Productions foi aceita pela TV Fuji. Mas, para ir ao ar, a emissora exigiu algumas alterações, como a máscara do herói, que deveria cobrir toda a cara do ator. Ajustes feitos, no dia 2 de janeiro de 1971, a série estreava com o título Uchu Enjin Gori (Gori, o Homem-Macaco Espacial). Passados alguns episódios, porém, telespectadores reclamaram do nome da série. Foi então que, na aventura 21, ela passa a se chamar Uchu Enjin Gori Versus Spectroman. A partir do capítulo 40, viria a se chamar apenas Spectroman (Spectreman é o título internacional do programa).

Efeitos especiais[editar | editar código-fonte]

Os efeitos especiais eram muito arcaicos e tão limitados que popularmente passam a ser denominados "defeitos especiais". Segundo Tomio Sagísu, houve uma terrível falta de tempo na produção dos primeiros episódios, causados pelas mudanças de última hora pedidas pela TV Fuji. Tanto que o monstro Midron, que aparece no episódio 3, era, na verdade, um reaproveitamento da fantasia utilizada no episódio piloto. Outro monstro também seria repetido: Zeron, do capítulo 4, veio de outro projeto da produtora, Jaguarman (1967).
Com o orçamento muito restrito, a P-Productions teve que improvisar para colocar em prática as histórias criadas pelos roteiristas. As cidades cenográficas eram feitas de isopor e materiais afins. Em uma luta entre Spectreman e algum monstro no meio da cidade de Tóquio, quase sempre ambos acabavam atingindo um prédio, que era destruído – ou quebrado, pois era perceptível a presença das lâminas de isopor branco pintados de cinza.
Outra dificuldade era produzir as explosões. Feitas artesanalmente, era possível perceber que não passavam de um punhado de álcool pegando fogo, como numa churrasqueira.
Produzir os raios de Spectreman, dos monstros e das armas também era problema. Os feixes de luz emanados eram feitos com a técnica de raspagem do negativo do filme para criar um desenho semelhante a um raio, quadro por quadro. Às vezes, o recurso era abandonado e ouvia-se apenas o som do disparo dos lasers das armas.

Curiosidades e destaques do enredo[editar | editar código-fonte]

A série trazia uma interessante ambiguidade. Apesar de suas ideias imperialistas, o Dr. Gori justificava seus planos de invadir e dominar a Terra com um argumento muito racional e atual: os seres humanos estão destruindo o planeta com a poluição e, por isso, não merecem viver nele. Gori queria extinguir a população da Terra para recriar as belezas naturais e, claro, ser o mandachuva do local. Pensando por esse viés, ao defender a Terra dos ataques do inimigo — que criava monstros ecologicamente corretos, pois usava como matéria-prima o lixo reciclado —, Spectreman estaria, mesmo sem querer, defendendo as grandes corporações poluidoras e causadoras do aquecimento global. Na verdade, o herói tinha consciência da triste consequência de suas intervenções. Várias vezes ele deixava claro que o ser humano só tinha chance de sobreviver se cuidasse melhor do planeta. Mesmo assim, por vontade própria e também por ordem dos Dominantes, Spectreman defendia os terráqueos.
No episódio "O vampiro do espaço", considerado por muitos como o melhor da série, cujo clima sombrio lembrava muito alguns de Ultraseven, Spectreman enfrenta Vordalac ( Kyudora, nome original ), uma criatura hematófaga que se alimenta de sangue contaminado. Spectreman recebe ajuda de um outro alienígena, um raluxiano vindo da constelação de Ralux ( Paru, nome original) ,que dedicou sua vida a capturar e destruir Vordalac, mas acabou morrendo na Terra devido a sua debilidade respiratória provocada pela poluição de nossa atmosfera e também por ter sido gravemente ferido por Vordalac. Mas foi graças a ajuda desse raluxiano que Spectreman consegue derrotar a terrível criatura. Curiosidade: foi o único episódio da série em que o Dr. Gori não apareceu em momento algum.
Os episódios 5 e 6 — O exílio de Spectreman — foram escritos por Kazuo Koike, conhecido no Brasil pelo seu trabalho com o famoso mangá Lobo Solitário[1]. Na história criada por ele, o herói desafia as ordens dos Dominantes e se recusa a matar uma família que havia sido abduzida (raptada) pelo Dr. Gori e estava contaminada por poluentes mortais, com risco de infectar toda a população. Como punição pela desobediência, Spectreman é desligado e exilado em outro planeta.

Tetsuo Narikawa é Kenji[editar | editar código-fonte]

O ator Tetsuo Narikawa (Kenji) era um carateca experiente, mas esse fato não foi explorado pelos produtores da série.[5] Após abandonar a carreira de ator, Narikawa deu aulas de karatê no Japão até seu falecimento, em 1º de janeiro de 2010. Ele morreu aos 65 anos, vítima de câncer nos pulmões. Foi, inclusive, fundador e presidente da liga nacional japonesa de karatê.

Versão internacional[editar | editar código-fonte]

A versão de Spectreman exibida no Brasil é a norte-americana. Essa adaptação para os estadunidenses acabou sendo comercializada em todo o mundo. Além da dublagem para a língua inglesa, a série recebeu nova abertura e encerramento e teve alterações na edição dos episódios.  

60 ou 63 Episódios exibidos no Brasil[editar | editar código-fonte]

Os episódios perdidos do Spectreman foram exibidos no Brasil,o episódio (25 e 26) intitulado "Uma Arma para Spectreman" ele foi exibido na TV Record de 1981 á 1982 e tambem foi exibido pela TVS entre 1983 e 1986 em sua ultima exibição em 1988 á 1990 ele não foi exibido e o episodio ( 27 ) intitulado " A Arena dos Monstros " foi só exibido na TV Record em 1981 e 1982 quando serie mudou para a TVS em 1983 este episodio não exibido .

Episódios escritos não filmados[editar | editar código-fonte]

Esses episódios foram escritos mais nunca foram filmados eram para ser os episódios 3 e 4 o outro era para ser os episódios 25 e 26.
O Episodio 3 e 4 " Plano Destruição do Complexo " Japão " Konbinato Keikaru Hakai " Neste episodio o Dr.Gori manda Karas espalhar uns fosseis um sitio arqueológico perto de um refinaria,um cientista o descobre e monta o e ele pede ajuda á Divisão de Pesquisa da Poluição o Chefe Kurata, Minnie e Kenji vão para lá e chegando ali, Kenji fica desconfiado com aparência do tal dinossauro encontrado pelo o cientista e era para estar desconfiado esse estranho dinossauro é uma criatura o planeta do Dr.Gori seu nome é Gareron, o cientista que o descobre começa limpar os ossos de Gareron com óleo e ao poucos o monstro começa a ganhar brilho o cientista fica maravilhado ao ponto de banhar com mais petróleo o monstro que começa a ganhar nervos,músculos e vida ao ponto ficar gigante e começar a destruir todo o complexo petrolífero ,esse era o plano de Dr. Gori destruindo este poderoso campo que refina combustível o Japão ficará sem combustíveis para seus carros, motos, caminhões e aviões pois a sede de Gareron por combustível e mesma que um automóvel por gasolina,Os Dominantes alertam Spectreman sobre esse novo perigo e de imediato ele se transforma e destrói essa criatura horrenda.
O Episódio 25 e 26 " " Não Atire na Borboleta " Japão " Sono cho o Otona " Neste episódio Kenji foi investigar um estranha neve negra que esta caindo em uma região montanhosa do Japão e chegando lá vê a estranha neve negra e também uma lente gigantesca com um olho de inseto e de repente um monstro aparece uma borboleta com um olho e ele solicita transformação ao Dominantes é o que acontece Spectreman destrói o monstro quando se transforma numa garota e aparece na frente dele e fala " Por que você matou a minha mãe " ela explica ao nosso herói que veio de outra galáxia, para encontrar á paz pois o planeta dela começou a morrer e então vieram para á Terra ,mas a mãe dela começou agir estranhamente ela diz para Kenji o porquê desse comportamento é que a mãe dela foi contaminada por agrotóxicos. Kenji se culpa por ter matado a mãe desta garota. O Dr.Gori fica interessado na borboleta que lutou contra o nosso herói e secretamente cria um monstro idêntico ao outro.O monstro aparece Os Dominantes ordenam que Kenji se transforme imediatamente e destrua essa criatura ele o faz e luta contra o monstro a garota aparece novamente implora para Spectreman não mata-lá e ele não á ouve pois Os Dominantes o alertam que essa criatura não é a mãe da garota e sim uma copia dela criada pelo o Dr. Gori então ele destrói ela. Kenji encontra o garota e explica tudo ,então ela fala para ele que vai partir e de repente ela vira uma borboleta e outras aparecem e todas começam a voar para o espaço sideral e Kenji pensa "Com elas são poderosos os irmãos e irmãs da garota ,o " mal " da raça humana é que poluem e espalham produtos químicos agrícolas sem se importar com as outras formas de vida que habitam esse planeta.
Esse episódios foram escritos na revista :P.Productions Chronicles 1 - Spectreman - Sony Magazines Inc. - 1999 ,pag. 132 e 158.

Trilha de sucesso[editar | editar código-fonte]

A trilha musical da abertura norte-americana tornou-se famosa em todo o mundo. Bandas e músicos amadores ainda hoje reproduzem em seus shows as batidas rápidas do violão, do baixo e da bateria nervosa. A trilha, na verdade, é uma versão da música The First Day Of Forever, do grupo estadunidense The Mystic Moods Orchestra, famosa entre os anos 70 e 80. A nova letra foi escrita por Jerry Winn, Bob Todd e Gregory Sill.

Spectreman nos quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Em 1983, a extinta Bloch Editores lançou em quadrinhos a versão não-autorizada da série, intitulada Spectreman. A HQ apresentava mudanças em relação ao seriado filmado. As principais eram a cor do personagem (azul) e a grafia do nome humano do herói (Kenzo). A revista teve 30 edições em formatinho (13,5 x 19 cm). A revista deixou de ser publicada em 1986 com o fim da exibição da serie na TV, que só voltaria ao ar novamente em 1988,mas á Bloch Editores não voltaria atrás na sua decisão do cancelamento da revista em si.<[6]. Na versão em quadrinhos a Bloch Editores contratou Carlos Araújo - escritor, músico e publicitário, hoje diretor de produção e conteúdo no Canal 36, tv a cabo em Volta Redonda (RJ) -, responsável pelos argumentos e roteiros e o estúdio do desenhista brasileiro Eduardo Vetillo. O desenhista Edmundo Rodrigues, criador de "Jerônimo, o Herói do Sertão",personagem principal de uma radionovela popular, depois adaptada como telenovela, era o diretor da área infanto juvenil da Bloch Editores.
Spectreman ganhou também uma versão mangá com nove volumes tankobon[1], produzida por Daiji Kazumine (criador do National Kid)[7] e o próprio Souji Ushio.[8]

Spectreman em video[editar | editar código-fonte]

Recentemente Spectreman foi lançado no mercado de DVD no Brasil pela distribuidora Cultvídeo em DVD-BOX em dois volumes cada volume contendo 4 discos, com som original em japonês e legendas em português e dublados com a dublagem original,menos os 3 episódios perdidos (25,26,27) que estão com som original e legendados. No Japão Spectreman já tinha saído em dois DVD-BOX um em uma caixa com os 16 discos e outro com o formato de sua mascara tambem com 16 discos com vários extras em ambos e recentemente saiu em Blu-ray pela King Records em 10 discos com vários extras,como entrevistas e dois tele filmes inéditos no Brasil.

Elenco e dublagem[editar | editar código-fonte]

Muitos dos dubladores da versão brasileira viriam a dublar o seriado Chaves[4], algum tempo depois. Confira, a seguir, a relação dos personagens e seus respectivos atores e dubladores.
Personagem OriginalPersonagemAtorDublador
Joji GamouKenjiTetsuo NarikawaLuís Nunes
Boss KurataChefe KurataTohru OhiraEleu Salvador
Toshio AritoOtaKoji OzakiMário Vilela
Shinkichi KagaKatoTakamitsu WatanabeJoão Paulo Ramalho
Koji OtaWadaKazuo AraiMarcelo Gastaldi
Rie EndohMinnieMachiko KonishiLeda Figueiró
Mineko TachibanaChiekoSakurako ShinSandra Mara Azevedo
Midori SawaYumiRumi GotohRita Cléos
Hiromi YanagidaKimieTaeko SakuraiLeda Figueiró
Hakase GoriDr.GoriTakanobu TohyaCarlos Seidl
Enjin RahKarasKoji UenishiOsmiro Campos
SpectromanSpectremanKoji UenishiLuís Nunes
NebulaDominantesKoji KobayashiJoão Ângelo
NaretaNarradorKoji KobayashiCarlos Seidl
Spectreman foi dublado nos estúdios da TVS e a empresa que foi responsável pela a dublagem foi a extinta Com-Arte- São Paulo.

Staff[editar | editar código-fonte]

Logo abaixo, confira os nomes dos profissionais que trabalharam nos bastidores de Spectreman:

Equipe Japão[editar | editar código-fonte]

FunçãoProfissional
CriaçãoTomio Sagisu
ProduçãoTomio Sagisu
DireçãoHiguchi Higuchi, Kanji Otsuka, Keinosuke Tsuchiya, Kôichi Ishiguro, Takeo Sakai, Yasuharu Hasebe
RoteiroSusumu Taka-Ku, Haruya Yamazaki e Masaki Tsuji
Efeitos especiaisTomio Sagisu, Tetsu Matoba, Takeo Sakai, Nobuo Yajima e Koichi Ishiguro
EdiçãoOnishi, Satoru Kazono
MúsicaMiyauchi Kunio e Naohiko Terashima
Direção de fotografiaIsamu Kakita, Shoji Horikawa, Yoshinobu Takahashi
IluminaçãoM. Kondo
FigurinoYuichi Ishikawa

Equipe Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

FunçãoProfissional
Produtor associadoMel Welles
Produção associadaFuji Telecasting Co. Ltd.
ProduçãoRichard L. Rosenfeld
DireçãoMel Welles
Assistente de direçãoMorley L. Rosenfeld, John Thompson, Charles Howerton
EdiçãoAlan Geik/Stanley J. Sheff
Assistentes de ediçãoElaine Kolb, Susan Marcinkus, Karen Wilson
Pós-produçãoStanley J. Sheff
Adaptações de telaMel Welles, Ruth Carter, Charles Howerton
Desenho de aberturaHoward A. Anderson Co.
Supervisão musicalColgems - EMI Music
Trilha de abertura (letra)Jerry Winn, Bob Todd, Gregory Sill
SomQuality Sound, Inc.
MerchandisingSelwyn Rausch

Episódios[editar | editar código-fonte]

Característica rara até mesmo para as séries mais recentes, as histórias de Spectreman quase sempre eram divididas em dois episódios, chamados, no Brasil, de "Primeira Parte" e "Epílogo". No final da primeira parte, o narrador chamava a atenção do telespectador para que ele não deixasse de conferir o desfecho da história, que viria a acontecer no capítulo seguinte.
Os episódios em portugues podem ser encontrados no site da apple em https://itunes.apple.com/app/spectreman/id982805841.

Referências

  1. Ir para: a b c d «Paladino de Tóquio». Editora Europa. Mundo dos Super-Heróis (21). 2010 
  2. Ir para cima Arnaldo Massato Oka e Marcelo Del Greco (2002). «O Homem-Espelho?!». Editora JBC. Henshin! (37): 44 e 45. ISSN 1518-3785 
  3. Ir para cima Anselmo Luiz (13 de janeiro de 1981). «Ilustrada/Programação da TV /Destaques da TV». São Paulo: Folha da Manhã. Folha de S.Paulo (18.913): 34 e 36. ISSN 1517-3984 
  4. Ir para: a b Lily Carroll (2010). «Planeta: Terra, Cidade: Tóquio». São Paulo: Editora Escala. Anime>Do (108). ISSN 1516-9960 
  5. Ir para cima «Entrevista: Tetsuo Narikawa». Editora JBC. Henshin!. 2001 
  6. Ir para cima Fransério Rodrigues. Mundo dos Super-Heróis #12. [S.l.]: Editora Europa, 2008. 79 p.
  7. Ir para cima Jonathan Clements,Motoko Tamamuro. The Dorama Encyclopedia: A Guide to Japanese TV Drama Since 1953. [S.l.]: Stone Bridge Press, Inc., 2003. 285 p. 9781880656815
  8. Ir para cima «Uchuu Enjin Gori Tai Spectreman». Baka-Updates - Manga 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Nenhum comentário:

Postar um comentário